O castelo de Fontainebleau é o único castelo real e imperial habitado continuamente durante sete séculos. Uma verdadeira história da arte e da arquitetura francesas. Nosso artigo de conta um pouco sobre ele e sua história, como ir saindo de Paris, ingressos etc.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

O castelo de Fontainebleau

Cada dinastia que passou pelo Château de Fontainebleau aí deixou sua marca. Os Capétiens, os Valois, os Bourbons, Bonaparte ou os Orléans, reis e rainhas, imperadores e imperatrizes o tornaram cada vez mais bonito.

Decoração

Decoração da escadaria principal de Fontainebleau

E foi assim que o castelo/forte/monastério construído em 1137 se tornou este verdadeiro palácio com mais de 1500 cômodos ocupando um parque de 130 hectares.

Detalhe

Detalhe da decoração mural de Fontainebleau

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Os segredos de Fontainebleau são descobertos por etapas

Quando chegamos a pé, vindos do centro da cidade do mesmo nome, caímos no primeiro acesso do castelo, um pátio feio, mal tratado. Em seguida atravessamos um imenso jardim sem charme, entramos em uma porta subalterna, compramos os ingressos para em seguida seguirmos o percurso recomendado.

Devagar, me pergunto se não seria proposital, vamos descobrindo salas, salões, quartos, bibliotecas cada vez mais requintados, com uma decoração ímpar.

Toda a parte do castelo decorada pelos artistas da renascença italiana é deslumbrante.

Fontainebleau

Fontainebleau

Aí viveram Henri IV, Catherine de Médicis, Louis XIII, Louis XIV, Louis XVI e Marie Antoinette. Aí morreu de tuberculose o infante Louis, filho único de Louis XV.

Aposentos de Marie Antoinette

Aí foram festejados casamentos entre membros das famílias reais européias, foram assinados tratados de paz entre a França e a Inglaterra, planejados e executados crimes em nome da defesa do reino.

Em Fontainebleau foram assinados os tratados fixando as fronteiras entre a Áustria e o Reino da Itália. E aí, o Conde Tolstoi foi recebido como o novo embaixador da Rússia na França.

Decoração do tedo com a águia napoleônica

Decoração do tedo com a águia napoleônica

Aí viveu Napoleão deixando seu águia marcada nas decorações do castelo.

Quarto Imperial

Quarto Imperial

Na realidade, o Imperador restaurou Fontainebleau. Os aposentos imperiais são impressionantes e o quarto de Marie Antoinette nos faz pensar entre a riqueza da decoração e sua morte trágica.

Sala do Trono de Napoleão

Sala do Trono de Napoleão

O castelo conserva ainda a sala do trono de Napoleão.

Galerie François I

Galerie François I

As galerias do castelo possuem uma decoração impressionante.

Decoração da Galerie François I

Decoração da Galerie François I

A mais bonita é a Galeria François I com maravilhosos relevos esculpidos no gesso e servindo de molduras para quadros fabulosos.

Obra prima de Fontanaibleau

Obra prima de Fontanaibleau

Uma das obras primas de Fontainebleau se encontra nesta galeria: a pintura florentina de um elefante que, provavelmente, simboliza a sabedoria real.

Acampamento onde dormia Napoleão durante as guerras

Acampamento onde dormia Napoleão durante as guerras

Para os admiradores de Napoleão, o pequeno museu dedicado ao personagem é interessante e retraça suas campanhas e guerras.

Relógio

Um dos inúmeros relógios Rolex

O castelo conserva um excepcional conjunto de obras de arte. Os objetos em porcelana, os cristais e os relógios são particularmente bonitos.

Biblioteca de

Biblioteca de Fontainebleau

E para completar, a biblioteca e a capela são verdadeiras jóias raras.

Capela

Capela

Fontainebleau x Versailles

Após nossa visita ao Castelo de Fontainebleau, uma comparação com Versailles se impôs.

O primeiro tem presença discreta nas mídias, o segundo é hiper mediatizado.

O mobiliário, os objetos de decoração, as decorações das paredes, os quadros, enfim, o acervo de Fontainebleau é muito mais interessante que o de Versailles.

Mas, os jardins e o parque de Versailles são mais bonitos e mais bem cuidados que os de Fontainebleau.

Clique aqui e assista ao nosso vídeo sobre o castelo de Fontainebleau.

Clique aqui e leia nosso artigo ‘Palácio de Versalhes: como chegar, o que ver, ingresso, mapa’

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Informações práticas

Funcionamento:

O castelo abre todos os dias menos às terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. A visita livre do castelo leva em torno de duas horas.

Ingressos:

Preço: a partir de 13€

Clique aqui para comprar seu ingresso. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO

Ponto do ônibus trajto castelo/estação

Ponto do ônibus trajto castelo/estação

Como ir por conta própria saindo de Paris:

Nós fomos de trem. Pegamos, na estação Gare de Lyon, grandes lignes, o trem em direção à Montargis, Montereau ou Laroche Migennes. Descemos na estação Fontainebleau Avon.

Diante da estação pegamos o ônibus linha 1 direção Les Lilas e descemos na estação Château. Em seguida basta seguir ao longo das grades do parque do Castelo e logo em seguida temos uma primeira entrada. É fácil chegar.

Na volta, pegue o mesmo ônibus na frente da pracinha da cidade. Preço do ticket do trem ida e volta: 17,70 euros. Mais 4 euros ida e volta do ônibus.

Passeio em grupo:

Existe uma visita dupla aos castelos de Vaux Le Vicomte e Fontainebleau. Ida e volta de Paris em mini ônibus e ingressos incluídos. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris