Conexão Paris e Air France apresentam o Museu Rodin, o infográfico dessa semana. Ele faz parte da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris em parceria com a Air France.

O Museu Rodin é um dos mais bonitos e charmosos museus de Paris. Ele ocupa uma bela mansão situada ao lado do museu Les Invalides. O museu foi totalmente restaurado recentemente e está uma maravilha. A mansão foi construída em 1732 e inúmeros proprietários e inquilinos a ocuparam. Entre outros, ela foi residência dos embaixadores do Papa e sede da Embaixada da Russia até ser ocupada, em 1911, por Rodin. Aí ele instalou seu atelier e suas obras. Alguns anos mais tarde ele propôs ao estado francês, então proprietário do local, doação total das suas obras em troca da criação do Museu Rodin.

O Museu Rodin, em Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

Uma das obras mais conhecidas de Rodin, O Beijo, é inspirada na Divina Comédia de Dante. O casal representa Paolo e Francesca. Paolo foi assassinado pelo marido de Francesca que os surprendeu abraçados e os dois apaixonados foram condenados ao inferno. A escultura figurou na Porta do Inferno mas Rodin se deu conta que o conjunto estava em contradição com o tema da porta. A obra passou a ser conhecida como O Beijo e se tornou a representação da felicidade.

Museu Rodin, O Beijo

O jardim do museu é em si mesmo um passeio imperdível. Ele é imenso e exibe as principais esculturas do artista. Entre elas selecionamos três chef d’œuvres:

A Porta do Inferno

Durante anos Rodin trabalhou a Porte de l’Enfer e criou mais de duzentas figuras e grupos. Ele levou 27 anos para acabar esta obra. Em 1917 foi realizada a versão definitiva, em bronze, mas Rodin morreu antes de ver o resultado final. A obra é magnífica e impressionante. Vale a pena observar todos os detalhes.

Museu Rodin, as Três Sombras

As Três Sombras

No alto da Porta, três personagens chamados ‘As Três Sombras’ representam almas danadas que guardam a entrada do inferno. Elas foram reproduzidas em um conjunto monumental isolado, instalado perto da Porta do Inferno. As Três Sombras fazem alusão à Divina Comédia de Dante e suas almas danadas que anunciam aos novos membros: “você que entra, perca toda a esperança”.

Museu Rodin. O Pensador, detalhe da Porta do Inferno.

O Pensador

Foi criado originalmente para a Porta do Inferno e foi chamado de O Poeta. Ele representava Dante, autor da Divina Comédia, o inspirador da Porta. Mais tarde, O Poeta se transformou em O Pensador, imagem de um homem mergulhado nos pensamentos mas cujo corpo sugere grande capacidade de ação. Esta é uma das esculturas mais famosas do mundo.

Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


Museu Rodin
Este infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France