Esse artigo faz parte da série “Paris Sem Gastar Muito”. Clique aqui para ler todos os posts.

Os ônibus de Paris são excelentes. Estou me referindo aos ônibus normais do transporte público, e não aos ônibus de turismo. Eles são confortáveis, limpos, a rede é extensa e cobre toda a cidade. Quando cheguei aqui, andava só de metro por ser uma opção mais rápida. Um dia descobri o prazer de andar de ônibus e acabei com os meus circuitos debaixo da terra, com os infindáveis corredores gelados e mal cheirosos do metrô.

Ao contrário dos famosos citytours dedicados aos turistas, usar os ônibus comuns é uma maneira barata e autêntica de conhecer a cidade. Você estará mergulhado no dia-a-dia dos parisienses, e não fechado dentro de um espaço reservado aos turistas, com guias falando em diversos idiomas.

Às vezes pego um ônibus só para passear. Faço um circuito turístico maravilhoso e pago o preço de uma passagem, 1.90 euros, com validade durante 1h30. E, para evitar ficar parado no trânsito, procure não pegar os ônibus nas horas de pico, das 8h30 até 10h e das 17h até 19h.

Além da linha 42, que mostramos no vídeo acima, há outras linhas que oferecem trajetos lindos:

  • A minha linha favorita é 63.
Ônibus 63

Circuito da linha de ônibus 63

O ônibus 63 passa por alguns dos bairros mais bonitos da cidade:  16˚,  8˚, 6˚ e  5˚ arrondissements. Ao sair da Porte de la Muette, ele pega duas lindas avenidas residenciais, a Henri Martin e a George Mandel. Nestas duas avenidas você não encontra nenhum comércio, apenas prédios com a bela arquitetura dos séculos passados. Em seguida, passa pelo Trocadéro, de onde vemos a Torre Eiffel. Desce a avenue du Président Wilson passando na porta do Musée du Palais de Tokyo e chega na Praça Alma Marceau, onde a princesa Diana morreu no acidente de carro. O ônibus atravessa o Sena, passa em frente à linda cúpula dos Invalides, passa diante da  Assembléia Nacional e entra no famoso Boulevard Saint Germain. Passamos diante da Brasserie Lipp, dos lendários cafés Flore e Deux Magots e da escultura de Danton no Odéon. Ele atravessa o boulevard Saint Michel para outra vez cruzar o Sena e chegar no seu ponto final que é a estação ferroviária Gare de Lyon. Uma estação linda com o seu famoso restaurante Le Train Bleu.

  • Já a linha 72 circula exclusivamente pelas margens do Sena.
Ônibus 72

Ônibus 72

Você vai percorrer toda a margem direita do rio, passando pelo Hotel de Ville, a prefeitura de Paris, pelo Louvre, pelo Jardin des Tuileries, pela linda Place de la Concorde e pela ponte Alexandre III, pelo Grand Palais, pela praça Alma Marceau, pelo Trocadéro de onde vemos a Torre Eiffel e enfim, pela famosa ponte Bir-Hakeim de onde se vê a estátua da Liberdade parisiense. Desça na estação Radio France Pont de Grenelle. Para voltar, pegue o ônibus número 70 e volte para o centro de Paris através de um outro itinerário que passará por dentro do 15˚ distrito em seguida por Saint Germain.

  • A linha 68 faz um trajeto Norte-Sul, de Pigale a Denfert Rochereau.
Ônibus 68

Ônibus 68

O ônibus atravessa o 9ème passando pela Galeries Lafayette, pela Opéra Garnier, pelo Louvre e sua pirâmide, atravessa o Sena vira em direção ao Museu d’Orsay, entre em Saint Germain e sobe o belo boulevard Raspail até Denfert-Rochereau, atravessando o 14˚ distrito. Chegando lá você volta pela linha 38 que passa ao lado do Jardim de Luxembourg, atravessa o Sena e passa pela Notre Dame, pelo Hotel de Ville e segue até a estação ferroviária Gare du Nord. Chegue até lá para conhecê-la. Atravessará assim uma Paris mais popular, agitada e cosmopolita. Na Gare du Nord, de onde saem os trens para Londres, você tem 5 linhas de ônibus à sua escolha.

Para consultar os mapas das linhas do ônibus, visite o site da RATP. Você também poderá consultar os mapas nas paradas dos ônibus e dentro dos metrôs.

Mas se você prefere o conforto dos city tours tradicionais, temos 3 recomendações:

E, se você procura city tours fora do tradicional, clique aqui e leia nosso artigo sobre eles.

E acesse o canal do Conexão Paris no You Tube para ver outros vídeos com dicas de Paris.


city toursNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.