A Place des Vosges, situada no Marais, é uma das mais bonitas praças de Paris. É também a mais antiga praça planejada da cidade.
Eu considero a Place des Vosges, situada no Marais, uma das mais bonitas de Paris. É também a mais antiga praça planejada de Paris – também chamada Praça Real pois foi construída por Henri IV em 1612.

O jardim da praça, com a fachada dos prédios ao fundo. Foto: RJ917 no Flickr.
É pequena, com imóveis residenciais de tijolos vermelhos, tetos pontudos de ardósia e, no centro, um delicioso jardim com estátuas e fontes. Todos os prédios são da mesma altura com exceção dos Pavilhões do Rei e da Rainha, todos protegidos pela lei de proteção dos monumentos nacionais.

O pavilhão da rainha, na Place des Vosges. Foto: Joshua Mayer no Flickr
Para descobrir os segredos desta praça aconchegante e romântica, comece andando pelas as arcadas, namore as vitrines e os pequenos cafés e restaurantes.

As arcadas da Place des Vosges. Foto: Chris Waits no Flickr
No número 9, está um dos melhores e mais luxuosos restaurantes de Paris. Instalado na praça desde 1986, o L’Ambroisie tem 3 estrelas do Guia Michelin. A entrada discreta disfarça o interior com várias salas decoradas luxuosamente.
Eu aconselho pedir a massa folhada com lagosta, gergelim e molho curry. Reservas pelo telefone 01 42 78 51 45.
No número 28, o encontra-se o Hôtel Pavillon de la Reine, com diárias a partir de 360 euros.
O jardim no meio da praça atrai moradores do bairro, crianças e turistas. Quando o tempo está quente, o jardim se torna um grande espaço de piquenique e banho de sol. Uma cena tipicamente parisiense.

A jardim da Place des Vosges, em um dia quente. Foto: Gideon no Flickr.
Leia também:
- A Maison Victor Hugo e o Hotel de Sully: dois lugares para você visitar na Place des Vosges
- O Marais: uma das regiões mais simpáticas, bonitas e dinâmicas de Paris
- As lojas do Marais
- Domingo no Marais
- Restaurantes no Marais (aqui e aqui)
38 Comentários
Valentina
Só 100 euros p/cabeça no lAmbroiasi???
Otimistas…
Lea
Ora , parabéns a todos, então, curtam mil iguais, aproveitem da semelhança de gosto e afinidade de de amar e considerarem-se abençoados por simplesmente fazerem o mesmo, sentarem-se na grana e “observar o ambiente “! Outros setem-se igualmente abençoados de poderem curtir outras coisas…
Nívia
Sempre achei esquisito e com uma pontinha de provincianismo esse traço que se diz hábito , do francês de se deitar nas gramas dos parques públicos, tirar as roupas e dormir no colo uns dos outros…
France Dias Rocha
Oi Lina. Feliz ano novo. Como faco para ir da rue saint roch a place des Vosges , sem usar metro. Preferencia onibus, Acho que Tem que ser urbano, pois olhei o turistico e Não Tem parada la por perto e nem o batobus. Taxi fica muito caro? Grande abraco
Rodrigo Lavalle
France, esse trajeto de ônibus seria demorado e complicado; você teria que andar até o ponto, pegar 2 linhas diferentes e depois andar até a Place des Vosges. O melhor seria pegar o metrô linha 1 na estação Tuileries e descer na estação Saint-Paul, 10 minutos de trajeto. O táxi custaria uns 12€, vai depender do trânsito. A pé você levaria 35 minutos.
Abraços.
Maria Luisa Silveira Leite
Corrigindo… Conforme eu falei no pitaco anterior, a minha foto de recordação da praça é parecida com a última e não com a 3ª publicada no blog…
Maria Luisa Silveira Leite
Eu e minha família, passamos longas horas nessa encantadora praça em um domingo ensolarado ( a nossa foto de recordação é parecida com a 3ª foto publicada no blog), mas mais legal foi, minha irmã, minha filha e eu sentarmos em um banco junto com uma simpática senhorinha francesa Marie Antoinette de 80 anos moradora da região, que prontamente puxou um bate papo conosco que se estendeu por cerca de 2 horas. E nós não falamos francês e ela muito menos o português, mas nos entendemos muito bem e foi muito agradável o nosso domingo por lá.