Montmartre é um dos bairros mais bucólicos e românticos de Paris. Comprovando a vocação da região para o amor, é lá que fica o “Muro dos Eu Te Amo”, o assunto desse artigo.
por Lorena Santos
Eu te amo. É o que todo mundo deseja ouvir e ninguém tem coragem de falar, então a gente escreve. Escreve em um pedaço de papel, em cima da mesa de escola, grava numa árvore qualquer… em qualquer canto onde nos encontramos com a vontade de expressar o sentimento que nos invade.

Lorena em frente ao Muro dos Eu Te Amo
Foi a partir desta ideia que Frederic Baron deu início ao seu projeto. Por que não dar vida às nossas paixões mudas e criar um lugar onde os “eu te amo” não se esconderão mais?
Então começou a saga da frase mágica. Perguntando para os seus vizinhos portugueses, russos, árabes; empurrando as portas das embaixadas; pedindo pro seu irmão mais novo viajar o mundo e ir atrás destas três palavras ele conseguiu juntar cerca de 1000 “eu te amo”, em mais de 300 línguas diferentes.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Da sua colaboração com a caligrafista Claire Kito, ele conseguiu juntar todas as escritas e criou uma parede onde florescem as principais línguas e dialetos do mundo, assim como brilham as estrelas no céu. O construtor de arte e especialista em paredes pintadas, Daniel Boulogne se apaixonou pelo projeto e permitiu a realização da obra.
Em um mundo dominado pela violência e pelo individualismo, pode nos parecer paradoxal escrever o que nos une em um lugar que simboliza o que nos separa: uma parede. Porém, a autora franco-senegalesa, Fatou Diome, estava certa ao dizer que “a única coisa que assusta a rejeição, é o amor”.
Então vamos nos amar, sem medo!
O Muro dos eu te amo (Mur des je t’aime) fica na Square Jehan Rictus, bem na saída do metrô Abbesses (linha 12).
Leia mais sobre Montmartre
Clique aqui e leia nosso artigo-resumo sobre Montmartre com mais dicas do que visitar na região além do Muro dos Eu Te Amo.
Temos também 2 vídeos sobre Montmartre: O irresistível charme Montmartre e Os Segredos de Montmartre
2 Comentários
Dillemba
Graças às tuas dicas pude, num lindo dia de sol, visitar e tirar fotos nessa obra, sentar num banco da pracinha e ver a vida passar. Valeu, Lina!
Rodrigo Lavalle
Dillemba, agradecemos a audiência e confiança!