Atualizado em outubro 2017. Para saber se vale a pena ou não comprar o Museum Pass – passe para a visita de museus e monumentos – você tem que fazer algumas contas.

O Museum Pass é um bilhete único que dá acesso a mais de 60 museus e monumentos em Paris e arredores. Ele é vendido para 2, 4 ou 6 dias; custa respectivamente 48, 62 e 74 euros (valores de 26/10/2017; veja aqui) e seu uso deve ser consecutivo, ou seja, se você pular um dia, esse dia será perdido.

Vale a pena comprar o Museum Pass?

Vale se sua estadia em Paris for prolongada, se você quiser visitar muitos museus e monumentos e se você concordar em concentrar as visitas em 2, 4 ou 6 dias consecutivos.

Se você estiver em Paris por 4 ou 5 dias e quiser conhecer somente dois dos principais museus e um monumento, não vale a pena comprar o passe.

Leve em conta também que a Torre Eiffel não faz parte do Museum Pass e que entrar na Notre Dame é gratuito. Neste monumento você paga somente para subir nas suas torres. Além disso, nos primeiros domingos de cada mês, muitos museus são gratuitos na França.

museum pass

Crédito foto: Rita, fotógrafa do Conexão Paris

Os valores abaixo te ajudarão a compreender a situação:

Se sua estadia é de poucos dias, comprar os tickets avulsos sai mais barato. Um exemplo: se escolher visitar somente o Louvre (ticket avulso 15 euros), o Museu Orsay (ticket avulso 12 euros) e o Castelo de Versailles (ticket avulso 20 euros), gastará 47 euros.

Neste caso, compre com antecedência os tickets nos sites oficiais de cada museu ou monumento e evitará as enormes filas. Para alguns deles, como o Louvre e Versailles, você pode comprar também no site, Minha Viagem a Paris. Clique aqui.

Sua estadia é de 10 ou 15 dias, você adora cultura e visitará muitos museus e monumentos. Neste caso o Museum Pass vale a pena se você organizar muito bem sua agenda. Concentre os programas e faça pelo menos duas visitas por dia no prazo máximo de 6 dias consecutivos.

Se estiver viajando com a família, leve em consideração o seguinte: quase todos os museus e monumentos são gratuitos para menores de 18 anos, basta apresentar documento de identidade. Aconselhamos que leia nosso artigo sobre a gratuidade na França. Clique aqui.

Outro ponto, os museus e monumentos fecham às segundas ou às terças. Verifique os horários nos sites oficiais para fazer a programação correta do que visitar nesses dias.

Observação: alguns leitores assinalaram outras duas qualidades do Museum Pass: cortar filas e possibilitar entrar várias vezes nos mesmos museus e monumentos. Não se esqueçam que os ingressos avulsos, comprados com antecedência, também cortam filas.

O Museum Pass da acesso aos seguintes museus e monumentos:

. em Paris: Arco do Triunfo, Centre Pompidou, Musée des Arts Decoratifs, Musée du Quai Branly, La Villette, Conciergerie, Musée du Louvre, Crypte de Notre Dame, Torres da Notre Dame, Musée Orangerie, Musée d’Orsay, Panthéon, Musée Rodin, Sainte Chapelle;

. fora de Paris: Château de Chantilly, Château de Fontainebleau, Château Malmaison, Château de Rambouillet, Basilique de Saint Denis, Château de Versailles, Château de Vincennes.

Onde comprar o Museum Pass:

  • No Office du Tourisme de Paris: 25 rue Pyramides, 75001 (estação Pyramides, linhas 7 e 14); 10 minutos de caminhada do Museu do Louvre;
  • Na bilheteria de quase todos os museus;
  • Nos guichês de informações turísticas dos aeroportos (clique aqui para saber onde eles se localizam) e estações de trem em Paris;
  • Nas lojas FNAC;
  • Por internet no site do Museum Pass.

Você também pode adquirir ingressos para alguns destes monumentos e museus no site, Minha Viagem a ParisClique aqui.

Se precisar de fotógrafo em Paris, clique aqui para conhecer a proposta da nossa fotógrafa Rita.


museum passAcesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.