Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico. Por isso, eu respeito algumas regras para facilitar a vida no metrô de Paris, esse espaço confinado e poluído. Veja quais são elas nesse artigo.

Não deixe de ler nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o metro de Paris: preço, tickets e passes, mapa, horário, como usar, as linhas, as estações mais próximas dos principais pontos turísticos, qualidades, defeitos, o que evitar e muito mais!

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

Metrô de Paris

Metrô de Paris

Oito regras no metrô de Paris

Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metro de Paris costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.

Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia ou até mesmo uma multa, conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.

  1. Essa é a regra mais importante: se você estiver utilizando o ticket de papel, não o jogue fora logo depois de ter passado pela catraca, guarde-o até sair da estação! Os fiscais da RATP adoram abordar os turistas desavisados e multá-los pela falta do ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo Découverte, não deixe de colar a sua foto e escrever nome e sobrenome.
  2. Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.
  3. Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
  4. Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
  5. Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
  6. Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito. Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o ritmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets (batedores de carteiras) vão confundi-lo com um local e lhe deixarão em paz.
  7. Por falar em batedores de carteiras, outra dica para evitar ser vítima de um deles é usar bolsas e mochilas voltadas para a frente e não colocar nada nos bolsos de trás da calça nem nos bolsos externos dos casacos.
  8. Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Ali todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris