Conheça os mais importantes cafés e livrarias parisienses em um percurso a pé proposto pela historiadora Natália Bravo que retraça a vida artística e literária na Paris dos anos 1920.

Artigo escrito pela historiadora Natália Bravo

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Dia desses, estive revendo Meia-noite em Paris, o filme memorável de Woody Allen, ambientado simultaneamente na Paris dos dias de hoje, dos anos de 1920 e da Belle Époque: estava em pleno processo criativo para a produção do novo roteiro histórico e literário que apresentamos hoje aos leitores: sobre a boemia, a vida artística e literária na Paris dos anos 1920.

paris dos anos 1920

Cartaz do file Meia-noite em Paris, de Woody Allen

Nesse contexto, senti falta de assistir a esse filme novamente, dessa vez com olhar clínico, e crítico. Como Woody Allen teria retratado a Paris daqueles anos? Era importante sabê-lo: afinal, os filmes tem um papel importantíssimo na construção do nosso imaginário sobre determinados lugares e determinadas épocas. Quanto mais filmes ambientados em Paris assistimos, mais apaixonados ficamos pela cidade, mesmo que nunca a tenhamos visitado. Se assistimos a muitos filmes históricos, de repente nos sentimos mais próximos, mais interessados por temas que em outros momentos nos pareciam tão distantes.

A ficção

É certo que os filmes são obras de arte, que são o resultado (também) da criatividade de seus realizadores, e que não há em seu processo de produção a mesma intenção de rigor científico e metodológico das obras de historiadores acadêmicos. Ainda assim, assistir a filmes para aprender história pode ser muito interessante e enriquecedor. Meia-noite em Paris é um exemplo disso: apesar de não ser propriamente um filme histórico, Woody Allen consegue nos transmitir nessa obra a sua admiração, verdadeira homenagem à cidade de Paris e a alguns de seus momentos históricos mais marcantes, como a Belle Époque e os anos de 1920, entre as duas guerras mundiais.

Sem entrar nos detalhes do enredo (vai que algum leitor ainda não viu o filme, não é?), a imagem que Woody Allen nos transmite da Paris dos anos de 1920 é de puro glamour: vida cultural fervilhante, produção literária e artística à toda: Ernest Hemmingway, Scott Fitzgerald, Pablo Picasso, Gertrude Stein. Josephine Baker. Boemia, criatividade, contentamento. E também uma invasão de norte-americanos, ilustres e desconhecidos, àquela que nessa época já era conhecida como a capital cultural do mundo: uma verdadeira República mundial das letras, na expressão ao autor francês Pascale Casanova. Essa Paris, dos cafés literários, dos disputados rendez-vous chez Madame Stein, dos cabarés e de uma riqueza cultural infinita povoa os sonhos de Gil, personagem de Owen Wilson, e também os nossos, por tabela. O filme é mesmo uma obra prima!

A realidade

Mas o fato é que a história é bem menos glamourosa do que nos sugere a narrativa de Allen. A Paris do pós Primeira Guerra Mundial havia perdido bastante do seu esplendor de anos atrás: ao contrário dos anos de Belle Époque, no final do século XIX, quando a cidade se transformava e se modernizava, embalada por uma crença quase inabalável nas benesses da ciência e do progresso, a Paris dos anos 1920 foi invadida pela crise e pelo pessimismo: apesar dos avanços, apesar do progresso, apesar da ciência, veio a guerra. E ela gerou destruição. Morte. Crise. Dívidas. Numa escala nunca antes imaginada.

Essa sensação de frustração, de pessimismo e descrença na humanidade servirá de inspiração, inclusive, para novas formas de se pensar a arte e a literatura. Seria a arte apenas a expressão do belo, do puro, do proporcional? Boa parte desses artistas não acreditará mais nisso. Será por esse motivo que esse grupo de intelectuais e artistas ficara conhecido como a geração perdida?

Sylvia Beach, fundadora da livraria ‘Shakespeare and Company’, e Ernest Hemingway, em março 1928, em frente à livraria.

Roteiro histórico e literário

Ora, se é assim, então por que Paris segue atraindo uma leva de artistas, de escritores, de intelectuais, que afluem em seus portos de forma incessante, apesar da crise? Por que essa presença tão forte de norte-americanos na Paris dessa época? Essas são questões de grande importância, mas geralmente pouco abordadas quando se pensa na Paris literária dos anos 1920.

paris dos anos 1920

Café de Flore, em Saint Germais. Foto:

Como sou daquelas historiadoras que está sempre com a pulga atrás da orelha, que considera de muita importância estudar os fenômenos dentro de seu contexto histórico, tentarei responder a essas perguntas, e a muitas outras, no percurso que apresentamos hoje: nosso objetivo, mais uma vez, é o de fazer da experiência de conhecer Paris alguma coisa de especialíssima: conhecer os seus cafés e as suas livrarias pode ser, também, pôr os pés em toda essa história.

Conhecer os artistas, os escritores, mas também o momento histórico em que viveram e produziram. Com mais ou menos glamour, a verdade é que o mergulho na história é sempre uma experiência da qual saímos muito melhores do que entramos. E a partir de agora, quem quiser e tiver oportunidade, terá a chance de partir comigo rumo a essas novas descobertas. Espero vocês! Entrem em contato pelo email parisdehistorias@gmail.com

Sobre a Natália

Natália é historiadora e carioca. Após concluir o curso de mestrado e trabalhar por anos com ensino de História, fez as malas e partiu rumo à concretização de um sonho antigo: continuar os estudos em Paris.

Além de estudar, ela oferece passeios guiados históricos em Paris, são eles: Paris e a Revolução Francesa, Hitler em Paris e A Paris dos Impressionistas (clique aqui para saber mais sobre eles).

Para fazer a sua reserva e obter mais informações, entre em contato com a Natália pelo email parisdehistorias@gmail.com

Leia também os outros artigos escritos pela Natália:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris