– Seminários do Confinamento –
Natália Bravo, historiadora brasileira radicada em Paris, vem trabalhando com o Conexão Paris há mais de 1 ano propondo roteiros guiados a pé por Paris, todos eles tendo a história como pano de fundo.
Em tempos de confinamento e fechamento de fronteiras, a ela está oferecendo seminários online para aqueles que amam Paris e História. Veja abaixo as datas e temas.
Os cursos acontecem sempre às 17h (horário de Brasília) e custam 50 reais. Para fazer sua reserva e saber mais informações, escreva para a Natália no email parisdehistorias@gmail.com
- 06/05: A Paris de Hemingway
- 13/05: A Paris Revolucionária
- 20/05: Mulheres notáveis: uma história da França no feminino
- 03/06: História da higiene e das epidemias na França
- 10/06: Segunda Guerra Mundial: história e memória
- 17/06: Maio de 1968 em Paris
- 24/06: Literatura Francesa e História
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Os passeios guiados
Apresentamos a guia historiadora brasileira Natália Bravo e seus oito roteiros guiados em Paris, todos eles tendo a história como pano de fundo.
Depois de alguns meses de concepção e testes, os roteiros finalmente estão prontos — e maravilhosos!
-
Paris e a Revolução Francesa:

Fachada em Paris com o lema da Revolução Francesa. Foto de andersphoto no Shutterstock
Você vai (re)descobrir a Revolução Francesa, ao vivo e a cores, caminhando por alguns dos locais mais emblemáticos desta história – Bastilha, Hotel de Ville, Conciergerie, Place de la Concorde… Não apenas você vai entender como era Paris naquela época, como vai descobrir as consequências da Revolução na própria cidade e na sociedade francesa.
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
Paris sob a ocupação nazista:

Hitler em Paris
Você vai seguir os passos de um dos líderes políticos mais conhecidos e temidos do século XX: Adolf Hitler. Enquanto visita alguns pontos-chave da cidade, a partir da ótica do tirano nazista, você vai conhecer os detalhes de um dos momentos mais dramáticos da história francesa – a ocupação de Paris pelo Reich alemão.
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
A Paris dos Impressionistas:

A Avenida da Ópera por Camille Pissaro
Na segunda metade do século 19, Paris era a capital cultural e artística do mundo. E é nessa cidade que surgirá um grupo de artistas inovadores e ousados, que revolucionou os padrões artísticos e o gosto estético da época: os impressionistas. Afinados com o momento de transformações em que viviam, os impressionistas farão da cidade de Paris, de seus habitantes e de suas esquinas mais insuspeitas a matéria-prima de suas mais belas obras de arte. A proposta de Natália é a de percorrer alguns desses cenários, aprendendo um pouco mais sobre esse movimento e redescobrindo a perspectiva única de Manet, Caillebotte, Monet, Renoir e tantos outros, que ajudaram a imortalizar a cidade no nosso imaginário e nos nossos corações.
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
A vida artística e literária na Paris dos anos 1920:
Por que nos anos 1920 Paris atraiu uma leva de artistas, escritores e intelectuais apesar da crise pós 1ª Guerra Mundial? Por que presença tão forte de norte-americanos na Paris dessa época? Essas são questões de grande importância, mas geralmente pouco abordadas quando se pensa na Paris literária dos anos 1920. Responder a essas perguntas, e a muitas outras, é a proposta desse roteiro. O objetivo, mais uma vez, é o de fazer da experiência de conhecer Paris alguma coisa de especialíssima: conhecer os seus cafés e as suas livrarias pode ser, também, pôr os pés em toda essa história.
Clique aqui e leia o artigo escrito pela Natália sobre esse roteiro.
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
Uma história no feminino: mulheres notáveis ao longo dos séculos:
Clique aqui e leia o artigo escrito pela Natália sobre a pintora Berthe Morisot.
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
A Paris Napoleônica:
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
A Paris de Victor Hugo:
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
-
Um passeio pelo mundo das livrarias parisienses:
Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)
Sobre os passeios ‘Paris Histórica’
Todos os passeios acontecem em pequenos grupos, de 2 a 10 pessoas.
Para fazer a sua reserva e obter mais informações, entre em contato com a Natália pelo email parisdehistorias@gmail.com
Um pouco mais sobre a Natália
Natália é historiadora, formada pela PUC-RJ. Se mudou para Paris para fazer doutorado, “numa daquelas universidades com as quais a gente sonha a vida toda”, ela brinca. Veio com filha, com a cara e a coragem, como muitos brasileiros que chegam aqui.

A historiadora brasileira Natália Bravo
Há pouco menos de um ano na cidade, Natália já está instalada como se aqui já morasse há muitos anos. Afinal, sua história com Paris é antiga:
“Minha paixão pela História está intimamente ligada à França, e à minha avó. Dizem que avó é mãe com açúcar, né? Que casa de avó cheira a bolo quentinho. Pois é. Mas as minhas experiências de infância eram muito diferentes disso tudo. Minha avó não fazia bolo pra mim. A casa da minha avó tinha cheiro era de livro. Livros por todos os cantos.
Um dia, lá pelos meus seis anos de idade, minha avó me pegou pela mão. Queria me contar uma história para dormir. Na sua voz mansinha, suave, ela me narrou com maestria as intrigas palacianas, a fome, as revoltas, a fuga e a deposição dos reis. Luís XVI. Maria Antonieta. Revolução Francesa! Não consegui dormir, é verdade. Quem é que dorme depois de saber que cortaram a cabeça do rei e da rainha? O fato é que no dia seguinte eu acordei exultante: assim que pude, fui contar a todos os amigos, aos primos, ao pai e à mãe que eu sabia tudo de Revolução Francesa! E assim, caí de amores pela história, e, claro, pela França e por Paris. A essa cidade eu devo, em parte, a escolha pela profissão que hoje me define e me toma tantas horas de estudo, de pesquisa e de leitura.
Hoje, eu compreendo que foi pelas páginas mais assombrosas da história francesa que, pela primeira vez, eu caí de amores pela história, e, claro, pela França. Principalmente por Paris.
Minha paixão me fez visitar Paris inúmeras vezes, até me mudar definitivamente em 2018. Conheci os bistrôs da moda. Tomei vinho e champanhe. Provei macaron, croissant, foie gras e soupe d’oignon. Aprendi que conhecer Paris é uma atividade que nunca tem fim. É muito mais do que a visita aos seus pontos turísticos mais famosos. É andar pelas ruas sem rumo certo. É espantar o frio do inverno tomando um belo chocolate quente no Angelina, na Ladurée ou no Jacques Genin, três lugares preciosos que eu descobri graças às dicas sempre certeiras da Lina e do Rodrigo.
Paris é daqueles lugares que a gente não cansa nunca de (re)conhecer. A gente tá sempre conhecendo. Abrindo o embrulho e tirando da caixa com a ansiedade de uma criança que espera até à meia noite pra ganhar o seu presente de natal. Paris é isso. Um presente.
Meu desejo é o de que todos os leitores do Conexão Paris sejam presenteados com infinitas idas e vindas a Paris! E se você, assim como eu, compartilha o amor pela história e por Paris, nós poderemos descobrir juntos, a partir de agora, alguns dos capítulos mais encantadores e interessantes da história mundial, que foram escritos, ao longo do tempo, pelas ruas, pelas esquinas, pelos prédios e monumentos dessa cidade tão fascinante. Quer saber um pouco mais sobre a Revolução Francesa? A Segunda Guerra Mundial? A vida literária parisiense? Vamos juntos, é só escolher. Au revoir!
Passeios, guias e ingressos em Paris
- Para ingressos de museus, monumentos e atrações, clique aqui.
- Para visitas guiadas aos museus e passeios a pé em Paris, clique aqui.
- Para passeios em grupos por Paris e pela França, clique aqui.
- Para passeios de bike em Paris, clique aqui.
- Para transfers, traslados e passeios de carro, clique aqui.
No site Kayak você encontra as melhores tarifas para voos nacionais e internacionais.
23 Comentários
Mauro Nicolau Jr
Como faço para contatar a Natália? Estaremos, eu e a esposa, em Paris, em abril, se o coronavírus permitir e gostei bastante das propostas de passeios dela. Já fomos várias vezes a Paris e estamos sempre procurando coisas novas e saber a história dos lugares é muito legal?
Rodrigo Lavalle
Mauro, escreva para ela no email disponibilizado no artigo acima: parisdehistorias@gmail.com
Roodney R Almeida
No mesmo dia que você escrevia essa nota, eu estava aí, em Paris! Quero fazer o roteiro com você, pois gostei da sugestão. Abs
Rodrigo Lavalle
Roodney, venha! Escreva para a Natália no email parisdehistorias@gmail.com
Priscilla Olyva
Fiz o roteiro Hitler em Paris com a Natália no começo de junho e gostaria muito de agradecer ao Conexão Paris e a Natália pelo passeio maravilhoso.
Eu gosto muito de estudar a Segunda Guerra e já tinha estado em Paris outras vezes, mas a Natália nos apresentou uma Paris diferente e com histórias muito interessantes sobre esse triste período.
É um passeio que eu recomendo!
Rodrigo Lavalle
Priscilla, agradecemos o retorno e ficamos felizes que você tenha gostado do tour.
Monica e Veronica Zarate Chaparro
Visitamos Paris em abril de 2019. Tivemos o privilégio de realizar 3 roteiros de passeios históricos com a Natália Bravo. Foram: Paris e a Revolução Francesa, A Paris dos Impressionistas e A Paris Literária e os Cafés Parisienses. Gostaríamos de agradecê-la por compartilhar conosco seu amor pela história e por Paris. Foi um dia maravilhoso!
Ela nos brindou Paris sob um novo olhar. Gratidão!
Rodrigo Lavalle
Monica e Veronica, ficamos muito felizes que vocês tenham gostado! Obrigado pelos elogios e pelo retorno.
Rodrigo Lavalle
Mônica e Verônica, ficamos felizes que vocês tenham gostado e agradecemos o retorno.
Janete Figueiredo
Adorei a história da Natalia, pela coragem, pela busca de sonhos. Eu tenho 58 anos e depois de formada em Direito em vias de me aposentar fui fazer Letras e estou cursando na UFF. Escrevo e queria me aprimorar na escrita. Tenho um netinho de 9 meses e minha casa é assim: cheia de livros, e quero ser essa vozinha da Natalia. Sempre que posso vou a Paris e seus passeios já estão no meu roteiro.
Rodrigo Lavalle
Janete, a Natalia agradece os elogios e está esperando você e sua neta para os passeios.
Monica
Gostaria de saber se você Natalia faz visita guinada para crianças de 9 anos?
Rodrigo Lavalle
Monica, a Natália não tem um roteiro histórico específico para crianças mas, percursos como aquele sobre a Segunda Guerra Mundial, podem ser acompanhados por crianças dessa faixa etária. Já tivemos algumas experiências bastante positivas. Escreva para a Natália no parisdehistorias@gmail.com e converse com ela.
José Augusto Souza
Parabéns Nathália . É muito bom visitarmos as cidades com o foco na história. Paris é riquíssima e esta abordagem é muito interessante. Vc veio a acrescentar mais uma visão de um periodo tão sofrido. da nossa história Parabéns ao Conexão Paris pela escolha de artigos e tão enriquicedores e de profissionais tão gabaritados.
Rodrigo Lavalle
José, obrigado pelo comentário.
Ana Moura
Os franceses tiveram muita responsabilidade com a ocupação alemã na França. O governo de Vichy era colaboracionista dos nazistas. Essa tua visita guiada está sim glamourizando esta história tão triste para a humanidade. Por que não a História da Resistência como personagem principal? Errou feio, doutoranda.
Natália
Porque a história da resistência está inserida no quadro maior da ocupação do país pelos nazistas, capitaneados por Hitler. A quê os franceses resistiram (enquanto muitos outros, como você disse, colaboraram)? À ocupação do Reich alemão. A resistência é parte do contexto histórico que vamos discutir com os turistas. Histórias tristes também precisam ser contadas. Um abraço.
Marilze Lopes Bell iCastanha
Muito bom Esta moça é culta,inteligente ,sensïvel e corajosa.Parabéns
Maria Stella Streva
Parabéns Conexão Paris, pela exemplar participação da historiadora Natália Bravo!
Ser apaixonada pelo que faz só traz êxitos e prosperidade! Parabéns Natália pelo seu lindo
texto e pela grande conquista!
Stella Streva
Rodrigo Lavalle
Maria Stella, obrigado!
Claudia Gadelha
Fantástico Parabens Conexão Paris ! Parabéns também à Natalia pelo trabalho , por compartilhar um
Pouco da sua história conosco e que me fez viajar no tempo .Amo história ❤️ Amo Paris ❤️
Rodrigo Lavalle
Claudia, obrigado!