A torta de Natal francesa é em forma de um tronco de árvore e a história da sua origem é interessante.

A torta de Natal francesa se chama Bûche de Noel e é encontrada tanto em Paris como no interior da França.

Torta de Natal francesa

Torta de Natal francesa

No inverno, os camponeses queimavam, em nome dos deuses, um grande tronco de árvore na lareira doméstica. Este tronco deveria ser consumido lentamente, durante vários dias. Se o tronco durasse muito tempo, 12 dias era o timing ideal, no ano seguinte a família teria uma boa colheita.

Não podia ser um tronco de uma árvore qualquer e sim de uma árvore frutífera, garantia a mais para abundância futura.

Durante todo o processo o tronco era umidificado com vinho. Assim eles controlavam a combustão, ofereciam álcool aos deuses e garantiam também grandes estoques de vinho. Por último, o mais velho da família jogava um pouco de sal no fogo para espantar os demônios e bruxas.

Em torno do dia 24 de dezembro, a família se reunía para o jantar do final do ano em torno desta lareira. Após a refeição, as crianças se insolavam para rezarem e pedirem presentes. De volta à lareira, elas encontravam bombons e docinhos espalhados em torno do tronco.

Durante séculos, o tronco simbolizou calor e reconforto familiar assim como esperança e otimismo para o novo ano.

Mais tarde, as cinzas eram guardadas e utilizadas como proteção contra doenças. Elas eram espalhadas pela casa, nos estábulos, galinheiros e plantações.

Com a chegada de novas técnicas de aquecimento as grandes lareiras desapareceram. Enquanto esse ritual do fogo foi lentamente esquecido outro se instalou devagar no seu lugar. E assim surgiu um outro tronco feito com massa de bolo e coberto por creme de chocolate.

Até hoje nas padarias e pâtisserie populares a bûche representa um verdadeiro tronco com suas rugosidades e tudo mais.

Torta de Natal francesa. chef Christophe Michalak

Torta de Natal francesa. chef Christophe Michalak

Hoje, os grandes chefs pâtissiers modernizaram esta sobremesa tradicional e abandonaram o realismo. Muitos ainda guardam a forma cilíndrica, mas suas bûches são vermelhas, amarelas e decoradas livremente.  Outros executam bûches que não apresentam mais nenhuma referência histórica (clique aqui).


decorações de Natal em ParisAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.