Restauração da casa de Maria Antonieta, localizada na sua idílica fazendinha no castelo de Versailles.

A casa da Maria Antonieta, localizada no idílico Hameau de Versailles, abriu suas portas ao público dia 12 de maio 2018. Inteiramente restaurada graças ao mecenato de Dior, a casa da rainha pode agora ser visitada.

Casa da rainha, foto tirada antes da restauração

Quase desconhecido até mesmo dos parisienses, o Hameau de la reine está a 3 km do castelo. Antes da reforma o público tinha autorização para entrar no Hameau e andar em torno da casa. Hoje, podemos também conhecer o interior da romântica casinha onde Marie Antoinette escapava da rígida etiqueta da corte. Mas a entrada na casinha só é possível em visita guiada e organizada pelo Castelo. O acesso ao Hameau continua liberado.

Em Versailles, Antoinette deixou sua marca somente no Hameau.

O Hameau e a casa da rainha, representaram para Marie Antoinette a realização de um sonho. Aos 27 anos, ela pede aos arquitetos da época a criação de um mundo irreal. Para começar ela gostaria de uma natureza selvagem, rochedos, cascadas, colinas. Quer dizer, o contrário dos jardins simétricos franceses. Completando o sonho, ela desejava descansar dentro de um cenário camponês com animais, queijaria, moinhos, trabalhadores rurais.

Desenho do lago, as construções e a casa da rainha

O Hameau de la reine

O Hameau de la reine é um conjunto de pequenas construções em torno de um lago. A principal construção é a casa da rainha, no centro do desenho acima. Na realidade, dois edifícios ligados por um corredor aberto. As outras construções são o moinho (moulin) e o boudoir, à direita da casa. A torre Marlborough, a casa do porteiro e o pombal, à esquerda.

Restauração da casa de Maria Antonieta em Versailles

O lago em torno do qual se encontram as construções. Le Hameau de la reine.

Apesar de lermos o contrário, Antoinette nunca brincou de camponesa. Ela construiu o Hameau para realmente escapar da corte francesa, muito diferente da corte austríaca onde foi educada. Para escapar sobretudo das favoritas, das preferidas do rei. Ela aí passava o dia, verificava se tudo estava em ordem, recebia personagens de qualidade, embaixadores, ministros. Ela vinha com suas crianças para que elas pudessem ter contato com a vida real, com o trabalho duro do mundo rural. Para o bom andamento da sua fazendinha ela contratou verdadeiros camponeses. O Hameau era uma curiosidade em toda a Europa. Um falso vilarejo com uma fazendinha real.

Na época, poucos tiveram acesso ao Hameau, raros entenderam a filosofia da proposta. Fora os convidados, somente uma parte da corte e poucos domésticos entravam na “reserva” da rainha. O lugar passou a ter uma fama sulfurosa e se tornou impopular.

Após a revolução o Hameau ficou esquecido, os móveis roubados e entrou em decadência. Napoleão fez uma primeira restauração, o mobiliou de novo e o ofereceu à imperatriz Marie Louise. Hoje, graças ao mecenas, a casa da rainha foi restaurada e mobiliada com os móveis de Marie Louise.

Se o assunto te interessa sugerimos o livro Le Hameau de la reine. Le monde rêvé de Marie-Antoinette, Jean des Cars. Flammarion.

Clique aqui para comprar seu bilhete para a visita guiada (somente em francês).

Clique aqui para ler nosso artigo sobre como visitar Versailles.

Clique aqui para ver a visita virtual completa do Hameau de la Reine.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.