Uma das grandes riquezas da França – além das paisagens naturais e edifícios históricos – é a sua culinária. É impossível entender o país sem ter provado alguns dos tradicionais pratos franceses. Esse é um “esforço” que todos estão dispostos a fazer!

O infográfico dessa semana fala sobre 20 tradicionais pratos franceses e onde comê-los em Paris. Este infográfico faz parte da nossa série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris e celebra o 14˚ post mais lido da nossa história: 20 pratos imperdíveis da cozinha francesa. Escrito em 1° de julho de 2015, este artigo foi visto 150.859 vezes.

tradicionais pratos franceses

Clique aqui e veja o infográfico ampliado no Pinterest

Assim como no Brasil, cada região francesa tem seu prato tradicional e sua identidade gastronômica. Nós já falamos sobre as especialidades culinárias da Bretanha, da Normandia e da Alsácia nesse artigo e sobre as da Provence nesse outro.

Estando em Paris fica mais fácil degustar os muitos pratos típicos da culinária francesa e todos aqueles que estão na nossa lista. Nela citamos onde em Paris encontrar o melhor de cada um deles. Alguns, como o croque monsieur e a salade de chèvre chaud podem ser encontrados em qualquer café ou brasserie de esquina. Outros, como o bœuf bourguignon ou o cassoulet, são mais difíceis, sendo pratos quase “esquecidos” e feitos mais no âmbito doméstico.

20 tradicionais pratos franceses

  1. Sopa de cebola, leia nosso artigo contando a história desse prato e aprenda como fazê-lo. Onde comer: Au Pied du Chocon (clique aqui para reservar uma mesa).
  2. Steak tartare, veja nosso vídeo mostrando um steak tartare sendo preparado. Onde comer: Brasserie Castiglione.
  3. Escargots, leia nosso artigo com uma breve história dos escargots. Onde comer: Comptoir de la Gastronomie.
  4. Crepes, leia nosso artigo que ensina a fazer as massas do crepe salgado e do crepe doce. Onde comer: Breizh Café.
  5. Cassoulet: leia nosso artigo contando a história do cassoulet e aprenda como fazê-lo. Onde comer: Le Violon d’Ingres (clique aqui para reservar uma mesa).
  6. Foie Gras: clique aqui e aprenda uma receita de canapés de foie gras.Onde comer: Comptoir de la Gastronomie.
  7. Confit de canard, leia nosso artigo sobre o confit de canard. Onde comer: La Fontaine de Mars.
  8. Magret de canard, leia nosso artigo sobre onde comer o melhor magret de carnard de Paris: A Noste.
  9. Gigot d’agneau, leia nosso artigo sobre o gigot d’agneau. Onde comer: Lazare (clique aqui para reservar uma mesa).
  10. Boudin noir, leia nosso artigo sobre onde comer o melhor boudin noir de Paris: Champeaux (clique aqui para reservar uma mesa).
  11. Sole Meunière. Onde comer: Comptoir de la Gastronomie.
  12. Croque monsieur, leia nosso artigo sobre o croque monsieur e o croque madame. Onde comer: Salão de chá Sebastien Gaudard.
  13. Pot au feu, leia nosso artigo sobre o pot au feu. Onde comer: Drouant (clique aqui para reservar uma mesa).
  14. Terrine. Onde comer: La Régalade Saint-Honoré.
  15. Aligot, leia nosso artigo sobre um restaurante onde você pode pedir o aligot como acompanhamento de qualquer prato. Onde comer: L’Ambassade d’Auvergne (clique aqui para reservar uma mesa).
  16. Coq au vin. Onde comer: La Biche au Bois.
  17. Bœuf bourguignon. Onde comer: Joséphine Chez Dumonet.
  18. Salade niçoise. Onde comer: Le Bistrot Bellet.
  19. Ostras, leia nosso artigo sobre onde comer as melhores ostras em Paris: Huîtrerie Régis.
  20. Salade de chèvre chaud. Onde comer: em qualquer brasserie de Paris!

Leia também: 15 tradicionais doces franceses e onde comê-los em Paris


Clique aqui e veja todos os infográficos que fazem parte da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


Bistrot de la Galette em MontmartreConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.