Natal rima com ostras, peru e champanhe. E também com doces variados, que surgem nas vitrines das confeitarias de Paris assim que as primeiras luzes de Natal se acendem na cidade. Descubra alguns dos tradicionais doces franceses de Natal.

Veja nossa lista de doces franceses de Natal:

  • Bûche de Noël, a rainha
Tradicional sobremesa de Natal francesa

A tradicional Buche de Noël, rainha das sobremesas natalinas francesas. Foto: Shutterstock

Esta é a rainha de todas as sobremesas natalinas, presente em onze entre cada dez ceias francesas. A importância da Bûche de Noël na celebração de Natal é tamanha que decidimos escrever um post apenas sobre a Buche – veja aqui.

  • Chocolate, o rei

Dar e receber bons chocolates faz parte da tradição natalina, em todo o mundo. Em Paris, as vitrines dos grandes chocolateiros são uma atração a parte, com produtos desenvolvidos especialmente para a ocasião. Leia aqui nosso artigo sobre os choclates-presentes de Natal de chocolate do chef Alain Ducasse.

Entre as receitas com chocolate, estão os Mendiants de Noel, inspirados nas sobremesas natalinas da região da Provence, onde a tradição é servir 13 sobremesas na ceia de Natal.

As frutas secas são uma das sobremesas servidas e simbolizam as ordens religiosas:

  • As uvas passas simbolizam os franciscanos;
  • As nozes e avelãs,  as carmelitas;
  • As amêndoas, os dominicanos;
  • Os figos secos, os augustinos.
Mendiants de Noël, inspirados nas sobremesas natalinas da Provence

Mendiants de Noël, inspirados nas sobremesas natalinas da Provence. Foto: Shutterstock

Os Mendiants de Noel, inspirados na tradição provençal, trazem as 04 espécies de frutas secas sobre uma base de chocolate.

  • Nougats
Nougats brancos, tradicionais doces servidos na ceia de Natal provençal.

Nougats brancos, tradicionais doces servidos na ceia de Natal provençal. Foto: Shutterstock

Assim como as frutas secas,  os nougats,  feitos à base de claras de ovo, mel e amêndoas,  são uma das estrelas do natal provençal.  Os nougats brancos simbolizam o bem e a pureza; os pretos (sem os ovos), as forças do mal.

  • Biscoitos de Natal

Os sablés, biscoitos amanteigados, ganham formas e decorações natalinas. A tradição dos sablés de Natal vem da Alsácia. Mas, pela facilidade de preparação e pela gostosura da receita, os sablés são hoje uma tradição em toda a Franca. Em dezembro, fazer e decorar os sablés em casa é uma diversão para as crianças.

Os biscoitos de pain d’épices também são um clássico, onipresentes em todas os mercados de Natal espalhados por todos o país.

Biscoitos de pain d'épice.

Biscoitos de pain d’épice.

O pain d’épice também pode ser em formato de bolo, uma deliciosa sobremesa natalina.

  • Marrons Glacés

Os marrons (castanhas portuguesas, como são chamados no Brasil) são frutos típicos do outono. Glaceados, viram sobremesa (divina) para o ano todo. E, no Natal, também são encontrados em caixas e oferecidos como presente.

  • Stollen
Doces franceses típicos do Natal

Stollen, tradicional sobremesa natalina alsaciana. Foto: Shutterstock

A culinária da Alsácia sofre grande influência alemã. E não é diferente com as receitas de Natal.  O Christstollen, apelidado simplesmente Stollen, é uma espécie de Panettone, feito à base de marzipã, frutas secas e especiarias.  Servido no café da manhã ou também em sobremesa, é um clássico do Natal alsaciano.


decorações de Natal em ParisAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.