Apesar de não ser tão famoso quanto outros monumentos de Paris, o Panthéon é um dos mais bonitos edifícios da cidade e certamente vale a visita.

A história do Panthéon foi movimentada. O projeto inicial do arquiteto Soufllot era a construção de uma igreja – dedicada à Saint Geneviève – tão monumental quanto a Saint Pierre de Rome e a Saint Paul de Londres. A sua fachada é cópia do Panthéon d’Agrippa de Roma.

Durante muitos anos, seguindo os movimentos políticos franceses, o edifício foi alternadamente laico ou religioso.

Lugar de memória e homenagem

Hoje ele é um lugar de memória e homenagem aos homens e mulheres que morreram pela França.

Algumas personalidades – 73 ao total – estão enterradas na cripta do Pantheón. Outras não, mas isto não impede que elas sejam citadas e homenageadas em placas de mármore.

Por exemplo, ao lado do monumento dedicado à Convention Nationale, encontramos nomes de escritores que morreram pela França durante a primeira guerra mundial – Charles Péguy, Apollinaire – e durante a segunda guerra – Max Jacob, Saint Exupéry. Diante do nome Antoine de Saint Exupéry lemos: poeta, escritor, aviador, desaparecido durante uma missão de reconhecimento em 31 de julho de 1944.

Ao Panthéon podemos fazer uma crítica: somente quatro mulheres aí repousam.

A primeira, Sophie Berthelot, não foi escolhida e sim aceita para que seu corpo não fosse separado do seu esposo, o químico Marcellin Berthelot. A segunda, Marie Curie, recebeu duas vezes o prêmio Novel. Em 2015, Hollande anunciou a transferência de duas mulheres, Germaine Tillion e Geneviève de Gaulle Anthonioz. Ambas foram membros da resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Elas são somente citadas. As famílias recusaram a transferência de seus túmulos.

Além de ser um belíssimo monumento, do alto da sua cúpula temos uma vista maravilhosa de Paris. Os visitantes devem pagar um suplemento de 2 euros para subirem acompanhados por um guia nos seguintes horários: 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30. A subida e a descoberta da vista duram 45 minutos.

Em raras ocasiões, artistas são recebidos no Panthéon para performances e leituras de textos do repertório clássico francês.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


pantheonAcesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.