Em dezembro falamos sobre as diferentes tradições natalinas das principais regiões francesas (clique aqui para ler o artigo). Janeiro é o mês de outra tradição francesa, ainda dentro das comemorações do nascimento de Cristo: a galette des rois.

A galette des rois é uma torta de massa folhada tradicionalmente recheada de creme de amêndoas que faz parte das festividades da Epifania – ou Dia de Reis, o dia em que Cristo recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos vindos do leste – na França.

Uma miniatura é escondida no interior da torta. A pessoa que recebe o pedaço da torta com a miniatura se torna o rei ou a rainha da festa (as confeitarias costumam fornecer uma coroa de papel com a torta). Trata-se de uma tradição antiga cuja origem se encontra nas festas pagãs dos romanos chamadas Saturnales, nas quais um escravo era escolhido para ser o “rei do dia”.

Nessa época você encontra a galette des rois em qualquer padaria da cidade. Mas já que você teve a sorte de estar em Paris nessa data, não deguste qualquer uma, compre as melhores, feitas pelos melhores chefs pâtissiers (confeiteiros). Veja nossa pequena seleção abaixo:

  • Sébastien Gaudard é nosso pâtissier de estimação. Foi dele a sobremesa que comemos na ceia de Natal e na de Réveillon! Sua galette homenageia os 500 anos do ínicio da construção do Castelo de Chambord, localizado no Vale do Loire. Pâtisserie des Martyrs: 22 rue des Martyrs, 75009.
galette des rois

Galette des rois de Sébastien Gaudard

  • Além de oferecer a versão tradicional com creme de avelãs, Yann Couvreur (sobre o qual já falamos aqui) tem também a galette feita com creme de avelãs (o mesmo ingrediente da Nutella). Galeries Lafayette Gourmet: 35 boulevard Haussmann, 75009.
galette des rois

Galette des rois de Yann Couvreur

  • O Café Pouchkine, suntuosa casa de chás que é uma mistura da Rússia com a França (clique aqui e leia nosso artigo), também fez a sua versão da galette des rois com toques de amaretto. Café Pouchkine Place Madeleine: 16 place de la Madeleine, 75008.
galette des rois

Galette des rois do Café Pouchkine

  • Cédric Grolet, a atual estrela da pâtisserie francesa (clique aqui e leia sobre ele), fez uma galette des rois com massa de brioche, ao invés de massa folhada. Cédric Grolet: 6 rue Castiglione, 75001.
galette des rois

Galette des rois de Cédric Grolet


Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.