Pratos imperdíveis da cozinha francesa: ao visitar Paris não deixe de experimentar algumas das receitas clássicas francesas. Para ajudar você, selecionamos 20 pratos tradicionais preparados com produtos bem franceses.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

20 pratos imperdíveis da cozinha francesa

Fizemos a listinha dos pratos e produtos tipicamente franceses, aqueles que proporcionam um mergulho na tradição culinária do país.

Os franceses são especialistas do foie gras, das carnes de pato defumadas ou conservadas na gordura animal, dos patês e terrines, das receitas a base de batatas, do preparo da carne do cordeiro, dos produtos do mar, das crepes salgadas ou doces, dos cogumelos, das carnes cruas ou quase cruas, dos miúdos de boi, do preparo dos legumes, dos embutidos.

Toda seleção é arbitrária, esta não escapa à regra. Se deixamos de lado uma especialidade que você adora, cite nos comentários a sua sugestão.

Clique aqui e baixe nosso infográfico com todas as informações.

Clique aqui e saiba onde aprender a fazer 4 pratos da cozinha francesa.

pratos imperdíveis da cozinha francesa

Magret de pato com laranjas

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

1. O primeiro colocado na lista dos pratos imperdíveis da cozinha francesa é sem dúvida alguma o magret de pato. O magret de canard e o confit de canard são sempre pratos principais. O confit, feito com a coxa do pato, vem acompanhado por batatas douradas com alho. O magret ou o filé do pato é degustado crocante por fora mas rosa no interior. Os magrets aqui são sublimes. Toda brasserie oferece estes pratos.

2. Pato com laranja, o canard à l’orange, é o pato cortado em pedaços e cozido com caldo de laranja. Às vezes os restaurantes servem um filé de pato com molho de laranja. Outra receita tradicional é pato cozido com azeitonas. Como o pato com laranja é receita caseira, não o encontramos com frequência nos cardápios. Mas o magret com laranja é fácil encontrar.

3. Parmentier de canard, prato típico das brasseries, é preparado com um purê de batata e carne de pato conservada na gordura e desfiada. O parmentier pode ser feito também com carne de vaca, sobretudo as bochechas. Fica divino. Neste caso o prato se chama hachis parmentier e eu adoro o do Ma Cocotte, o restaurante projetado pelo arquiteto francês Philippe Starck no Mercado das Pulgas de Saint Ouen sobre o qual falamos aqui.

receitas francesas

Foie gras, prato mítico da cozinha francesa

O quarto colocado na lista dos 20 pratos imperdíveis da cozinha francesa se encontra o foie gras e abaixo indicamos um endereço simpático onde degustá-lo.

4. Foie gras que você encontra como entrada, servido com geléias e torradas ou em salada. O do Comptoir de la Gastronomie é bom. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o restaurante.

5. Batatas: gratinadas (gratin dauphinois), batatas em pirê (temos que provar pelo menos uma vez na vida o famoso purê do chef Joel Robuchon), aligot (purê enriquecido com um queijo chamado tomme de Laguiole), pommes de terre sautées ou rissolées (batatas cortadas em quadradinhos e douradas com alho)… Os franceses são experts no preparo das batatas.

 


Não esqueça o seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Pratos imperdíveis da cozinha francesa

Gigot agneau, o famoso perfil de cordeiro

O pernil de cordeiro é uma das receitas básicas da lista dos pratos imperdíveis da cozinha francesa. Ele é servido na Páscoa, aos domingos, em jantares entre amigos, uma daquelas receitas francesas que todos adoram.

6. Pernil do cordeiro (gigot d’agneau). Degustado cozido por fora e rosa por dentro ou então na versão 7 horas, assado no forno em baixa temperatura. Ele fica desmanchando. Em vários restaurantes você encontrará também a épaule d’agneau, minha preferida. Uma carne mais gorda e mais macia. Ou então o navarin d’agneau, ou seja, cordeiro em pedaços cozido lentamente com legumes. Onde comer em Paris: restaurante Lazare (clique aqui e leia nosso artigo sobre esse restaurante).

pratos imperdíveis da cozinha francesa

Lagosta cozida e grelhada

Lagostas e vieiras estão também na lista dos 20 pratos imperdíveis da cozinha francesa. Os franceses adoram peixes e frutos do mar, por isso as brasseries possuem um balcão exibindo lagostas, ostras, caranguejos etc.

7. Lagostas e coquilles saint jacques. A lagosta deve ser retirada viva do aquário e cozida no ponto exato. A lagosta não pode ser frita, ela resseca e endurece. Uma vez cozida e em seguida grelhada a degustamos com um molho e cada chef tem sua receita especial lagosta. A melhor lagosta que já degustei foi no restaurante Terra Cota, na cidade de Propriano na Córsega. Os franceses são experts, também,  no preparo das coquilles saint jacques, as vieiras, e dos plateaux de frutos do mar. Na foto acima a lagosta foi cozida e ligeiramente gratinada.

receitas francesas

Crepes: simples e deliciosos quando bem feitos

Ah! os crepes franceses! Claro, eles estão na lista dos pratos imperdíveis da cozinha francesa. E anote o endereço abaixo considerado como os melhores crepes de Paris.

8. Os crepes aqui são divinos. Em Paris temos um endereço perfeito, Breizh Café (clique aqui). Os crepes salgados são feitos com trigo sarraceno e os doces com farinha de trigo.

9. Os cogumelos franceses são verdadeiras iguarias e alguns custam caríssimo. Os franceses os preparam muito bem. Na estação dos cogumelos, todos os restaurantes oferecem cogumelos como entrada ou como acompanhamento.

pratos imperdíveis da cozinha francesa

Clássico das brasseries francesas: steak tartare

10. Steak tartare, carne crua cortada em pedacinhos com a ponta da faca e temperada. Normalmente ele é servido com um ovo cru e cebola picada crua. Os melhores de Paris estão neste artigo aqui.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


11. Timo do vitelo, o famoso ris de veau, é a glândula de crescimento do vitelo que desaparece quando ele se torna adulto. Quase não o preparamos em casa. Por isso todos os restaurantes gastronômicos o preparam muito bem. O ris de veau foi meu primeiro prato tipicamente francês. Nos primeiros dias da minha mudança para Paris, mal sabendo ainda me virar com a língua francesa, degustei pela primeira vez esta delícia.

12. Morteau, uma salsicha especial e considerada uma das melhores da França. Ela é servida cozida com lentilhas e este tradicional prato se chama petit salé au lentilles. O ingrediente principal é o morteau, mas no petit salé encontramos também outras carnes salgadas. Muitas brasseries e bistrôs oferecem este prato. Quando estou nostálgica do Brasil, cozinho feijão preto e morteau, a minha feijoada versão bleu/blanc/rouge.

13. Ratatouille, depois do filme sabemos do que se trata. A ratatouille é uma receita caseira e raros são os restaurantes que a preparam. Mas o franceses são especialistas na preparação dos legumes. Existe mesmo um grande chef legumeiro e nós ja testamos sua cozinha deliciosa (leia aqui). Aliás foi aqui em Paris que aprendi realmente preparar um molho de salada, a preparar legumes como o fenouil, as flores de abobrinha e a endive.

Sopa de cebola: famosa receita francesa

Outro prato famoso da cozinha francesa: sopa de cebola

14. Sopa de cebola, a famosa que todos nós brasileiros já provamos um dia. Eu gosto muito da sopa de cebola do Café Castiglione (clique aqui).

15. Lapin à la moutarde, coelho com mostarda é também uma receita caseira. Vamos encontrá-la nos pequenos bistrôs do interior da França. Prato simples e delicioso.

pratos imperdíveis da cozinha francesa

Onde degustar os famosos escargots?

16. Escargots, normalmente servidos dentro da concha e acompanhados por um molho a base de manteiga e alho. Em Paris existe um restaurante servindo somente esta iguaria, mas aconselho vocês provarem o do Comptoir de la Gastronomie, em Paris.

17. Fondues, basta o frio apertar que pensamos nas fondues de carne, de queijo, de chocolate. As melhores são feitas em casa. Mas se quiser degustar uma em Paris clique aqui.

18. Terrines e patês preparados de maneiras diversas e servidos como entrada. São todos deliciosos. Em Paris, incidamos o Régalade que oferece uma terrine sublime como amuse bouche (clique aqui).

pratos imperdíveis da cozinha francesa

Os delicados e deliciosos ovos mimosa

19. Os ovos fazem parte da vida dos cafés e bistrôs franceses. Nos cafés mais autênticos sempre encontramos, no balcão, uma cesta com ovos cozidos. Nos bistrôs e brasseries, sobretudo no interior da França, o cardápio oferece religiosamente entradas como: ovos en meurette (ovos gratinados dentro de um molho feito a base de cebola e vinho tinto), ovos com maionese, ovos bénédictine (ovos poché, colocados sob uma fatia de brioche dourada e coberto com molho feito com gemas, vinho branco e cebola), omeletes (atenção, a opção omelete baveuse quer dizer que o interior da omelete está cru, babando). Eu adoro os ovos bénedictine do brunch de domingo do Marcel (clique aqui). Quando ele vem acompanhado por uma fatia de salão defumado, ele se chama ovos norvegiens.

20. As sobremesas e doces francesas, divinos, perfeitos. Clique aqui e veja nossa lista das receitas mais tradicionais e onde degustá-las em Paris.

Infográfico 20 pratos da cozinha francesa

Clique aqui e baixe nosso infográfico com os 20 pratos imperdíveis da cozinha francesa e onde degustá-los em Paris.

Leia também