Veja as diferenças e similitudes entre a Praça do Hotel de Ville hoje e a mesma na Idade Média. Algumas características subsistem. Outras não.

Esta é a praça do Hotel de Ville, a prefeitura de Paris. Desde 1982 ela é reservada aos pedestres e é um espaço para eventos, festas, encontros. Ela se transforma em terreno de volley no verão, em pista para patins no gelo no inverno. Topamos aí com as manifestações para a doação de sangue, com os telões para a Copa do Mundo ou para o Roland Garros, com concertos gratuitos, com barracas de informações sobre a vida estudantil, etc.

Paris hoje

Praça Hotel de Ville 2011. Foto: By Mbzt

Se fizermos uma viagem no tempo e aterrisarmos na idade média vamos descobrir diferenças e similitudes.

A mesma praça na Idade Média

A mesma praça na Idade Média

A praça do Hotel de Ville medieval se chamava Place de Grève e grève nesta época nomeava uma areia misturada com cascalho que cobria toda a esplanada. A grève facilitava o transporte das charretes com mercadorias entre a praça e o cais do Sena. Porque a praça, nesta época, estava ao lado do principal porto de Paris e aí acostavam os barcos que abasteciam a cidade em lenha, farinha de trigo, carvão e vinho. Nesta época o Hotel de Ville era bem menor (no centro na foto).

Gravura antiga com imensa fogueira de São João

Gravura antiga com imensa fogueira de São João

A Praça de Grève era também um local popular, movimentado onde aconteciam eventos e festas. Aí era festejada a noite de São João com enorme fogueira acesa pelo rei em pessoa e era aí que aconteciam os suplícios e as execuções na forca ou na fogueira.

Praça de Grève e seus enforcados

Praça de Grève e seus enforcados

Aliás a primeira execução foi em 1310, quando uma herética chamada Marguerite Perrete foi queimada viva. E em 1971 o bandido Cartouche foi supliciado. A primeira execução por guilhotina aconteceu aí também, em 1792, durante a Revolução Francesa.

Place de l'Hotel de Ville 2012

Place de l’Hotel de Ville 2012

Tanto no século 21 como no passado, esta praça sempre foi o coração de Paris. Hoje, o Hotel de Ville é mais imponente, mais grandioso que na época da realeza. O Sena, coitado, perdeu sua função primordial e os portos desapareceram. As fogueiras, forcas e guilhotinas foram substituídos por fontes, telões, obras de arte e patinadores felizes.

E saibam que a origem da palavra greve se encontra na Idade Média. “Fazer greve”, naquela época, era o seguinte: a Place de Grève era ponto de encontro dos desempregados que aí passavam o dia na espera de propostas de trabalho. O “fazer greve” evoluiu para o sentido que conhecemos hoje, ou seja, interromper o trabalho para obter um aumento salarial.

Veja mais fotos de Paris na Idade Média clicando aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris