Fontainebleau é o único castelo real e imperial habitado continuamente durante sete séculos. Uma verdadeira história da arte e da arquitetura francesa.

Não exageraria se dissesse que Fontainebleau é o mais bonito castelo da França. Por aí passaram 34 reis e dois imperadores. Todos eles deixaram sua marca. Mas duas presenças foram marcantes, a de François I e Napoleão.

François I foi o responsável pela transformação de um pequeno forte medieval em castelo dedicado ao lazer e aos prazeres da vida. Daí para a frente, todos os soberanos franceses aproveitaram nāo somente do conforto e da beleza do castelo como também puderam exercer o esporte preferido dos monarcas, a caça. Fontainebleau atraiu também artistas, poetas e filósofos, entre eles Molière e Voltaire.

castelo de fontainebleau

Sala do Trono de Napoleão

Fontainebleau possui também forte presença de Napoleão com a Sala do Trono e seus aposentos. E foi neste castelo que ele se despediu dos franceses, antes de partir para o exílio na ilha de Elbe, deixando esta carta : “o imperador Napoleāo, fiel aos seus compromissos, declara que ele renuncia ao trono da França e da Itália, e que nāo existe nenhum sacrifício, mesmo o da vida, que ele nāo esteja pronto a fazer no interesse da França”.

Para termos uma idéia da importância de Fontainebleau para a história da França é necessário saber que este castelo foi construído meio século antes do Louvre e cinco séculos antes de Versailles. A história da França foi construída entre suas paredes.

castelo de fontainebleau

Biblioteca de Fontainebleau

Diante da beleza e da importância de Fontainebleau, por que outros castelos como Versailles e Chantilly são mais visitados e conhecidos pelos próprios franceses e pelo turismo internacional?

Esta foi a questão que colocamos ao representante dos Monuments Nationaux que nos recebeu no castelo. Duas variáveis explicam, de acordo com o discurso oficial, a falta de visibilidade de Fontainebleau: a ausência de uma ligação direta entre Paris e o castelo, como no caso de Paris/Versailles e falta de verbas para a restauração do monumento e para campanhas de marketing.

castelo de fontainebleau

Capela

Já tínhamos percebido o aumento da presença de Fontainebleau na mídia francesa e nesta visita ficou confirmado que a nova direção deseja recuperar o tempo perdido com política dinâmica em todos os sentidos.

Está na hora de conhecê-lo, antes a chegada massiva dos turistas internacionais.

Informações práticas

O castelo abre todos os dias menos às terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. A visita livre do castelo leva em torno de duas horas.

Preço: 12€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

Como ir

Pegue na estação Gare de Lyon, grandes lignes, o trem em direção à Montargis, Montereau ou Laroche Migennes. Desça na estação Fontainebleau Avon. Diante da estação pegue o ônibus linha 1 direção Les Lilas e desça no ponto Château. Em seguida basta seguir ao longo das grades do parque do Castelo e logo em seguida temos uma primeira entrada. É fácil chegar. Na volta, pegue o mesmo ônibus na frente da pracinha da cidade. Preço do ticket do trem ida e volta: 17,70 euros. Mais 4 euros ida e volta do ônibus.

Você pode fazer este passeio com a empresa Paris City Vision. Ela possui uma visita dupla aos castelos de Vaux Le Vicomte e Fontainebleau (clique aqui). Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto em todos os passeios vendidos no site da empresa. Para usufruir do desconto insira o código promocional CONEXAOPARIS durante o processo de reserva.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.