No número 6 da Place des Vosges, se encontra o Hotel Rohan-Guéménée onde viveu o escritor Victor Hugo de 1832 à 1848. Hoje, o local abriga a Maison Victor Hugo, um museu que restitui a vida do grande escritor.

Maison Victor Hugo, em paris

Quarto do apartamento de Victor Hugo

O museu exibe manuscritos e os desenhos e pinturas de Hugo. Há também pinturas e esculturas de outros artistas em homenagem ao escritor, caricaturas e fotos e uma importante biblioteca aberta aos pesquisadores.

Desenho feito por Victor Hugo

Um pouco mais à frente, se encontra a entrada do Centro dos Monumentos Nacionais que fica em um dos mais bonitos prédios da cidade: o Hotel de Sully.

Hotel de Sully. Foto de Greg Dunlap, no Flickr

Este belo imóvel data da construção da Place des Vosges. A visita ao interior do prédio não é permitida, mas é possível atravessar seus jardins. São duas entradas: a primeira pelas arcadas da Place des Vosges; a outra pela rue Sainte Antoine (número 62).

O prédio foi propriedade da família Sully até a metade do século XVIII. Na revolução, foi invadido e dividido entre inúmeros inquilinos. Em 1944 foi comprado pelo Estado e pôde reencontrar sua forma incial graças a uma restauração que ficou pronta em 1976.

Hotel de Sully: 62 rue Sainte Antoine, 75004

sully.monuments-nationaux.fr

Veja também: