Até o ano passado a Pont des Arts era conhecida como a “ponte dos cadeados”. Suas laterais estavam apinhadas desses objetos que, segundo a tradição recente, simbolizam o amor eterno dos casais que os prendem na ponte.

Amores aprisionados

Pont des Arts e os cadeados

Por motivos de segurança (tanto da ponte quanto dos barcos que passam por baixo dela) os cadeados foram retirados e ela voltou a ser (quase) igual ao que era.

Fomos até lá essa semana para saber dos turistas (e dos parisienses) o que eles acharam da mudança. Eles ficaram decepcionados? Achavam a ponte mais bonita antes? E agora?

Mas a questão dos cadeados é um jogo de gato e rato entre autoridades e turistas. A Pont des Arts foi limpa (em breve poucos se lembrarão que já houve cadeados nela) mas o movimento migrou para a ponte seguinte, a Pont Neuf. A grade ao redor da estátua equestre de Henri IV, na altura da Île de la Cité, já está tomada pelos cadeados do amor.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.