Você conhece a Estátua da Liberdade de Paris? E você sabia que existem 5 réplicas dessa estátua na cidade?

A Estátua da Liberdade original foi um presente da França ao povo estadunidense para comemorar o centenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Seu criador foi o escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi que, além de artista, foi também um grande marketeiro. Diante da impossibilidade de arrecadar os fundos necessários para a execução de sua ideia, ele criou uma campanha publicitária inovadora para a época. O artista propos a venda de cartões postais, de selos e artigos variados utilizando as fotos da obra; visitas pagas ao atelier onde ela era executada e, até mesmo, uma turnê mundial de pedaços da escultura que podiam ser visitadas por dentro.

A estátua atravessou o Atlântico desmontada em 300 caixotes numerados e o navio chegou em Nova York no dia 19 de junho de 1885. Quatro meses foram necessários para a montagem da estátua. No dia 28 de outubro de 1886, 11 anos após o aparecimento das primeiras fotos públicas da Liberdade, os americanos inauguraram a escultura com pompa.

A Estátua da Liberdade de Paris

Em 1889 foi a vez dos norte-americanos devolverem a gentileza. Para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa, a comunidade estadunidense em Paris ofereceu à cidade uma réplica em bronze, de 22 metros de altura, da famosa estátua.

Ela foi instalada na Île aux Cygnes (Ilha dos Cisnes), uma ilha artificial construída no rio Sena entre o 15° e o 16° arrondissements de Paris. Inicialmente a estátua estava voltada para leste mas, em 1937, sua orientação foi modificada e hoje ela olha em direção à Nova York.

Um fato curioso é que, apesar do objetivo do presente ter sido a comemoração do centenário da Revolução Francesa, a estátua não foi inaugurada no dia 14 de julho de 1889 e sim no 4 de julho, dia da Independência Americana.

Estátua da Liberdade de Paris

Estátua da Liberdade de Paris na Île aux Cygnes (foto: Jean-François Gornet no Flickr)

E onde estão as outras 4 réplicas da Estátua da Liberdade em Paris?


Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


Estátua da Liberdade de Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.