Metrô de Paris

Metrô de Paris

Pegar o metrô todos os dias não é fácil. Sobretudo nas horas de pico.  Por isso,  eu respeito algumas regras para facilitar a vida neste espaço confinado e poluído.

Pessoas que não conhecem ou que não respeitam os hábitos locais dentro do metrô costumam irritar profundamente os parisienses, geralmente estressados.  Os turistas em geral são desculpados. Mas, para evitar cara feia,  conheça oito regras para você se comportar no metrô como um verdadeiro parisiense.

  1. Se você ficar parado nas escadas/esteiras rolantes, fique plantado à direita. O lado esquerdo deve ficar livre para os super-apressados/estressados, que sobem a escada rolante correndo como loucos.
  2. Se o vagão estiver lotado, não use os assentos móveis situados ao lado das portas. Estes assentos devem ser usados somente quando o vagão estiver vazio.
  3. Quando o metrô chegar na plataforma de embarque, não fique parado diante das portas barrando a passagem. Quando o vagão parar na sua estação, desça do carro, liberando a porta, e em seguida entre novamente. Outra dica se estiver diante da porta: abra-a quando chegar na estação se perceber que quem está atrás de você vai descer.
  4. Não se assuste com a correria dos parisienses nos corredores do metrô. É assim mesmo. O flanar dos parisienses é mito.  Os turistas sim, flanam. Os parisienses, nunca. Eles andam sempre muito rápido, seja dentro ou fora do metrô. Temos a impressão que todos estão atrasadíssimos. Não sei explicar o porquê, mas nos corredores do metrô eles aceleram mais ainda o rítmo. Aconselho fingir que está apressado e apertar o passo. Assim, os pickpockets vão confundi-lo com um local e assaltarão os turistas vagarosos.
  5. Se todas as pessoas em volta de você estiverem de cara fechada, não se preocupe. É assim mesmo. Feche a cara também e pronto. Dentro do metrô, nada de sorrisos e gargalhadas felizes. Isto é coisa de turista. Alí todos estão apressados, correndo para o trabalho, voltando para casa, cansados, ocupados e ninguém tem o menor interesse ou paciência com o outro ao lado. Sobretudo se ele for sorridente.
  6. Se você topar com controladores multando pessoas, provavelmente estará diante de infelizes turistas que jogaram o ticket fora logo após passarem a catraca. É fundamental guardar  o precioso ticket até sair do metrô. Desconfio que os controladores da RATP possuem curso avançado para identificação de turistas sem ticket.
  7. Se, ao entrar no metrô, for abordado por alguém oferecendo tickets, desvie, mude de caminho, não dê nenhuma atenção. São malandros em plena tentativa de venda de tickets incorretos.

Com as recomendações acima, você terá um aspecto sombrio, mas estará interiormente seguro e feliz. Você sabe agora os usos e costumes parisienses dentro do metrô.

Leia também: