– Seminários do Confinamento –

Natália Bravo, historiadora brasileira radicada em Paris, vem trabalhando com o Conexão Paris há mais de 1 ano propondo roteiros guiados a pé por Paris, todos eles tendo a história como pano de fundo.

Em tempos de confinamento e fechamento de fronteiras, a ela está oferecendo seminários online para aqueles que amam Paris e História. Veja abaixo as datas e temas.

Os cursos acontecem sempre às 17h (horário de Brasília) e custam 50 reais. Para fazer sua reserva e saber mais informações, escreva para a Natália no email parisdehistorias@gmail.com

  • 06/05: A Paris de Hemingway
  • 13/05: A Paris Revolucionária
  • 20/05: Mulheres notáveis: uma história da França no feminino
  • 03/06: História da higiene e das epidemias na França
  • 10/06: Segunda Guerra Mundial: história e memória
  • 17/06: Maio de 1968 em Paris
  • 24/06: Literatura Francesa e História

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Os passeios guiados

Apresentamos a guia historiadora brasileira Natália Bravo e seus oito roteiros guiados em Paris, todos eles tendo a história como pano de fundo.

Depois de alguns meses de concepção e testes, os roteiros finalmente estão prontos — e maravilhosos!

  • Paris e a Revolução Francesa:

Paris histórica

Fachada em Paris com o lema da Revolução Francesa. Foto de andersphoto no Shutterstock

Você vai (re)descobrir a Revolução Francesa, ao vivo e a cores, caminhando por alguns dos locais mais emblemáticos desta história – Bastilha, Hotel de Ville, Conciergerie, Place de la Concorde… Não apenas você vai entender como era Paris naquela época, como vai descobrir as consequências da Revolução na própria cidade e na sociedade francesa.

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • Paris sob a ocupação nazista:

Paris histórica

Hitler em Paris

Você vai seguir os passos de um dos líderes políticos mais conhecidos e temidos do século XX: Adolf Hitler. Enquanto visita alguns pontos-chave da cidade, a partir da ótica do tirano nazista, você vai conhecer os detalhes de um dos momentos mais dramáticos da história francesa – a ocupação de Paris pelo Reich alemão.

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • A Paris dos Impressionistas:

Paris histórica

A Avenida da Ópera por Camille Pissaro

Na segunda metade do século 19, Paris era a capital cultural e artística do mundo. E é nessa cidade que surgirá um grupo de artistas inovadores e ousados, que revolucionou os padrões artísticos e o gosto estético da época: os impressionistas. Afinados com o momento de transformações em que viviam, os impressionistas farão da cidade de Paris, de seus habitantes e de suas esquinas mais insuspeitas a matéria-prima de suas mais belas obras de arte. A proposta de Natália é a de percorrer alguns desses cenários, aprendendo um pouco mais sobre esse movimento e redescobrindo a perspectiva única de Manet, Caillebotte, Monet, Renoir e tantos outros, que ajudaram a imortalizar a cidade no nosso imaginário e nos nossos corações.

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • A vida artística e literária na Paris dos anos 1920:

Por que nos anos 1920 Paris atraiu uma leva de artistas, escritores e intelectuais apesar da crise pós 1ª Guerra Mundial? Por que presença tão forte de norte-americanos na Paris dessa época? Essas são questões de grande importância, mas geralmente pouco abordadas quando se pensa na Paris literária dos anos 1920. Responder a essas perguntas, e a muitas outras, é a proposta desse roteiro. O objetivo, mais uma vez, é o de fazer da experiência de conhecer Paris alguma coisa de especialíssima: conhecer os seus cafés e as suas livrarias pode ser, também, pôr os pés em toda essa história.

Clique aqui e leia o artigo escrito pela Natália sobre esse roteiro.

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • Uma história no feminino: mulheres notáveis ao longo dos séculos:

Nesse percurso, nosso objetivo é percorrer a Paris de algumas das grandes mulheres que aqui viveram e produziram: Marie Curie, Berthe Morisot, Coco Channel, Gertrude Stein e Sylvia Beach, Marguerite Duras e Simone de Beauvoir. Mulheres fortes, com trajetórias admiráveis, que fizeram diferença na sociedade do seu tempo, mas cuja importância é pouco considerada nas narrativas históricas oficiais. O conhecimento dessas histórias pode ser aliado ao desfrute prazeroso dessa cidade dos sonhos, que é Paris. Esse é o nosso objetivo.

Clique aqui e leia o artigo escrito pela Natália sobre a pintora Berthe Morisot.

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • A Paris Napoleônica:

Percorreremos alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade aproveitando a ambiência mais que privilegiada para revisitar um dos períodos históricos mais emblemáticos da historia da França: o Império Napoleônico. Aproveitaremos o grande numero de monumentos e de construções do período napoleônico pela cidade para conhecermos melhor o imperador Napoleão, um dos personagens mais célebres e mais interessantes da historia do ocidente. E só vir com a gente!

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • A Paris de Victor Hugo:

Nesse percurso, seguiremos os passos de outro dos grandes personagens da história francesa: Victor Hugo, escritor e homem público. O romancista que faz do passado e das questões sociais a grande matéria de suas obras. O político que assume as causas do seu tempo com grande paixão. O grande Victor Hugo. Conhecê-lo através de um percurso na cidade que ele tanto amou é uma forma de homenageá-lo, enquanto aprendemos. Não pode haver nada melhor.

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

  • Um passeio pelo mundo das livrarias parisienses:

Esse é um percurso pensado sob medida para os bibliófilos; aqueles que, assim como eu, consideram os livros seus melhores amigos. A gente tá sempre com eles. Na alegria. Na tristeza. Na cabeceira. No trem e no metrô. Que desperdício seria passar por Paris sem apreciar algumas das livrarias mais belas e mais ricas do mundo, não é? Minha proposta é a de fazermos juntos um apanhado de alguns desses lugares encantados que Paris abriga, aproveitando o momento pra discutir a história e o lugar central de Paris no campo literário mundial. Reflexão e desfrute. Imperdível, né?

Duração: 2 horas | Valor: 50 euros por pessoa (leitor do Conexão Paris ganha 5% de desconto)

Sobre os passeios ‘Paris Histórica’

Todos os passeios acontecem em pequenos grupos, de 2 a 10 pessoas.

Para fazer a sua reserva e obter mais informações, entre em contato com a Natália pelo email parisdehistorias@gmail.com

Um pouco mais sobre a Natália

Natália é historiadora, formada pela PUC-RJ. Se mudou para Paris para fazer doutorado, “numa daquelas universidades com as quais a gente sonha a vida toda”, ela brinca. Veio com filha, com a cara e a coragem, como muitos brasileiros que chegam aqui.

Paris histórica

A historiadora brasileira Natália Bravo

Há pouco menos de um ano na cidade, Natália já está instalada como se aqui já morasse há muitos anos. Afinal, sua história com Paris é antiga:

“Minha paixão pela História está intimamente ligada à França, e à minha avó. Dizem que avó é mãe com açúcar, né? Que casa de avó cheira a bolo quentinho.  Pois é. Mas as minhas experiências de infância eram muito diferentes disso tudo. Minha avó não fazia bolo pra mim. A casa da minha avó tinha cheiro era de livro. Livros por todos os cantos.

Um dia, lá pelos meus seis anos de idade, minha avó me pegou pela mão. Queria me contar uma história para dormir.  Na sua voz mansinha, suave, ela me narrou com maestria as intrigas palacianas, a fome, as revoltas, a fuga e a deposição dos reis. Luís XVI. Maria Antonieta. Revolução Francesa! Não consegui dormir, é verdade. Quem é que dorme depois de saber que cortaram a cabeça do rei e da rainha? O fato é que no dia seguinte eu acordei exultante: assim que pude, fui contar a todos os amigos, aos primos, ao pai e à mãe que eu sabia tudo de Revolução Francesa! E assim, caí de amores pela história, e, claro, pela França e por Paris. A essa cidade eu devo, em parte, a escolha pela profissão que hoje me define e me toma tantas horas de estudo, de pesquisa e de leitura.

Hoje, eu compreendo que foi pelas páginas mais assombrosas da história francesa que, pela primeira vez, eu caí de amores pela história, e, claro, pela França. Principalmente por Paris.

Minha paixão me fez visitar Paris inúmeras vezes, até me mudar definitivamente em 2018. Conheci os bistrôs da moda. Tomei vinho e champanhe. Provei macaron, croissant, foie gras e soupe d’oignon. Aprendi que conhecer Paris é uma atividade que nunca tem fim. É muito mais do que a visita aos seus pontos turísticos mais famosos. É andar pelas ruas sem rumo certo. É espantar o frio do inverno tomando um belo chocolate quente no Angelina, na Ladurée ou no Jacques Genin, três lugares preciosos que eu descobri graças às dicas sempre certeiras da Lina e do Rodrigo. 

Paris é daqueles lugares que a gente não cansa nunca de (re)conhecer. A gente tá sempre conhecendo. Abrindo o embrulho e tirando da caixa com a ansiedade de uma criança que espera até à meia noite pra ganhar o seu presente de natal. Paris é isso. Um presente.

Meu desejo é o de que todos os leitores do Conexão Paris sejam presenteados com infinitas idas e vindas a Paris!  E se você, assim como eu, compartilha o amor pela história e por Paris, nós poderemos descobrir juntos, a partir de agora, alguns dos capítulos mais encantadores e interessantes da história mundial, que foram escritos, ao longo do tempo, pelas ruas,  pelas esquinas, pelos prédios e monumentos dessa cidade tão fascinante. Quer saber um pouco mais sobre a Revolução Francesa? A Segunda Guerra Mundial? A vida literária parisiense? Vamos juntos, é só escolher. Au revoir!

Passeios, guias e ingressos em Paris

  • Para ingressos de museus, monumentos e atraçõesclique aqui.
  • Para visitas guiadas aos museus e passeios a pé em Paris, clique aqui.
  • Para passeios em grupos por Paris e pela França, clique aqui.
  • Para passeios de bike em Paris, clique aqui.
  • Para transfers, traslados e passeios de carro, clique aqui.

 


No site Kayak você encontra as melhores tarifas para voos nacionais e internacionais.


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário