Em dezembro falamos sobre as diferentes tradições natalinas das principais regiões francesas (clique aqui para ler o artigo). Janeiro é o mês de outra tradição francesa, ainda dentro das comemorações do nascimento de Cristo: a galette des rois.

A galette des rois é um torta de massa folhada tradicionalmente recheada de creme de amêndoas que faz parte das festividades da Epifania – ou Dia de Reis, o dia em que Cristo recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos vindos do leste – na França.
Uma pequena figura de porcelana é escondida no interior da torta e a pessoa que a ganha se torna o rei ou a rainha da festa (as confeitarias costumam fornecer uma coroa de papel com a torta). Trata-se de uma tradição antiga cuja origem se encontra nas festas pagãs dos romanos chamadas Saturnales, nas quais um escravo era escolhido para ser o “rei do dia”.
Nessa época você encontra a galette des rois em qualquer padaria da cidade. Mas já que você teve a sorte de estar em Paris nessa data, não deguste qualquer uma, compre as melhores, feitas pelos melhores chefs pâtissiers (confeiteiros). Veja nossa pequena seleção abaixo:

  • Sébastien Gaudard é nosso pâtissier de estimação. Foi dele a sobremesa que comemos na ceia de Natal e na de Réveillon! Sua galette homenageia os 500 anos do ínicio da construção do Castelo de Chambord, localizado no Vale do Loire. Pâtisserie des Martyrs: 22 rue des Martyrs, 75009.
galette des rois

Galette des rois de Sébastien Gaudard

  • Além de oferecer a versão tradicional com creme de avelãs, Yann Couvreur (sobre o qual já falamos aqui) tem também a galette feita com creme de avelãs (o mesmo ingrediente da Nutella). Galeries Lafayette Gourmet: 35 boulevard Haussmann, 75009.
galette des rois

Galette des rois de Yann Couvreur

  • O Café Pouchkine, suntuosa casa de chás que é uma mistura da Rússia com a França (clique aqui e leia nosso artigo), também fez a sua versão da galette des rois com toques de amaretto. Café Pouchkine Place Madeleine: 16 place de la Madeleine, 75008.
galette des rois

Galette des rois do Café Pouchkine

  • Cédric Grolet, a atual estrela da pâtisserie francesa (clique aqui e leia sobre ele), fez uma galette des rois com massa de brioche, ao invés de massa folhada. Cédric Grolet: 6 rue Castiglione, 75001.
galette des rois

Galette des rois de Cédric Grolet


Restaurante diante da torre EiffelConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.