O infográfico dessa semana — da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris, feito em parceria com a Air France — é sobre o Mercado das Pulgas de Saint Ouen, também conhecido como Mercado das Pulgas de Paris, apesar de tecnicamente não estar em Paris.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Os mercados das pulgas e Paris

Um dos inúmeros charmes de Paris são as suas brocantes, vide-greniers e marchés aux puces: feirinhas e mercadinhos de rua que vendem desde antiguidades caras e valiosas à velharias de 1€ que poderiam muito bem ter ido direto para a lixeira.

Mas, como diz o ditado, o lixo de um pode vir a ser o luxo do outro.

A quantidade e o sucesso dessas feiras e mercados (clique aqui para ver a agenda) mostram não só um apego ao passado mas também a sua valorização, dois traços marcantes da sociedade francesa.

Os mercados das pulgas promovem também a ideia do reuso e da reciclagem ao invés do simples descarte e da compra de algo tinindo de novo.

Muitos restaurantes e cafés parisienses garimparam nos mercados das pulgas suas cadeiras, pratos e talheres. Lavou, tá novo!

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Mercado das Pulgas de Saint Ouen

Mas o maior e mais completo mercado das pulgas de Paris (e do mundo!) não fica em Paris. Ele está na vizinha cidade de Saint Ouen, periferia norte da capital francesa, logo depois do 18° arrondissement.

Mercado das Pulgas de Saint Ouen é, na verdade, formado por cerca de 14 mercados distintos que foram surgindo e se agrupando ao longo da rue des Rosiers (não confundir com a rua de mesmo nome que existe no Marais).

Oficialmente o mercado nasceu em 1885. Os mais antigos ainda em funcionamento foram abertos nos anos 1920. Atualmente o conjunto ocupa cerca de 7 hectares.

Outro fato curioso, segundo seu site oficial, o Mercado das Pulgas de Saint Ouen é o 5º local turístico mais visitado da França!

Saiba mais sobre o Mercado das Pulgas de Saint Ouen no infográfico abaixo.

Mercado das Pulgas de Saint Ouen: o infográfico

Mercado das Pulgas de Saint Ouen

O Mercado das Pulgas de Saint Ouen. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Os mercados que formam o Mercado

Os principais mercados que formam o Mercado das Pulgas de Saint Ouen são:

  • Antica: movéis e objetos dos séculos 18 e 19.
  • Biron é um dos mais antigos. Especializado no estilo Napoleão III, vende também móveis e objetos únicos da Europa e Ásia; joias e artes gráficas do século 17 ao design do século 20.
  • Cambo: móveis, pinturas e objetos dos séculos 18 e 19, armas antigas, objetos excepcionais, móveis dinamarqueses.
  • Dauphine, com uma mercadoria clássica no térreo e mais contemporânea nos andares superiores. Vende móveis clássicos; móveis e moda vintage do século 20; design industrial; sebo de livros e discos; produtos têxteis; relógios e joias; artesanato.
  • L’Entrepôt: objetos em grande escala (escadas, estantes, lareiras…).
  • Jules Vallès: móveis e objetos antigos, art nouveau, bronzes, relógios, livros, itens vintage, pôsteres, discos, memorabilia militar
  • Malassis: da Antiguidade à arte contemporânea; objetos da Ásia; Art Déco; bronzes, erotismo; livros; brinquedos; moda; fotos; esculturas; artigos de vidro europeus
  • Malik: é o mercado das pulgas das roupas (de designer).
  • Le Passage: livros, cartões postais, roupas antigas, móveis de jardim.
  • Paul Bert e Serpette: dois mercados juntos. O mais tendência de todos com 7 alas e 250 estandes; haut de gamme, ou seja, luxo. Móveis, artefatos e itens decorativos do século XVII; relíquias sofisticadas da Antiguidade aos anos 1970.
  • Vernaison conta com cerca de 300 antiquários de todos os horizontes: quinquilharias, objetos de decoração, luminárias, utensílios de mesa, móveis do século 18 ao 20. É a imagem do Mercado das Pulgas de Saint Ouen.
  • Lécuyer e Usine: abertos apenas para profissionais

mapa mercado pulgas de paris

Entre eles há de tudo um pouco: barraquinhas com produtos chineses, muitas vezes cópias de grandes marcas; lojas tipo brechó que vendem pequenos objetos, bibelôs e roupas a preços acessíveis; galerias de arte; lojas de design contemporâneo e antiquários sérios vendendo móveis, quadros, cristais e pratarias de alta qualidade, alguns raros e caríssimos.

Mesmo que você não pretenda comprar nada, vale o passeio pelos corredores e vielas do local. Flane descompromissadamente, se encante com os belos móveis e bibelôs e se assuste com algumas bizarrices.

Visitar o mercado das pulgas de Saint Ouen é um grande programa de final de semana da família parisiense, algo que fica entre o elegante e o exótico, mistura que eles tanto amam.

Mais informações no site oficial.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Restaurantes

No quesito restaurantes há várias e boas opções: desde locais jovens servindo cerveja e hambúrgueres fait maison até as tradicionais brasseries francesas, passando por restaurantes cool e design.

Um deles é o Ma Cocotte (clique aqui), projetado pelo arquiteto e designer Philippe Starck e que serve uma cozinha tradicional francesa bem feita e com preços corretos. Endereço: 106 rue des Rosiers, Saint-Ouen.

Fachada do restaurante Ma Cocotte

Mercado das Pulgas de Saint Ouen: o vídeo

No nosso canal no YouTube você encontra mais de 100 vídeos sobre Paris. Clique aqui e se inscreva!

 

Informações práticas

Funcionamento: sextas, das 8h ao meio dia; sábados e domingos, das 10 às 18h e segundas, das 11 às 17h. O ideal é ir aos finais de semana, garantia de encontrar todas as lojas abertas.

Como ir: metrô linha 4, estação Porte de Clignancourt.

Frisamos aqui o que está dito no infográfico: saia da estação Porte de Clignancourt e siga a Avenida de la Porte de Clignancourt na direção norte. Você vai passar por uma espécie de feira, esse não é o mercado das pulgas! Continue andando e, após passar debaixo do viaduto e atravessar o Boulevard Périphérique (a avenida que delimita a cidade de Paris), pegue a rue des Rosiers, à esquerda. Aí sim você chegou ao complexo do Mercado das Pulgas de Saint Ouen.

Infográficos Conexão Paris

Veja todos os nossos infográficos sobre Paris — eles te ajudarão a planejar sua viagem! Clique aqui.


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário