Talvez por ser menina, eu não tenho grande (nenhum) interesse por guerras, batalhas, armas e similares. Por esse motivo, nunca tinha me animado a visitar o Musée de l’Armée (Museu das Forças Armadas), mais conhecido como Museu des Invalides.
Quando meu filho Mateus esteve comigo em Paris, resolvi deixar meu preconceito de lado e levar o menino para conhecer as histórias das guerras francesas (e do mundo). Passamos uma tarde inteira no museu (até fechar!) e saímos os dois contrariados porque não conseguimos ver tudo. Resumo: o museu é maravilhoso, imperdível mesmo para aqueles que como eu acham que um quadro de Picasso ou as esculturas de Rodin são muito mais interessantes do que armaduras e canhões.
Começamos a visita pelos impressionantes salões das armaduras. Imagine centenas e centenas de armaduras, das diferentes épocas, de diferentes guerras, de diversos países, de reis, de soldados e de cavalos…
Em seguida, passamos pelas armas para delírio do Mateus: espadas, punhais, espingardas, canhões, revolveres etc. O que mais me impressionou foi a riqueza da decoração das armas antigas. Enquanto hoje as armas são apenas o que são (armas para matar), antigamente eram objetos pessoais ornamentados com tanto cuidado que mais pareciam amuletos da sorte.
Seguimos para as alas da primeira e da segunda guerra mundial, que é um banho de história para a meninada.
Em seguida, visitamos as guerras de Louis XIV a Napoleão III. Os uniformes são incríveis, mais uma vez fiquei de boca aberta com a beleza e a riqueza dos detalhes das roupas e ornamentos.
O mais divertido foi encontrar o cavalo branco de Napoleão empalhado.
E ainda tem o famoso do túmulo do Napoleão, que fica embaixo de um lindo domo pintado.
Informações práticas
Musée de l’Armé (Hotel National des Invalides)
Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô La Tour Maubourg, linha 8.
Funcionamento: aberto todos os dias. De 01 de abril a 31 de outubro: de 10h às 18h. De 01 de novembro a 31 de março: das 10h às 17h.
Ingresso: 12€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
95 Comentários
Rubia Gouveia
Fui ao Invalides em 2012 e, ao sair do museu, estavam no pátio homens do exército, marinha e aeronáutica, fazendo uma linda apresentação, e finalizaram com o hino da França, La Marsellaise. Foi de arrepiar! E foi pura sorte estar lá naquele momento. Agora voltarei lá e pesquisei muito sobre dias e horários dessas apresentações, mas não achei nada… Alguém poderia me ajudar, ou sabe onde encontro essa informação?
Rodrigo Lavalle
Rubia, não achamos nenhuma referência a essa apresentação. Deve ter sido em comemoração a algum feriado francês. Foi em qual mês?
Thiago Julião Paiva
Procede a informação de que ele fica aberto, às terças-feiras, até as 21h? Eu vi a informação no sítio, agora, fiquei em dúvida se se refere à alguma parte do museu em específico ou se seria ele em sua integralidade.
Rodrigo Lavalle
Thiago, segundo o site oficial do museu, somente a Igreja do Dôme (a tumba de Napoleão), o departamento moderno (há também um departamento antigo) e a exposição temporária ficam abertos às terças-feiras (de abril a setembro) até às 21:00.
Bonand
Olá pessoal, eu só queria confirmar, posso comprar o ingresso na hora?
Rodrigo Lavalle
Bonand, pode sim.
PAULA
Obrigada pela dica. Já entrei no site da FNAC e fiz a compra. pagando mais 0,50 euros consegui imprimir em casa. Abraços . Paula
Rodrigo Lavalle
Paula, que bom!
PAULA
OLÁ, LI EM UM COMENTÁRIO ANTERIOR QUE POSSO COMPRAR O INGRESSO COM ANTECEDÊNCIA PARA ESSE MUSEU E NÃO A NECESSIDADE DE MARCAR O DIA. QUAL SERIA O SITE? OUTRA DÚVIDA, NÃO HÁ GRATUIDADE PARA MENORES DE 18 ANOS?
MUITO OBRIGADO!
Rodrigo Lavalle
Paula, compre no site da loja FNAC mas você terá que ir até uma loja física em Paris para retirar o ingresso. Menores de 18 anos não pagam ingresso.
Érico
O Musée de L’Armée pode não ser gratuito no 1º domingo, mas é gratuito no dia 14 de julho.
DESCONFIO que possa ser também no dia 8 de maio…
Atenção para a entrada, que é “por trás” (Avenue de Tourville). O metro Invalides fica bem longe, use o La Tour-Mauburg ou Varennes.
Carla Nogueira
Bom dia Rodrigo! Esse museu também tem gratuidade no 1º domingo?
obrigada
Rodrigo Lavalle
Carla, não.
Abraços.
Jurema
Visitei Les Invalides com o meu marido em outubro passado. Gostei muito. Conhecer as guerras que a França participou é conhecer um pouco da historia do mundo. Vale a pena visitar tb a Igreja Des Invalides.
Ana Medeiros
É lindo o museu desde a sua arquitetura até o seu acervo que é uma grande viagem pela história, tanto eu quanto meu marido amamos passar uma tarde percorrendo as galerias, só não temos como escolher o que mais gostamos é tudo incrível… Dava pra passar mais uma tarde lá. Estivemos recentemente 13/03 e recomendamos!
Manoela
Também achei que seria perda de tempo visitar todo ele, mas é maravilhoso. Um dos meus favoritos!
Edgar
Les Invalides é parada obrigatória. Adoro o museu, o domo e a história de tudo aquilo. Um dos principais marcos arquitetônicos numa cidade que já é por si só um ícone, Les Invalides é um show. Visitar o Museu da Armada, mesmo entre adultos, é um alumbramento. Pena que seja proibido – em tese – tirar fotografias. E encontrar o cavalo de Napoleão empalhado é muito divertido. Tanto quanto ver seus objetos e o uniforme que ele usava durante algumas de suas mais célebras batalhas, inclusive Waterloo.
Carla Faustino
Boa tarde, esclareçam a minha dúvida: Estou a pensar comprar o Paris pass Museum para mim e para o meu marido mas não compensa para as crianças. Pode ser assim ou vai complicar na hora das entradas, filas diferentes, etc….?
Rodrigo Lavalle
Carla, os menores de 18 anos não precisam de ingresso para as atrações contempladas no Museum Pass. Elas entram juntos com vocês.
Abraços.
Camila Gil
Mesmo sendo menina, esse é um museu que eu queria conhecer. E quando fui, não me decepcionei, é muito bom. Eu amei!
Rafaela
Olá, gostaria de saber se a entrada para o Museu de L’armé está inclusa no Museu Pass Paris.
Rodrigo Lavalle
Rafaela, está sim.
Abraços.
Luiz Cezar Bittencourt
Museus em Paris são espetaculares a começar pelo Louvre, é claro. Mas dos Invalides é sensacional. É temático. Não deixem escapar a visita à igreja a qual é extensão da entrada onde está o túmulo de Napo e outros generais. Lá verão as diversas bandeirinhas dos diversos batalhões que foram para a frente de combate e ao fundo canto gregoriano. Façam isto por último como fiz, aí dá para fazer uma reflexão legal. Tenho 57 anos, desabei de emoção. Qtas almas foram choradas naquela igreja!!!!!
Bia Botelho
Mais uma vez obrigada pela atenção Rodrigo! Vc é um amor!! Abç.
Bia Botelho
Olá, gostaria de saber se é necessário comprar os ingressos para este museu com antecedência para evitar filas intermináveis ou dá para comprar na hora? E caso seja necessário comprar com antecedência é possível comprar na Fnac? Ou só no site do museu? O ingresso vale para qualquer dia ou tenho que comprar para um dia determinado? Desde já agradeço a ajuda! Bia
Rodrigo Lavalle
Bia, fui a esse museu semana passada e foi tranquilo comprar na hora. É possível comprar no site/loja da FNAC. O ingresso não tem dia determinado.
Abraços.
Alessandra
Muito legal! Tbm fui com meus filhos pequenos e eles adoraram!
Jeyvidson
Museu maravilhoso, como gosto da história da segunda guerra, tive diversas sensações, inclusive a tristeza de ver as roupas especialmente desgastadas quebforam utilizadas nos campos de concentração. Infelizmente não vi tudo, mas assim como João e Maria, essas são as migalhas que me levarão de volta à Paris.
Luciana
O museu Invalides esta incluso na gratuidade no primeiro domingo? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Luciana, infelizmente não. Veja nesse link os dias e horários gratuitos dos museus em Paris: http://www.parisinfo.com/decouvrir-paris/guides-thematiques/paris-gratuit/la-culture-pour-0-euro/les-musees-et-monuments-gratuits-a-paris#Ancre%202.
Abraços.