Quem gosta de gastronomia conhece bem o Guia Michelin e sua classificação de estrelas (1 a 3) para restaurantes no mundo todo. Em 2024, o Guia — que também recomenda hotéis — lançou uma classificação especial para hotéis: as Chaves Michelin. Conheça nesse artigo um pouco da história do Guia Michelin e veja dicas de alguns hoteis em Paris Guia Michelin.

hoteis em paris guia michelin

O Guia Michelin original de 1900.

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Índice Hotéis em Paris Guia Michelin

O que é o Guia Michelin

O Guia Michelin é atualmente o guia internacional de referência de restaurantes e hotéis.

Elaborado com o máximo de sigilo e cuidado, ele é o guia mais respeitado do mundo e premia os melhores restaurantes — classificando-os com ESTRELAS (de 1 a 3) — e os melhores hotéis, classificando-os com CHAVES (de 1 a 3).

A história do Guia Michelin

A história do Guia Michelin começa em 1900. Seu objetivo original era ajudar e incentivar as pessoas a viajar de carro, visto que seus criadores, os irmãos Andre e Edouard Michelin tinham uma fábrica de pneus e queriam impulsionar a indústria automobilística.

No início, o Michelin era um guia prático, turístico e publicitário de 400 páginas, distribuído gratuitamente aos motoristas. O guia continha informações úteis para os viajantes, como mapas, dicas de como trocar um pneu, onde encher o tanque de gasolina, e – para o viajante em busca de descanso das aventuras do dia – uma lista de lugares para comer ou passar a noite.

Hoje em dia, o guia é somente de recomendação dos melhores restaurantes e hotéis e avalia mais de 30 mil estabelecimentos em mais de 30 territórios em 3 continentes.

Mais de 30 milhões de Guias Michelin foram vendidos em todo o mundo até o momento.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O que são as Estrelas Michelin?

As Estrelas Michelin representam a mais alta distinção atribuída pelos inspetores e inspetoras aos restaurantes presentes no Guia. Elas indentificam os restaurantes que oferecem as melhores experiências gastronômicas.

Ao contrário do que se pensa, as Estrelas Michelin são atribuídas apenas com base na qualidade da cozinha oferecida por um restaurante num determinado momento. Não entra em conta, por exemplo, o serviço, as disposições das mesas ou o ambiente/decoração do restaurante; estes aspetos são registados pelos inspetores e inspetoras, mas não fazem parte da decisão de atribuir Estrela a um estabelecimento.

As Estrelas Michelin são atribuídas ao restaurante durante um ano e reavaliadas anualmente pelas equipas de inspeção do Guia com base em experiências gastronômicas anônimas e independentes.

Cinco critérios são aplicados de forma idêntica em todo o mundo e permitem avaliar uma boa mesa:

  1. A qualidade dos ingredientes utilizados;
  2. O domínio dos cozimentos e das técnicas culinárias;
  3. A harmonia dos sabores;
  4. A personalidade da cozinha expressa nos pratos;
  5. Consistência tanto em relação ao menu como um todo como também nas diferentes visitas feitas.

A Estrela Michelin — que no início era apenas uma — foi criada em 1926. Depois, entre 1931 e 1933, o sistema foi alargado e foram implementados os três níveis de Estrelas cujos significados são:

  • 1 Estrela Michelin: Uma cozinha de grande nível – Vale a pena parar.
  • 2 Estrelas Michelin: Uma cozinha excepcional – Vale um desvio.
  • 3 Estrelas Michelin: Uma cozinha única – Justifica a viagem.

O Guia Michelin de hotéis

Tal como para os restaurantes, o Guia Michelin visa recomendar de forma independente estabelecimentos hoteleiros que sejam verdadeiros destinos em si, ou seja, você vai até eles por eles mesmos.

O Guia ajuda viajantes que procuram experiências personalizadas que fogem da padronização dos hotéis nos dias de hoje em termos de design, decoração, serviço de quarto, etc.

A seleção do Guia Michelin recomenda mais de 5.000 hotéis extraordinários em cerca de 130 países, com uma grande variedade de preços e estilos e baseia-se em 5 critérios:

  1. Um destino em si mesmo: o hotel contribui para a experiência local;
  2. Excelente arquitetura e design de interiores;
  3. Qualidade e coerência do serviço, conforto e manutenção;
  4. Individualidade, reflexo de personalidade e autenticidade;
  5. Capacidade de oferecer uma experiência extraordinária a um preço correto.

A seleção do Guia Michelin tem três objetivos:

  • Orientar os viajantes a estabelecimentos com personalidade que ofereçam muito mais do que um quarto para uma noite.
  • Preceder ou prolongar uma experiência gastronómica com uma estadia memorável num hotel.
  • Permitir aos viajantes escolher, reservar e comentar sobre a sua estadia numa plataforma única e independente.

hoteis em paris guia michelin chaves

O Guia Michelin lançou uma nova classificação (de 1 a 3 Chaves) para hoteis em Paris e no mundo

O que são as Chaves Michelin

Dentre os 5.000 hotéis selecionados e recomendados pelo Guia Michelin, foi decidido destacar aqueles que colocam a arte da hospedagem ao mais alto nível e contribuem para a criação de experiências únicas.

Esses foram agraciados com uma, duas ou três Chaves pelas equipes de avaliadores do Guia Michelin (tal como um restaurante pode obter uma, duas ou três Estrelas).

Os significados das Chaves são:

  • 1 Chave Michelin: uma estadia única.
  • 2 Chaves Michelin: uma estadia excepcional que vale um desvio de roteiro.
  • 3 Chaves Michelin: uma estadia extraordinária que faz do estabelecimento um verdadeiro destino por si só.

Importante salientar que a classificação de hotéis do Guia Michelin (de 1 a 3 Chaves) não tem a ver com a classificação de hotéis por estrelas (de 1 a 5 estrelas) a que estamos acostumados e que é o padrão mundial. Um hotel 1 Chave do Guia Michelin já é um hotel excepcional, selecionado entre os melhores do mundo.

 


As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris.

Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


 

Hoteis em Paris Guia Michelin

Dos 5.000 hotéis notáveis pré-selecionados em 120 países, 189 estabelecimentos na França entraram na lista final: 24 hotéis conseguiram a proeza de obter 3 Chaves, 38 obtiveram 2 Chaves e 127 obtiveram 1 Chave. Desses 189 locais na França, 39 estão em Paris.

Veja abaixo alguns dos hoteis em Paris Guia Michelin que consideramos os mais interessantes e bem localizados dentro de cada uma das 3 categorias de Chaves:

Hotel em Paris Guia Michelin – 1 Chave:

Importante salientar que a classificação de hotéis do Guia Michelin (de 1 a 3 Chaves) não tem a ver com a classificação de hotéis por estrelas (de 1 a 5 estrelas) a que estamos acostumados e que é o padrão mundial. Um hotel 1 Chave do Guia Michelin já é um hotel excepcional selecionado entre os melhores do mundo.

1) Grand Hôtel du Palais Royal

Localizado no super central 1° arrondissement (distrito) de Paris, Grand Hôtel du Palais Royal fica perto do Palais Royal e seus jardins elegantes e belíssimos. Além disso você estará também super perto do Museu do Louvre.

Endereço: 4 rue de Valois, 75001

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA

Pontos turísticos nas proximidades:

hoteis em paris guia michelin hotel palais royal

Hoteis em Paris Guia Michelin: Grand Hotel du Palais Royal (1 Chave Michelin). Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

2) Le Pavillon De La Reine

O Pavillon De La Reine fica no charmoso e fashion bairro Marais, lar da comunidade judeu ortodoxa, da comunidade LGBT, das marcas de roupa francesas cool e das galerias de arte.

Endereço: 28 place des Vosges, 75003

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA

Pontos turísticos nas proximidades:

3) Relais Christine

Localizado no icônico e tradicional bairro Saint Germain, o Relais Christine fica perto do rio Sena e da ilha Cité, onde se encontra a Catedral Notre Dame de Paris.

Endereço: 3 rue Christine, 75006

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA

Pontos turísticos nas proximidades:

Hotel em Paris Guia Michelin – 2 Chaves:

1) Nolinski Paris – Evok Collection

Localizado no centro turístico de Paris, o Nolinski Paris fica perto do Palais Royal (e seus jardins elegantes e belíssimos), do Museu do Louvre e do Jardim Tuileries.

Endereço: 16 avenue de l’Opéra, 75001

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA

Pontos turísticos nas proximidades:

hoteis em paris guia michelin hotel nolinski paris

Hoteis em Paris Guia Michelin: Nolinski Paris (2 Chaves Michelin). Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

2) JK Place Paris

Localizado no sofisticado 7° arrondissement de Paris, esse hotel fica pertinho do Museu Orsay e do rio Sena.

Endereço: 82 rue de Lille, 75007

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA

Pontos turísticos nas proximidades:

Hotel em Paris Guia Michelin – 3 Chaves:

1) Saint James Paris

O Saint James Paris é tudo, menos um hotel típico. Situado no 16° arrondissement, perto do Bosque de Boulogne, o hotel é praticamente um palácio campestre de estilo neoclássico cercado por jardins. Uma atmosfera de hospedagem (de luxo) no campo porém na cidade grande. O Library Bar já é um dos mais icônicos de Paris.

Endereço: 5 place du Chancelier Adenauer, 75016

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA

Pontos turísticos nas proximidades:

hoteis em paris guia michelin saint james

Hoteis em Paris Guia Michelin: Saint James Paris (3 Chaves Michelin). Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

Outras dicas de hospedagem e hoteis em Paris

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris