Montparnasse não é um bairro famoso como Saint Germain ou o Marais e não possui nenhum monumento ícone. Montparnasse é um bairro tradicional e bem residencial.
Meu primeiro endereço em Paris foi na rue de l’Armorique, atrás da torre Montparnasse e o conheço bem.
Uma precisão se impõe: alguns bairros parisienses são tão grandes que eles possuem áreas agradáveis e outras menos, áreas com grande oferta de transporte público e outras nenhuma, áreas com bons restaurantes e outras com opções duvidosas, áreas com museus e teatros e outras um verdadeiro deserto cultural. Dentro das subdivições de Montparnasse estou me referindo à uma região bem precisa, delimitada pelo boulevard Montparnasse, entre a praça Montparnasse Bienvenue e Port Royal, e boulevard Raspail, entre Denfert Rochereau e o boulevard Montparnasse. Este é o 14º elegante, com bela arquitetura e com uma infra estrutura excelente.
Quais são as qualidades deste Montparnasse?
Localização
De Montparnasse você pode ir a pé a Saint Germain, bairro ícone, e ao Jardin du Luxembourg, um dos mais bonitos da cidade. Você pode esticar até a praça Denfer Rochereau, a pé também. Nesta praça você tem a estação do trem RER B que liga Paris ao aeroporto Gharles de Gaulle e ao aeroporto Orly. E tem mais, da praça Montparnasse até a torre Eiffel são 35 minutos de caminhada. Para quem gosta de conhecer as cidades a pé, Montparnasse é uma boa localização.
Hotéis

Hotel de la Paix
Os hotéis dos bairros mais turísticos e mais próximos do Sena são mais caros que os de Montparnasse. O bairro possui bons endereços e cito três:
- Hotel de la Paix Montparnasse, 3 estrelas. Inúmeros leitores já se hospedaram neste hotel e todos ficaram satisfeitos. O citei pela primeira vez em 2008 e o artigo está defasado. Ele era um bom 2 estrelas e hoje ele é um ótimo 3 estrelas. Clique aqui para reservar esse hotel.
- Hotel Aiglon, 3 estrelas. Mesmo cenário. O citei no início do blog, quando ainda era 2 estrelas. Ele foi reformado e ganhou a terceira. Clique aqui para reservar esse hotel.
- Pullman Montparnasse, 4 estrelas. Este hotel é diferente dos dois citados em alguns aspectos. Além de ser uma categoria superior, o hotel é imenso, arquitetura contemporânea, com restaurantes, salas de esporte, salas de convenções. Algumas pessoas preferem este tipo de hotel clássico das grandes cadeias. Outros buscam hotéis tipicamente franceses, menores e mais charmosos. Clique aqui para reservar esse hotel.
- Ibis Paris Gare Montparnasse. Clique aqui para reservas e mais informações.
- Ibis Paris Tour Montparnasse. Clique aqui para reservas e mais informações.
Brasseries e bons restaurantes

La Rotonde
- Boulevard Montparnasse possui uma das mais tradicionais brasseries de Paris: a Rotonde. Desde séculos passados a Rotonde é ponto de encontro privilegiado da cidade.

Le Dôme
- No mesmo boulevard, na frente da Rotonde, está o Le Dôme, tradicional restaurante para os apreciadores de peixes e frutos do mar. No dia que nos encontramos pela primeira vez, eu e meu marido, jantamos no Le Dôme. O cito com muito carinho. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Dôme

La Coupole
- La Coupole é um daqueles endereços passagem obrigatória para turistas que retornam sempre a Paris. Famoso, tradicional, bonito com sua decoração art nouveau e com uma cozinha mais que honesta. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Coupole

Creperie Ty Breiz
- A região possui uma excelente creperie: Ty Breiz, eleita uma das melhores de Paris. 58 boulevard Vaugirard. 52 boulevard Vaugirard.
Meios de transportes
Existem áreas que possuem somente uma opção como meio de transporte. Montparnasse possui várias estações de metrô, muitos ônibus e, o mais importante, a estação ferroviária Gare Montparnasse está logo atrás do boulevard Montparnasse. Desta gare você chega no castelo de Versailles. A estação Montparnasse Bienvenue possui cinco linhas de metro. Para terem uma idéia, desta estação você tem linha direta para Museu Orsay, Saint Germain, ilha cité para visitar Notre Dame (e lá você já está no Marais), praça Concorde, avenida Champs Elysées, Arco do Triunfo.
Cultura
Montparnasse não é o bairro onde estão os museus mais importantes de Paris. Mas ele possui alguns outros endereços, mais discretos, para aqueles que buscam a Paris fora dos roteiros do turismo internacional.

Fondation Cartier
- Fundação Cartier para Arte Contemporânea. Esta fundação foi criada em 1984 e sua vocação é divulgar os diversos aspectos da cultura contemporânea francesa e internacional. Ela cruza todas as áreas, du design à fotografia, da pintura ao vídeo, da moda ao espetáculo ao vivo.O prédio é do grande arquiteto Jean Nouvel.Todos os anos ela organiza exposições temáticas encomendada aos artistas. E o jardim da Fundação merece ser conhecido. 261 boulevard Raspail 75014. Aberto de terça a domingo das 11h até 20h. Noturno na terça até 22h.
- Museu do Luxembourg. Este museu não se encontra no 14°, o que nos permite uma bela caminha pelo Jardim Luxembourg até o museu. Suas exposições são prestigiosas apresentando o que há de melhor na cultura européia. O museu não possui acervo e abre somente durante as exposições temporárias. Ele abrirá 9 de março 2015 com os chefs-d’œuvre de Budapeste. A exposição ficará até 10 de julho. Aberto todos os dias das 10h até 19h. Noturno nas sextas. 19 rue de Vaugirard 75006.
- Museu Zadkine. Museu dedicado ao escultor russo Ossip Zadkine. Este endereço foi sua casa e seu atelier até sua morte em 1967. O museu Zadkine também está perto do Luxembourg, em bela região de Saint Germain. Ele apresenta toda a obra do artista, esculturas, pinturas, fotografias. O jardim do museu é uma ilha de paz no centro da cidade. 100 bis rue d’Assas 75006. Aberto todos os dias menos nas segundas e dias feriados. O museu é gratuito.

Balzac de Rodin
- E no boulevard Raspail, quase esquina com boulevard Montparnasse, temos uma escultura famosa, uma homenagem ao escritor Balzac assinada por um dos artistas franceses mais conhecido do mundo: Rodin.
Passeios

Catacombes de Paris
- As catacumbas de Paris. Visitar as catacumbas é uma aventura que interessa adultos e adolescentes. O percurso da visita é de 2 km com temperatura constante de 14 graus. Você percorrerá túneis da histórica mina de calcário que serviram, mais tarde, de moradia para os mortos enterrados no centro de Paris. A entrada se encontra no número 1 avenida Colonel Henri Tanguy, na praça Denfert Rochereau. Aberto de terça a domingo, das 10h até 20h. Fechado nas segundas e certos dias feriados.

Torre Montparnasse
- A vista da torre Eiffel do topo da torre Montparnasse. Sem dúvida alguma o topo desta torre oferece uma vista de Paris deslumbrante. Subí-la não é charmoso, mas lá de cima você verá a torre Eiffel. Nós vendemos ingressos para a Torre Montparnasse aqui.

Feira Raspail
- E se você descer o boulevard Raspail nas terças, sextas e domingo conhecerá um dos mercados de rua mais simpáticos de Paris: a feira de Raspail. Ela funciona na parte da manhã. Logo após, Raspail cruza a rue Bac, a área mais design de Saint Germain. Veja aqui o vídeo que fizemos sobre esse mercado.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
85 Comentários
Marihá
Bonjour! Vou para França em Outubro sozinha, à trabalho, e precisarei dormir dois dias em Paris perto da Gare de Montparnasse para depois pegar um trem para Bordeaux.. E pela indicação do site estou querendo ficar no hotel Aiglon. Porém, queria saber se é seguro e relativamente tranquilo de ir caminhando da Gare até o hotel levando uma mala média e uma mala de mão. é um percurso de 9 min a pé.
Rodrigo Lavalle
Marihá, é super seguro, não se preocupe.
Maria Helena Maymone
Rodrigo, muito obrigada pela dica, depois comentarei sobre a nossa experiência .
Rodrigo Lavalle
Maria Helena, estamos à disposição.
Maria Helena Maymone
Rodrigo, olá.
Irei a Paris em abril com familiares, somos 5 adultos e uma criança (8 anos), e nos hospedaremos em um apartamento no Boulevard Montparnasse, 160. Como chegaremos em Paris no dia do aniversário do meu irmão (09/04), peço a você a gentileza de nos indicar um restaurante para jantarmos e comemorarmos, acho que de preferência próximo a região entre Montparnasse e Saint Germain.
Rodrigo Lavalle
Maria Helena, nessa região sugerimos o La Coupole (clique aqui para reservar) ou o Le Dôme (clique aqui para reservar).
Anna
Olá Rodrigo
Irei a Paris e ficarei no novotel deste bairro Montparnasse gostaria de saber se é longe da torre se dá par ir andando ,e para Champs elisses
Rodrigo Lavalle
Anna, cerca de 45 minutos a pé até a Torre. Caso você prefira o metrô, pegue a linha 6 (direção Étoile) na estação Montparnasse – Bienvenue e desça na estação Bir Hakeim. Em seguida ande cerca de 10 minutos até a Torre. Para ir à Champs Élysées faça o mesmo porém desça na estação Étoile.
Pedro
Boa tarde
Irei se hospedar nesse hotel
ibis Paris Alésia Montparnasse 14ème…oq vc acha da regiao????
Rodrigo Lavalle
Pedro, a região é boa e segura. Esse hotel não é tão central mas isso é facilmente resolvido pela linha 4 do metrô que te deixa no centro turístico de Paris (estação Saint Michel).
Mica
Olá!
Quero visitar a Torre de Montparnasse.
Em St. Germain farei Rue du Bac (Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Le Bon Marche), Deux Magots e Citypharma, aí pensei em ir na sequencia na Torre.
Por favor me digam se faz sentido esse itinerario, de almoço ou farmácia e depois Torre Montparnasse.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mica, estando nas imediações do Deux Magots e da Citypharma basta descer a rue de Rennes direto que você chega à Torre Montparnasse.
Paulo Moreira
Olá Rodrigo.
O teu blog é exepcional.Vou ficar no Hotel Novotel Paris Centre Gare Montparnasse na Rue du Contentin, acha que a zona é segura?E para visitar o centro é uma boa opção?Obrigado
Rodrigo Lavalle
Paulo, a região é segura e com boa infra estrutura de restaurantes e comércio em geral. Para visitar o centro pegue o metrô linha 4 na estação Montparnasse – Bienvenue. Você está a cerca de 40 minutos de caminhada do centro turístico (Louvre, por exemplo).
Jefte
Olá Gostaria de saber se ao chegar na linha N na Gare de Montparnasse esta tem alguma ligação direta com a estação Montparnasse-Bienvenue para pegar o metro linha 12.
Rodrigo Lavalle
Jefte, há ligação interna entre elas.
Beatriz
Boa noite. Gostaria de saber se a localização da RUE Daguerre em montparnasse é boa? Me indicaria algum hotel bom e barato lá?
Rodrigo Lavalle
Beatriz, região boa e segura. Clique aqui e veja nossas dicas de hotéis em Montparnasse.
Matheus
Boa noite Rodrigo,
Estou com dúvidas para escolher um hotel em Montparnasse. Eu gostaria de reservar um hotel em torno de 250 reais no máximo a diária, e q desse para ir a pé da Gare Montparnasse com as malas. Pois estaremos chegando e saindo de Paris de trem.
Porém olhando o mapa, esta Gare parece enorme. Nos meus bilhetes de trem fala Montparnasse 1 ET 2, e não sei se isso é um local específico, pra q lado da estação fica, meu medo é reservar um hotel, pensando q é uns 400 metros da estação, e depois ter que andar mais uns 400 só dentro da estação.
Consegue me ajudar? Ou com dicas de Hoteis q vc ache que dá pra ir a pé com as malas por volta das 21:00, ou pelo menos pra q lado fica este local que vou desembarcar e embarcar (Montparnasse 1 ET 2)
Rodrigo Lavalle
Matheus, os dois hotéis Ibis na região de Montparnasse citados nesse artigo ficam super perto da Gare Montparnasse.
Tereza
Vou para Paris em setembro e vow me hospedar em um hotel localizado 1Rue de L’Harpe ( Hotel Albe Saint-Michel) que vi e reservei pelo booking.com.Gostaria de saber sua opiniao , se conhece e de sua localizacao , pois nessa epoca tem muita procurator em Paris.Agradeco informacoes
Rodrigo Lavalle
Tereza, a região, chamada Quartier Latin, é super central, turística e tradicional. Você poderá ir andando até grande parte dos locais e atrações turísticas de Paris. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre a região. Não conhecemos o hotel mas ela está classificado como fabuloso no Booking.
Cristina
Olá Rodrigo, estou indo para Paris dia 11/07/2017 até 12/08/2017… pretendo fazerem curso na aliança francesa… gostaria de me hospedar por perto… gostaria muito de ficar em casa de família para interagir, mas me preocupa questão de higiene, Tb de alugar um apartamento para poder cozinhar e viver bem Paris,mas como vou sozinha acaba tudo ficando mais caro…vc poderia me ajudar com algumas dicas… tenho 63 anos,mais bastante pique para caminhar…estudei muitos na AF em Curitiba onde moro…visitei Paris algumas vezes, mas só a passeio….quero viver uma experiência diferente…fico no aguardo …obrigada
Maria do Carmo Lobo
Boa noite Rodrigo
Vou a Paris em junho. Como vou encontrar o clima? Ficarei hospedada no hotel Monparnasse Ariane, fica perto do Sena? E do Museu d”Orsay? E a Torre Eiffel? Poderei ir caminhando ou vou precisar de metro?
Desde ja agradeco
Maria
Rodrigo Lavalle
Maria do Carmo, na teoria em junho não faz frio, pode até mesmo fazer um pouco de calor. Esse ano as temperaturas estão mais baixas que o normal então lhe aconselho a pesquisar a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Você está a cerca de 45 minutos a pé do Sena e do Museu d’Orsay e 50 minutos a pé da Torre Eiffel. Parece um pouco longe mas andar por Paris é super agradável e a melhor forma de conhecer a cidade.
Patrícia
Ah ok! Obrigada Rodrigo! Abraços!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, estamos à disposição.
Patrícia
Rodrigo, eu mais uma vez! Gostaria de saber se a estação PARIS MONTPARNASSE 3 VAUGIRARD fica em um lugar diferente da GARE MONTPARNASSE. Quando vou comprar tickets às vezes aparece uma outra, elas estão no mesmo local? ou são estações diferentes? Mais uma vez obrigada pela atenção!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, é a mesma estação mas outro hall de saídas e chegadas.
Thais
Oi! A rua de l’arrivée em Montparnasse fica situada num bom lugar? Eu estou pretendo alugar um apto lá mas fiquei na dúvida ! Obrigada ! Thais
Rodrigo Lavalle
Thais, fica sim. A região é segura e tem várias opções de bares, restaurantes e linhas de metrô (estação Montparnasse – Bienvenue).
Jacy Antunes
Olá, equipe do Conexão Paris. Estou em dúvida entre os hotéis Timhotel Paris Gare de Montparnasse e Timhotel Odessa Montparnasse. Vocês poderiam me ajudar? Abraços, Jacy
Rodrigo Lavalle
Jacy, os hotéis ficam bem próximos um do outro. No site Booking o Timhotel Odessa Montparnasse tem nota mais alta que o Timhotel Paris Gare de Montparnasse; 7,6 x 7,2.
Priscila Farias
Estou procurando um apartamento simples e barato e montparnasse para quatro ou cinco pessoas. Também gostaria de saber se o bairro possui hostel (albergue).
Rodrigo Lavalle
Priscila, o pessoal da empresa de alugueis de apartamentos em Paris, À la Parisienne, vai entrar em contato com você. Infelizmente não conhecemos nenhum albergue na região de Montparnasse. Clique aqui e veja nossas dicas de albergues em outras regiões de Paris.
Bárbara Costa
Bom dia. Parabéns pelo trabalho no blog.
Estou indo pela primeira vez em abril, com meu marido e minha filha de 4 anos. Gostaria de ficar em uma região com um bom comércio e preço. Não importo de ficar longe do centro turístico, se houver estação de metro por perto. E tb algum lugar que possamos caminhar até os locais conhecendo um pouco a cidade.
Gostei da sua dica de Montparnasse, seria uma bom lugar mesmo?
Rodrigo Lavalle
Bárbara, sim, Montparnasse é um ótimo local para se hospedar, por isso escrevemos o artigo acima. Clique aqui e leia nossos outros artigos sobre a região.
Bruna Elvira
Oi. Pode me ajudar. Chego pelo aeroporto de orly e vou ficar no Ibis Alesia Montparnasse. Como faço pra chegar pelo transporte público.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Bruna, as opções de transporte Orly-Paris (e vice-versa) são muitas e variam de preço e de nível de conforto. Veja algumas das muitas possibilidades:
– trem Orlyval + trem RER B + metrô: em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony. Lá pegue o trem RER B e vá até a estação Denfert – Rochereau. Lá pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Alésia. Custo do bilhete para todo esse trajeto: 12,05€ por pessoa.
– o ônibus Orlybus até o único ponto dele em Paris, na Praça Denfert – Rochereau. Lá perto, na estação de mesmo nome, pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Alésia. Custo por pessoa: bilhete do ônibus 8€ + bilhete do metrô 1,90€.
– o táxi, cujo custo é fixo. No seu caso o valor da corrida de Orly até o seu hotel é 30€.
– o transfer privativo com motorista brasileiro. Opção mais confortável, segura e tranquila. Veja os valores na nossa agência online Minha Viagem Paris: http://www.minhaviagemparis.com.br/traslados-paris.html.
Aline
Seguindo sua dica procurei reservar o Ibis Paris Republique, somos três adultos e uma criança de um ano, eles têm quarto triplo, mas quando coloco a criança de um ano, eles dizem que não corresponde à acomodação. Não sei como proceder, uma vez em São Paulo aconteceu o mesmo e a atendente do hotel disse para reservar só três adultos. Já soube de algum caso parecido?
Rodrigo Lavalle
Aline, isso está acontecendo pois 3 adultos mais 1 criança são 4 pessoas. O site não está aceitando que você reserve um quarto triplo para 4 pessoas. Sugiro que você entre em contato com o hotel (H0751@accor.com) ou faça como a atendente do hotel no Brasil lhe orientou. A criança de uma ano irá dormir com um dos adultos?
Alessandra
Olá! O Ibis Maine Montparnasse fica bem localizado?
Rodrigo Lavalle
Alessandra, sim apesar de um pouco longe do “centro turístico” da cidade. Veja nosso artigo com uma lista de 13 Ibis bem localizados em Paris, há 2 em Montparnasse: https://www.conexaoparis.com.br/2016/09/28/hoteis-ibis-em-paris-bem-localizados.
Neftalí
Oi Juventina! Eu imagino que a sua pergunta sobre programas para terceira idade é porque você vai viajar com seus pais. Ter 64 anos é estar entrando, com sorte, na segunda idade. São os novos cincuenta! E vejo juventude até no seu nome! Um abraço e uma ótima viagem.
juventina freire de lima
Olá… sou uma senhora de quase 65 anos e, pretendo estar em Paris em abril-maio de 2017. Estive lá em 2014. Quero saber se existem acomodações baratas, passeios, e outros tipos de programas para pessoas da terceira idade. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Juventina, não conheço passeios específicos para a terceira idade em Paris, até mesmo porque aqui as pessoas de várias idades se misturam em todos os ambientes. Existem alguns programas dedicadas aos menos jovens, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/17/baladas-paris-jovens.
Na nossa série “Paris Sem gastar Muito” damos dicas de como fazer um viagem econômica a Paris: https://www.conexaoparis.com.br/paris-sem-gastar-muito.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris nós oferecemos uma série de passeios, visitas guiadas e tours onde você poderá encontrar outros brasileiros de férias em Paris: http://minhaviagemparis.com.br.