O Quartier Latin é um dos bairros mais conhecidos dos turistas. E um dos mais apreciados pelos parisienses. Por isso fizemos este vídeo onde mostramos suas principais atrações.

Completamos as informações sobre o 5ème distrito da cidade com as dicas abaixo. Anotem tudo: os principais monumentos e museus, seus jardins, cafés e restaurantes.

Sorbonne. Alessandro Prada no Flickr

Sorbonne. Alessandro Prada no Flickr

  • A Sorbonne deve seu nome ao teólogo Robert de Sorbon, fundador no século 13 do colégio de Sorbonne, inicialmente dedicado ao ensino da teologia. Hoje, a Sorbonne é a sede do reitorado da Academia e da Chancelaria das Universidades de Paris. A Sorbonne oferece aos turistas excelente curso de língua francesa e outros centrados sobre os principais aspectos da cultura francesa.
Faune Dansant no Luxembourg. brownpau no Flickr

Faune Dansant no Luxembourg. brownpau no Flickr

  • O Jardin do Luxembourg, assim como o Tuileries, são os dois principais jardins de Paris. O Luxembourg é a união entre o Quartier Latin e Saint Germain. Grande espaço verde onde residentes e turistas desfrutam da sua beleza e das suas atividades esportivas e culturais.
Pendule de Foucault no Panthéon. Wally Gobetz no Flickr

Pendule de Foucault no Panthéon. Wally Gobetz no Flickr

  • O Panthéon é um dos principais monumentos de Paris. Seu interior é belíssimo e deve ser conhecido. Lá encontrará o Pêndulo de Foucault, prova material do movimento da terra. Foi Napoleão Bonaparte que deu a autorização ao físico Léon Foucault para aí instalar seu fio de aço de 67 m de altura e, na ponta, uma esfera coberta por ouro. Você pode comprar o ticket para visitar o Panthéion clicando aqui.
Igreja Sainte Étiènne du Mont e os degraus do filme de Wood Allen. Rodney no Flickr

Igreja Sainte Étiènne du Mont e os degraus do filme de Wood Allen. Rodney no Flickr

  • A Igreja Sainte Etiènne du Mont passou a ser conhecida graças aos seus degraus externos onde Gil, personagem do famoso filme Meia Noite em Paris, pegava carona para o século passado. Além desta atração externa, o interior da igreja é muito bonito e certos aspectos da sua decoração são famosos.
Institut du Monde Arabe. B10m no Flickr

Institut du Monde Arabe. B10m no Flickr

  • O Institut du Monde Arabe é um espaço cultural dedicado à cultura árabe e seu prédio, de Jean Nouvel, tentou uma síntese entre a cultura ocidental e a cultura árabe. Ele organiza exposições interessantes e, do seu topo, temos uma vista belíssima de Paris. A subida até o último andar é em acesso livre disponível das terças até domingo das 10h as 18h.
Café da livraria Shakespeare and Co.

Café da livraria Shakespeare and Co.

  • Livraria e Café Shakespeare and Co. Delicioso endereço que merece ser conhecido com calma. A livraria é interessantíssima e te conduzirá ao início do século passado. Se tiver sorte, encontrará uma mesa disponível no café da livraria de onde temos uma vista direta para a Notre Dame.
  • Os restaurantes do Quartier Latin. Você encontra três restaurantes excelentes no bairro:
  • O Paradis Latin é o cabaré mais histórico de Paris e ele se encontra no Quartier Latin. Seu imóvel é uma estrutura Eiffel e seu espetáculo é caloroso e tradicional. Para reservar seu espetáculo no Paradis Latin clique aqui.
  • Indicamos ainda o passeio guiado pelo Quartier Latin e por Saint-Germain com a guia conferencista Zildinha Figueiredo. Para ter mais informações, cliqui aqui nossa nova plataforma de reservas online: Minha Viagem a Paris
  • Para completar estas informações te aconselhamos a leitura do livro E todos foram para Paris de Sérgio Augusto. Várias cenas descritas se passam no Quartier Latin. Você pode adquirí-lo na nossa lojinha. Clique aqui.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris.

P.S.: no vídeo a Igreja Sainte Etiènne du Mont foi chama de Igreja Sainte-Geneviève. Na verdade a Sainte Etiènne du Mont surgiu no mesmo terreno da Abadia de Sainte Geneviève que foi destruída por volta de 1.800.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.