[ATUALIZADO COM AS TARIFAS 2024] Apesar dos pesares, o metrô de Paris é a maneira mais eficaz, prática e rápida de se deslocar pela cidade.

Por isso, fizemos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre ele: como usar o metrô de Paris, preço, tickets, mapa, horário, linhas, estações mais próximas dos pontos turísticos, o que evitar e muito mais!

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

estacao metro de paris

Entrada de estação do metro de Paris. Foto: Nuno Lopes por Pixabay

Índice Metrô de Paris:

  1. Metrô de Paris: qualidade e defeitos
  2. Breve história do metrô de Paris
  3. Linhas de metro de Paris
  4. Zonas metro de Paris
  5. Metrô de Paris site oficial e aplicativo
  6. Metro de Paris Mapa
  7. Tickets, passes e preço do metro de Paris
  8. Como comprar bilhete de metrô em Paris?
  9. Horários de funcionamento do metro de Paris
  10. Como andar de metrô em Paris / Como funciona o metro de Paris
  11. Conclusão: dicas, cuidados e o que evitar no metro de Paris
  12. Como ir do aeroporto até Paris e vice-versa
  13. Outros artigos sobre o metrô de Paris

Metrô de Paris: qualidades e defeitos

Existem aqueles que odeiam o metrô de Paris — e que nunca ou raramente o utilizam — e há aqueles que acham o metrô de Paris no máximo OK.

Eu pessoalmente gosto muito do metro de Paris, utilizo bastante e acho que ele possui várias qualidades:

  • barato,
  • pontual,
  • frequente,
  • seguro,
  • você nunca está a mais de 500 metros de uma estação e, o principal,
  • te leva pra todos os cantos da cidade. 

Mas não podemos negar que defeitos existem:

  • É cheio? Dependendo da linha e do horário, sim. 
  • É mal cheiroso? Dependendo da estação de metrô e da estação do ano, sim. 
  • É velho? Grande parte das linhas e das estações são antigas mas, aos poucos, isso vem melhorando. 
  • É acessível para pessoas com mobilidade reduzida? Não. A maioria das estações não tem elevadores ou escadas rolantes ou só tem escadas-rolantes entre alguns níveis.
  • Funciona a noite toda? Também não. 

Durante anos a política pública privilegiou o carro, e o metrô parisiense ficou, então, sem grandes investimentos. De alguns anos pra cá, a história se inverteu: aos poucos o metro de Paris vem se modernizando e sendo ampliado e os carros tendo mais restrições para circular na cidade. 

Breve história do metrô de Paris

O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo. Antes da capital francesa, somente Londres, Nova Iorque, Chicago e Budapeste tinham metrô. A construção da 1ª linha parisiense – a linha 1 – foi iniciada em 4 de outubro de 1898 e inaugurada no dia 19 de julho de 1900.

O crescimento da rede do metro de Paris foi rápido. Em 1910 já haviam 6 linhas (não exatamente iguais as que temos hoje) e, até 1935, 13 das 14 linhas atuais já tinham sido criadas. A última a ser construída – a linha 14 – foi inaugurada em 1998.

Somente 20 anos depois, em 2018, foi que quatro novas linhas (15, 16, 17 e 18) começaram a ser construídas na periferia de Paris e algumas das que já existem estão sendo estendidas. Tudo deverá estar pronto em 2024.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Linhas de metro de Paris 

Atualmente o metrô de Paris conta com 14 linhas principais, 2 suplementares, 302 estações e 203 km de vias.

Linha 1: essa é a mais importante linha do metro de Paris para o turista. Ela corta a cidade ao meio, de leste a oeste, e passa por vários dos principais pontos turísticos de Paris: Arco do Triunfo, avenida Champs Élysées, Place de la Concorde, Jardim Tuileries, Museu do Louvre, centro da cidade (região Châtelet-Halles), região do Marais e da Bastille e pela Gare de Lyon.

Veja no próximo item (‘Mapa do metrô de Paris com pontos turísticos‘) qual linha do metro de Paris você deve pegar e em qual estação descer para visitar os principais pontos turísticos da cidade.

metro de paris linha 1

Estações da linha 1 do metrô de Paris

Linha 2: passa por Montmartre, Pigalle/Montmartre e Arco do Triunfo (avenida Champs Élysées). Veja todas as estações da linha 2.

Linha 3: passa pelas praças République e Opéra, pelo Alto Marais. Veja todas as estações da linha 3.

Linha 4: corta Paris ao meio, de norte a sul, e também é importante para o turista pois passa pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles), pela Ilha Cité (onde fica a Catedral Notre Dame, a Conciergerie e a Sainte Chapelle), por Saint Germain, próximo ao Jardim de Luxemburgo e por 3 importantes estações de trem (Gare du Nord, Gare du l’Est e Gare Montparnasse).

metro de paris linha 4

Estações da linha 4 do metrô de Paris

Linha 5: passa pelas praças République e Bastille e por 3 estações de trem (Gare du Nord, Gare de l’Est e Gare d’Austerlitz). Veja todas as estações da linha 5.

Linha 6: passa perto da Torre Eiffel, pelo Trocadéro e Arco do Triunfo (avenida Champs Élysées). Veja todas as estações da linha 6.

Linha 7: passa pela Opéra, pelas Galeries Lafayette, pelo Museu do Louvre, pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles). Veja todas as estações da linha 7.

Linha 8: passa pelas praças Opéra, République e Bastille e pelo Alto Marais. Veja todas as estações da linha 8.

Linha 9: passa pelo Trocadéro, pela avenida Champs Élysées, pelas Galeries Lafayette e pela praça République. Veja todas as estações da linha 9.

Linha 10: passa pelo Quartier Latin e Gare d’Austerlitz. Veja todas as estações da linha 10.

Linha 11: passa pelo Marais, pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles), pela praça République e por Belleville. Veja todas as estações da linha 11.

Linha 12: passa por Montmartre/Pigalle, pela Madeleine, Concorde e Gare Montparnasse. Veja todas as estações da linha 12.

Linha 13: passa pela avenida Champs Élysées, pelos Invalides e Gare Montparnasse. Veja todas as estações da linha 13.

Linha 14: é a linha mais recente, moderna e rápida; apesar de cortar Paris inteira na diagonal sudeste-noroeste possui poucas estações. Passa pela Gare de Lyon e Gare Saint Lazare, pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles), pela Madeleine. Veja todas as estações da linha 14.

Diferença entre o metrô e o RER

Metrô é o metrô! São as 14 linhas citadas acima (mais as duas suplementares, 3bis e 7bis) que percorrem Paris de forma subterrânea. O metrô se concentra na cidade de Paris (zona 1, veja explicação no item abaixo), chegando no máximo até as cidades que fazem divisa com Paris (zona 2). O valor do ticket comum do metrô é 2,15€.

O RER é um trem com 5 linhas (A,B,C D, E) que liga Paris (zona 1) às cidades do subúrbio (zonas 2 a 5). Dentro de Paris, sua rede é conectada à do metrô. Em algumas estações passam tanto o metrô quanto o trem RER. Apesar de ter um trecho subterrâneo, o trem RER é um trem de superfície. O valor do ticket do RER varia de acordo com o destino para o qual você está indo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

Zonas do metrô de Paris

Com relação ao transporte público, Paris e as cidades que ficam ao redor da capital francesa, são divididas em 5 zonas. Esse conjunto é chamado Île de France.

Paris inteira com seus 20 arrondissements/distritos é zona 1.

As zonas 2, 3, 4 e 5 são formadas por várias pequenas cidades que ficam ao redor de Paris, quanto maior o número da zona, mais longe ficam da capital francesa. É como se fossem a Grande São Paulo ou a Grande BH.

O metrô de Paris só vai até a zona 2. O trens RER vão até a zona 5.

Na zona 1 ficam os pontos turísticos de Paris – que citaremos no item mapa do metrô de Paris com pontos turísticos mais abaixo – por exemplo, a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a avenida Champs Élysées, Montmartre etc. Sua vida de turista vai se concentrar basicamente na zona 1, ou seja, na cidade de Paris.

Os principais pontos de interesse para o turista nas zonas 2 a 5 são: aeroportos Orly (zona 3), Palácio de Versalhes (zona 4), aeroporto Charles de Gaulle (zona 5), Disney Paris (zona 5), outlet La Vallée Village (zona 5).

Atenção: não confundir zona com arrondissement! Arrondissements são os 20 distritos ou sub-divisões de Paris. Paris é divida em 20 arrondissements/distritos que estão todos na zona 1.

Metro de Paris Mapa

O mapa do metrô de Paris abaixo mostra as linhas do metrô, as linhas do trem RER, do trem Transilien e do tramway (espécie de bonde que circula a cidade). Mas não se assuste, basicamente o turista vai usar somente o metrô.

Clique aqui ou na imagem para baixar o mapa em formato PDF, salve-o no seu celular ou tablet para ir consultando quando estiver em Paris.

mapa metro de paris

Mapa do metrô de Paris. Clique aqui ou na imagem e baixe uma versão de mais qualidade.

Para quem curte papel, é possível pegar uma versão em papel do mapa do metro de Paris nas próprias estações ou nos balcões de informações turísticas nos aeroportos e estações de trem (gares) de Paris.

Mapa do metrô de Paris com pontos turísticos

Uma falha do mapa do metrô de Paris acima (retirado do site oficial da empresa de transporte público parisiense, a RATP) é que nele não estão marcados os pontos turísticos de Paris. Se o turista não conhece a cidade, fica difícil somente com esse mapa saber qual linha pegar e em qual estação descer.

No entanto, achamos, bem escondidinho, também no site oficial do metrô de Paris, o folheto em versão PDF do passe Paris Visite (leia sobre esse passe mais abaixo) que contem um mapa do metrô de Paris com pontos turísticos assinalados e outro mapa com pontos turísticos nos arredores de Paris também marcados! Clique aqui para baixar o folheto.

Para facilitar a vida de vocês, nossos amados leitores, listamos abaixo alguns dos principais pontos turísticos de Paris (sobre os quais falamos detalhadamente nesse artigo aqui) com a linha e estação mais próxima:

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 


As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris.

Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


 

Metrô de Paris site oficial e aplicativo

O site oficial do metrô de Paris é o site oficial da RATP — a empresa responsável pelos transportes públicos de Paris e arredores — clique aqui para acessar. Para ir direto à versão em português, clique aqui.

Além de baixar o mapa do metro de Paris, no site oficial da RATP, você também consegue pesquisar como ir de um ponto ao outro (o site mostra o caminho completo incluindo as baldeações/conexões e o tempo que o trajeto vai levar), horários, preços, estações, linhas de ônibus (para quem não curte o metrô mas curte ficar preso em engarrafamento), outros mapas etc.

Uma ótima dica é baixar o aplicativo do metrô de Paris no seu celular. Ele é essencial tanto para os turistas quanto para os moradores e também faz tudo que citamos acima. Clique aqui para baixar o app pra iPhone e aqui para Android.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Tickets, passes e preço do metrô de Paris

Existem muitos tipos de tickets e passes para o metrô de Paris e demais transportes públicos. Qual você, enquanto turista, deve comprar, vai depender de vários fatores: a localização do seu hotel, seu roteiro diário, se você gosta de andar, se vai estar com crianças etc.

Leia nosso artigo que faz uma comparação mais detalhada entre os 3 principais passes de transporte do metro de Paris que citamos abaixo, clique aqui.

A) Ticket t+

Esse é o ticket básico, de papel. Ele custa 2,15€ e vale para somente uma viagem. Você pode fazer quantas baldeações (mudança de uma linha para outra) quiser desde que seja na mesma estação.

Ele pode ser utilizado:

  • no metrô (mesmo que a linha saia de Paris)
  • nos trens RER (somente na zona 1, ou seja, dentro dos 20 arrondissements que formam a cidade de Paris)
  • nos ônibus comuns (não é aceito no Orlybus – ônibus especial que liga Paris ao aeroporto de Orly – e nem no Roissybus – ônibus especial que liga Paris ao aeroporto Charles de Gaulle). Você pode comprar o ticket t+ direto com o motorista do ônibus mas nesse caso ele custará 2,50€
  • nos tramways
  • no funiculaire de Montmartre

Crianças com menos de 4 anos não precisam de ticket. Crianças de 4 a 9 anos pagam metade da tarifa e a partir de 10 anos pagam a tarifa de adulto.

ticket metrô de paris

Ticket t+

B) Cartão Navigo Easy

O Navigo Easy é um cartão, como um cartão de crédito, que você pode carregar com tickets virtuais para o metrô de Paris nas máquinas que existem em toda e qualquer estação.

Um ótima dica para economizar com o transporte em Paris é fazer o cartão Navigo Easy e carregá-lo com 10 tickets t+ virtuais. Ao invés de pagar 21,50€ pelos 10 tickets, você pagará 17,35€ (tarifa para pessoas a partir de 10 anos) e 8,65€ (tarifa reduzida para crianças de 4 a 9 anos – menores de 4 anos não pagam passagem).

Compre o cartão Navigo Easy com os funcionários do metrô, nos guichês das estações. Ele custa 2€ e vem vazio. Não precisa de foto, mas cada pessoa deve ter o seu cartão. O cartão vale por 10 anos.

Em seguida, nos próprios guichês ou nas máquinas automáticas de vendas de tickets, carregue o cartão com os tickets virtuais.

Além do metrô, o Navigo Easy pode também ser utilizado nos ônibus comuns e nos trens RER dentro de Paris (zona 1, ou seja, os 20 arrondissements que formam Paris).

Você pode também carregar o Navigo Easy com os tickets virtuais do Orlybus (ônibus que liga Paris ao aeroporto de Orly, valor 10,30€) e do Roissybus (ônibus que liga Paris ao aeroporto Charles de Gaulle: valor 14,50€). Os tickets virtuais custam mais barato que os tickets de papel.

cartao navigo easy

O cartão Navigo Easy

C) Cartão Navigo Découverte

Navigo Découverte é o cartão mais adequado ao turista que vai passar mais tempo em Paris.

Para fazer o cartão é preciso apresentar uma foto (traga uma foto 3×4) e pagar 5€.

O Navigo Découverte deve ser então carregado ou com a recarga Semana (Forfait Navigo Semaine, toutes zones), que custa 30,75€, ou com recarga Mês (Forfait Navigo Mois, toutes zones), que custa 86,40€.

A recarga Semana é válida de segunda a domingo, ou seja, não é 1 semana a partir do dia da compra. A recarga Mês vale do 1° ao último dia do mês, ou seja, não são 30 dias corridos a partir do dia da compra. Se, por exemplo, você chega em Paris em uma quinta-feira e fica até a semana seguinte, talvez não valha a pena comprar o Navigo Découverte, é preciso avaliar.

Ambas as recargas são de uso ilimitado para o transporte público parisiense (metrô, ônibus, trens RER, tramway, funicular de Montmartre e trens Transilien) da zona 1 (a cidade de Paris) até a zona 5. Inclui os aeroportos Orly e CDG, Palácio de Versalhes, o outlet La Vallée Village, a Disney Paris etc.

O Navigo não possui tarifa reduzida para crianças como os outros tickets.

Clique aqui e leia nosso artigo mega completo que explica tudo sobre o cartão Navigo Découverte.

metro de paris cartao navigo decouverte passe

O cartão Navigo Découverte. Não se esqueça da foto!

D) Ticket/Passe Paris Visite

É um passe individual e ilimitado – você usa quantas vezes precisar – para o transporte público parisiense (metrô, ônibus, trens RER, tramway, funicular de Montmartre e trens Transilien). Existe para 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos. Há 2 versões para cada um deles:

  • Zonas 1 à 3: inclui os 20 arrondissements/distritos de Paris (zona 1) e as cidades de sua periferia mais próxima (zonas 2 e 3). Não pode ser utilizado para ir aos aeroportos Orly e CDG, ao Palácio de Versalhes, à Disney Paris etc. Valores:
    • 1 dia: 13,95€
    • 2 dias: 22,65€
    • 3 dias: 30,90€
    • 5 dias: 44,45€
  • Todas as Zonas – Zonas 1 à 5: inclui Paris (zona 1) e as cidades periféricas até a zona 5. Pode ser utilizado para ir aos aeroportos Orly e CDG (de trem RER B ou ônibus Orlybus/Roissybus), ao Palácio de Versalhes, ao outlet La Vallée Village, à Disney Paris etc. Valores:
    • 1 dia: 29,95€
    • 2 dias: 44,45€
    • 3 dias: 62,30€
    • 5 dias: 76,25€

Importante: escreva no ticket seu sobrenome (nom, em francês), seu nome (prénom, em francês), o dia que você começou a utilizá-lo e até qual dia ele valerá. Caso haja fiscalização no metrô e seu ticket estiver sem essas informações, você levará uma multa.

Crianças com menos de 4 anos não precisam de ticket. Crianças de 4 a 11 anos pagam metade da tarifa e a partir de 10 anos pagam a tarifa de adulto.

paris visite metro paris

Passe Paris Visite para 3 dias Zonas 1-5

E) Ticket Origine-Destination ou Ticket Île-de-France

Aqueles que não compraram o cartão Navigo Découverte ou o Paris Visite zonas 1-5 irão precisar do Ticket Origine-Destination (também chamado Ticket Île de France) para ir a algums famosos pontos turísticos nos arredores de Paris ou a qualquer local fora da zona 1 que seja acessível somente com os trens RER ou Transilien.

Basta procurar a opção Ticket Origine-Destination nas máquinas de venda de tickets nas estações de metrô, sendo origine a estação na qual você estiver e destination a estação para a qual você estiver indo. Alguns exemplos:

  • Paris – Disney Paris: trem RER A até a estação Marne La Vallée – Chessy | Valor: 5€ (somente ida)
  • Paris – Palácio de Versalhes: trem RER C até a estação estação Versailles Château – Rive Gauche | Valor: 4,15€ (somente ida)
  • Paris – Outlet La Vallée Village: trem RER A até a estação Val d’Europe | Valor: 5€ (somente ida)

O Ticket Origine-Destination, assim como o ticket t+, só pode ser usado uma vez. Se você for, por exemplo, ao Palácio de Versalhes, deverá comprar um ticket para a ida (4,15€) e outro para a volta (4,15€).

Crianças com menos de 4 anos não precisam de ticket. Crianças de 4 a 9 anos pagam metade da tarifa e a partir de 10 anos pagam a tarifa de adulto.

F) Ticket/Passe Mobilis

O Mobilis é tipo o Paris Visite mas só existe para 1 dia. Ele é mais indicado para os residentes.

O Mobilis básico (zonas 1-2, 2-3, 3-4 ou 4-5) custa è 8,45€ e o completão (zonas 1-5) custa 20,10€.

G) Ticket Aéroport

Tickets específicos para ir de Paris aos aeroportos Charles de Gaulle e Orly ou vice-versa. Existe essa opção separada nas máquinas de tickets das estações de metrô.

Aeroporto Charles de Gaulle: trem RER B – 11,80€ (somente ida ou somente volta).

Aeroporto de Orly: trem RER B + Orlyval (trem automático interno do aeroporto) – 14,50€ (somente ida ou somente volta).

 


 

LEIA NOSSOS ARTIGOS SOBRE PARIS EM CADA MÊS DO ANO:
Paris em janeiroParis em fevereiroParis em marçoParis em abril
Paris em maioParis em junhoParis em julhoParis em agosto
Paris em setembroParis em outubroParis em novembroParis em dezembro

 


 

Como comprar bilhete de metro em Paris?

Você compra o ticket para o metrô de Paris nas máquinas automáticas ou nos guichês que existem em todas as estações do metrô parisiense.

Se você já tem o cartão Navigo, você pode também “enchê-lo” nessas máquinas com a recarga que quiser. Só possível fazer o cartão Navigo no guichê das estações com um funcionário.

estacao metro paris

Saguão de entrada de uma estação do metrô de Paris: à direita o guichê de atendimento e uma máquina automática para a compra de tickets; no centro as catracas. Foto: Pierre-Yves Beaudouin no Wikipedia

Todas as máquinas existentes no metro de Paris aceitam cartão de crédito e moedas. Algumas aceitam notas. Todas devolvem troco mas ele é sempre em moedas, ou seja, se você pretende comprar 2 tickets de 2,15€ com uma nota de 50€, vai receber de troco 1 kilo de moedas.

Atenção: muitas estações têm mais de uma entrada, em algumas dessas entradas não há máquinas nem guichês, somente a catraca. Nesse caso, saia e procure a outra entrada, lá com certeza você vai achar a máquina de venda de tickets e o guichê com o funcionário da RATP.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

Horários de funcionamento do metrô de Paris

O metrô de Paris funciona todos os dias do ano, começando por volta das 05h30 da manhã e indo até por volta de 1h da manhã nos dias de semana e até por volta das 2h da manhã nos finais de semana e feriados.

Após esse horário há os ônibus noturnos, chamados Noctilien, clique aqui para ver o mapa e as linhas.

Como andar de metrô em Paris / Como funciona o metrô em Paris

O 1º passo é se localizar: procure no mapa ou no aplicativo do metrô de Paris qual é a estação de metrô mais próxima.

Como achar a estação do metrô em Paris? As estações são sinalizadas com diferentes tipos de placas, veja abaixo. Tanto do lado de fora quanto do lado de dentro das estações há mapas do metrô de Paris.

metro de paris placas

Diferentes tipos de sinalização nas entradas dos metrôs de Paris. Fotos: Florent Trouvé por Pixabay / Harald Matern por Pixabay / Moebiusuibeom-en no Wikipedia

Caso você não tenha bilhete, é só comprar nas máquinas automáticas ou no guichê das estações.

Na catraca, se você tiver o ticket de papel, insira-o na abertura própria, bem na frente, à direita. A catraca vai puxar o ticket e devolver. Para que ela libere, retire o ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo basta aproximá-lo do leitor circular à direita da catraca e passar.

Importante: GUARDE O TICKET até sair da estação. Os fiscais adoram abordar os turistas pois sabem que a maioria joga fora o ticket assim que passa pela catraca. E não adianta argumentar, você vai somente ficar nervoso e estragar seu dia.

Siga as placas indicando a linha que você quer pegar. Antes de acessar a plataforma, verifique para qual direção o metrô está indo. Sempre há uma placa que mostra para qual estação final o metrô está se dirigindo, a lista de todas as estações nas quais ele vai parar e as conexões com outras linhas.

Na própria plataforma, há um placar eletrônico que indica a linha que passa ali, a estação final para a qual ela está indo e quantos minutos vai demorar para o próximo metrô e o seguinte passar.

Você pode fazer baldeação de uma linha para outra com o mesmo ticket t+ desde que seja na mesma estação.

 

Conclusão: dicas, cuidados e o que evitar no metrô de Paris

  • Não compre tickets de pessoas aleatórias dentro da estação.
  • Se precisar de ajuda, vá ao guichê e peça auxílio ao funcionário.
  • Não jogue fora o ticket depois de passar pela catraca, guarde-o com você até sair da estação pois pode haver fiscalização.
  • Fique sempre à direita nos corredores e escadas.
  • Não corra pra entrar ou sair do metrô depois do sinal ter tocado.
  • Atenção ao batedores de carteira! Use bolsas e mochilas voltadas para a frente e não coloque nada nos bolsos externos dos casacos.

Como ir do e ir do aeroporto até Paris e vice-versa

Existem várias opções para ir dos aeroportos (Charles de Gaulle e Orly) até Paris e vice-versa: trem RER, ônibus especiais, táxi e motorista particular.

Temos um artigo que explica todas as essas opções de transporte entre Paris e os aeroportos, clique aqui para ler.

Outros artigos sobre o metrô de Paris:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris