Se você não teve tempo para pesquisar as características da gastronomia das regiões francesas, este artigo te ajudará muito.

Um dos prazeres da viagem é a descoberta gastronômica, a busca dos produtos locais e das receitas históricas que marcam a identidade de cada região da França.

Resumimos, neste artigo, os traços principais da gastronomia das seguintes regiões:

Bretanha: visite Saint Malo (o Mont Saint Michel está pertinho mas ele não é breton e sim normand), Dinard, Cap Fréhel, as falaises de Plouha, a ilha de Bréhat, Ploumanach…

Normandia: visite Rouen, Deauville, Trouville, Honfleur, Mont Saint Michel, Étretat, as praias do desembarque…

Alsácia: visite Ribeauvillé, Riquewihr, Eguisheim, Colmar, Strasbourg, Kaisersberg…

Em artigos futuros, falaremos da Dordogne, do Vale do Loire, da Provence e Côte d’Azur, da Córsega, da Côte Basque… São tantas regiões, ou micro regiões, para cada uma delas podemos traçar sua identidade gastronômica.

Bretagne. Créditos Shutterstock

Bretagne, Plougrescant. Crédito foto: Hartmurt Albert no Shutterstock

Na Bretanha

Créditos Shutterstock

Crepe doce. Crédito foto: Lens 68 no Shutterstock

Quando pensamos na Bretanha, nos lembramos imediatamente das crepes e suas duas variantes : a crepe salgada (chamada galette) de farinha de trigo preto e a doce (chamada crepe), feita com farinha de trigo branco.

Créditos Shutterstock

Caranguejos. Wasant no Shutterstock

Pensamos também nos imensos plateaux de frutos do mar, tão representativos da gastronomia bretonne quanto as crepes. E as ostras! Excelentes! A Bretanha possui as ostras mais famosas da França chamadas Prat-Ar-Coum. Anote este nome e se gostar de ostras, já sabe quais pedir. As ostras se degustam simplesmente, frequíssimas, com pão e manteiga e uma taça de vinho branco.

. produtos do mar: ostras, mexilhões (moules), caranguejos (tourteau ou crabe), aranhas do mar, vieiras (coquilles saint jacques), salsichas de algas e patês de sardinha (rilletes de sardine).

Queijo petit béret

Queijo petit béret

. produtos da terra: pernil de cordeiro de Bréhat, queijos chamados tome trappiste,  curé nantais, tome de campénéac, chandamour, petit béret. Anote estes nomes para degustá-los quando estiver na Bretagne. Estes são queijos locais e raramente os encontramos em Paris.

kouing

Kouing amann

. receitas bretonas: além das famosas crepes bretonas, as receitas típicas da Bretanha são sopa de peixes, mexilhões à la marinièrefar ou farz forn, um bolo recheado com ameixas pretas, e o kouign-amann (a sobremesa mais famosa da região) feito com muita manteira, farinha de trigo e açúcar. Deliciosa bomba calórica.

. para beber: o cidre é a bebida essencialmente bretone.

E se quiser comprar lembrancinhas da Bretagne, sugerimos o famoso fleur de sel (flor de sal) de Guérande, as conservas de sardinha e atum (excelentes), e as balas de caramelo com manteiga salgada.

Na Normandia

Créditos Shutterstock

Étretat. Crédito foto: Elena Dijour no Shutterstock

A Normandia é grande, rica e variada. Sua gastronomia é o reflexo desta situação. Ela é a primeira região agrícola na produção de manteiga, creme de leite, queijos frescos, queijos de massa mole, cidre. A maçã é um produto tipicamente normand e entra no preparo de sobremesas, do cidre e do calvados (também chamado blanche, o calvados é um álcool forte e obtido pela distilação do cidre).

Shutterstock

Cordeiros de pré-salé. Mont Saint Michel. Crédito foto: Zbyszko no Shutterstock

Produtos da terra: queijos camembert, pavé d’Auge, pont l’Evêque, livarot, carré de Bray, neufchâtel; pernil de cordeiro chamado gigot d’agneu du pré-salé (cordeiro que come a vegetação salgada da baia do Mont Saint Michel e do Cotentin e que proporciona à carne um sabor iodado); boudin blanc (salsicha normalmente feita com carne branca, de franco) de Essay, boudin noir (embutido feito com sangue de porco) de Mortagne.

Créditos: Shutterstock

Crédito foto: Germano Poli no Shutterstock

Produtos do mar: todos os peixes são excelentes. A Normandia possui vários pequenos portos de pesca. Assim degustem coquilles Saint Jacques, hareng, camarões de Honfleur, ostras de Isigny

Cidra da Normandia. Créditos Shutterstock

Cidra da Normandia. Crédito foto: Africa Studio no Shutterstock

Para beber: cidre e calvados

Receitas da Normandia: em Rouen peça caneton (pato pequeno) à la rouennaise, coquille Saint Jacques à la rouennaise e as sobremesas chamadas larmes de Jeanne d’Arc, Cadran du Gros Horloge, Pavé du Vieux Marché; no Havre, boudin blanc Havrais, demoiselles de Cherbourg (pequenos caranguejos cozidos) e a teurgoule (uma sobremesa similar ao nosso arroz doce).

 Na Alsácia

Alsácia. Créditos Shutterstock

Alsácia. Crédito foto: Foxy’s Forest Manufacture no Shutterstock

A gastronomia da Alsácia é marcada pela influência alemã e seus pratos são pesados, ideais para os meses frios. O época ideal para conhecer a gastronomia alsacienne é dezembro com suas feiras de Natal.

Créditos Shutterstock

Torta flammekueche. Crédito foto: stockcreations no Shutterstock

Uma das características da região são os bistrôs de flammekueche, uma grande especialidade da região. Estes bistrôs oferecem esta torta salgada preparada com creme de leite, queijo ralado, cebola e bacon.

Créditos Shutterstock

Kouglof. Crédito foto: photosimysia no Shutterstock

. receitas da Alsácia: choucroute, baeckeoffe (prato a base de batatas, carnes e legumes, especiarias e vinhos branco, tudo cozido lentamente), knack (sausicha de Strasbourg feita com porco e vaca), a sobremesa chamada kouglof ou kougelhopf ( brioche com passas e, às vezes, imbibido de rum ou kitsch).

Res

Gewurtztraminer

. beber: cerveja alsacienne e os maravilhosos vinhos brancos: Riesling e Gewurtztraminer vendanges tardives. A Alsácia possui pequenas brasseries e é a primeira região francesa produtora de cerveja.

. comprar de lembrança: bonequinhos feitos com brioche e com os olhos de passas, chamados Maennele, pães e bolos de especiarias (pain d’épices), bolos chamados braedele e kougelhopf.


Leia os outros artigos da série “Gastronomia das regiões francesas”:


Horário de inverno em ParisNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.