Você já pensou em fazer um curso de culinária em Paris e aprender tradicionais pratos franceses?

Paris é um dos primeiros destinos do turismo internacional por inúmeras razões. Entre elas, pela fama dos seus chefs, da sua gastronomia e das suas famosas receitas. Sejam elas salgadas ou doces, as tradicionais receitas francesas são mundialmente conhecidas.

Se você gosta de comer bem, aproveite sua estadia em Paris e aprenda pelo menos um prato da culinária francesa. 

O belo espaço para os cursos nas Galerias Lafayette Gourmet

A bela cozinha do curso que indicamos

Curso de Culinária em Paris

Como pode imaginar, Paris possui inúmeras ofertas de cursos de gastronomia ou cursos de culinária. Uns mais famosos do que os outros, uns excelente e outros nem tanto.

Nós moramos aqui há mais de 30 anos e já testamos vários deles. Até meus netos já fizeram cursos de culinária em uma das inúmeras vezes que passaram por Paris.

Aconselhamos nesse artigo o curso que, hoje, consideramos o melhor de Paris.

Como escolher um curso de culinária em Paris?

Como você está de passagem por Paris terá que escolher um curso rápido de culinária. Para isso, você tem inúmeras opções.

Indicamos, atualmente, a melhor delas. Trata-se de uma parceria entre a maior e melhor lojas de departamentos de Paris e a melhor escola de culinária da França.

Aproveito para dizer que se um dia quiser fazer um curso mais elaborado e aprofundando, ou mesmo um curso profissional, podemos te aconselhar também, basta nos escrever.

Aprenda as famosas receitas francesas

Curso na Lafayette Gourmet com chef da Escola Ferrandi

Curso rápido de culinária das Galerias Lafayette e Escola Ferrandi

Os cursos de culinária das Galerias Lafayette em parceria com a Escola Ferrandi acontecem na loja Galerias Lafayette Maison & Gourmet, no boulevard Haussmann. Para quem não conhece ainda, a Escola Ferrandi é considerada a melhor escola de culinária da França. 

Os cursos acontecem em inglês e em francês.

Curso de culinária em Paris: qual a proposta Galerias Lafayette e Escola Ferrandi?

O objetivo desta parceria é revelar, aos clientes das Galerias Lafayette, os segredos das receitas e pratos icônicos da culinária francesa.

Os chefs da Escola Ferrandi ensinam a preparar pratos dignos dos maiores restaurantes. A proposta inclui workshops de culinária para todas as idades e gostos: pratos salgados, sobremesas, coquetéis e confeitaria para crianças. 

Galerias Lafayette e Escola Ferrandi: Receitas escolhidas

Atualmente o curso oferece 4 workshops: 2 receitas salgadas e 2 receitas doces. Todas as quatro receitas fazem parte do repertório dos pratos franceses clássicos e famosos. Há aulas em francês e em inglês.

Receitas salgadas

Sem dúvida alguma, o magret de pato é uma das especialidades da cozinha francesa. Assim como as vieiras, que são considerada pelos grandes chefs um produto do mar elegante e delicado.

  • Magret de pato com purê de raízes.
  • Vieiras com creme de pastinaca e baunilha.
Receitas francesas: vieiras perfumadas com vanilha

Receita tradicional francesa: vieiras

Receitas doces

Entre os monumentos imperdíveis de Paris estão também seus doces. Pois bem, entre os dois doces que a Escola Ferrandi escolheu para o primeiro curso de confeitaria nas Galeries Lafayette, um deles é a minha receita preferida, a torta tatin:

  • Tarte Tatin. A famosa torta que é assada com a massa em cima e o recheio em baixo. Uma vez pronta, o problema é desenformar. Mas não se preocupe, você aprenderá o segredo da tarte Tatin. 
  • Paris Brest. Doce feito com a famosa massa chou, recheado com creme pralinée de amêndoas.
Tradicional receita francesa: tarte tatin

Tradicional receita francesa: torta tatin

Como foi a degustação das receitas preparadas?

No final de cada curso, alunos e chef se instalam em torno de uma imensa mesa. Este é o melhor momento, claro. Cada aluno degusta sua realização, troca impressões, pede dicas etc.

Quanto à tarte tatin, todos degustam a sobremesa preparada pelo chef e os alunos voltam para casa ou para o hotel com a torta que fizeram. Perfeito!

Curso de gastronomia na Lafayette Gourmet

Melhor momento: degustação das receitas preparadas

Porque o Conexão Paris indica o curso de culinária das Galerias Lafayette

Nós participamos de dois workshop e gostamos muito. 

  • Primeiro, aprendemos a melhor maneira de preparar duas das mais famosas receitas francesas, vieiras e torta tatin.
  • Segundo, como o chef era formado pela Ferrandi, tínhamos confiança na informação.
  • Terceiro, o espaço criado pelas Galeries Lafayette para os cursos de gastronomia é espaçoso, elegante, iluminado, com amplas janelas com vista para o boulevard Haussmann e a Ópera Garnier. Esse detalhe é importante. Já participamos de cursos de culinária e gastronomia até em sub-solos mal ventilados e apertados.
  • Quarto, ao lado da sala dos cursos foi instalada outra sala confortável onde todos se reúnem, no final, para a merecida degustação. Um momento de convivialidade e bom humor. 
  • Quinto, o grupo é pequeno, outro detalhe importante. O chef pode dar atenção aos participantes e ajudá-los em momentos delicados da preparação das receitas. 
Curso de Gastronomia em Paris

Confortávei espaço na Lafayette Gourmet para os cursos de culinária

Curso de culinária em Paris: Preços, duração, informações práticas

  • O valor dos cursos de receitas salgadas é de 150 euros cada. Em francês ou inglês. Clique aqui para reservar o seu. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto, basta usar o código GLCONEXAO no momento da reserva.
  • O valor dos cursos de receitas doces é de 120 euros cada. Em francês ou inglês. Clique aqui para reservar o seu. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto, basta usar o código GLCONEXAO no momento da reserva.
  • No dia do curso leve documento de identidade e seu ticket.
  • Número mínimo de participante: 6 | Número máximo de participantes 12
  • Crianças menores de 12 anos não são admitidas nestes 4 cursos. Há um curso especial para crianças de 7 a 12 anos, que devem estar acompanhadas por um adulto. Clique aqui para mais informações e fazer sua reserva.
  • No final cada participante ganha o avental, o famoso chápeu de chef, um avental e um diploma! O meu está exibido na biblioteca.
Diploma da Escola Ferrandi em parceria com Galerias Lafayette Gourmet

O diploma trona na biblioteca

Curso de culinária em Paris: Endereço

  • Os cursos acontecem na Galeries Lafayette Maison & Gourmet, 35 boulevard Haussmann, Paris.
  • O espaço Ferrandi se encontra no terceiro andar da Galeries Lafayette Maison & Gourmet.

Sem dúvida alguma, o curso oferecido pelas Galerias Lafayette Gourmet, em parceria com a melhor escola francesa – Escola Ferrandi -, é a melhor opção para quem quer fazer um curso rápido de culinária em Paris: chef excelente, endereço central e bem localizado, cozinha bonita, grupo pequeno.

Descontos e benefícios das Galerias Lafayette aos leitores do Conexão Paris


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário