Você acha que vale a pena conhecer Paris no inverno? Esta é a pergunta que volta sempre.

Vamos corrigir algumas informações falsas sobre o inverno em Paris.

A primeira delas: não tem fogos na torre Eiffel no réveillon. Aliás, passar a noite do dia 31 na rua é arriscado. Não se esqueça que estamos no inverno, se chover fica triste e se nevar e chover mais triste ainda.

Segundo, o inverno é uma estação como qualquer outra. A vida continua normalmente e tudo está aberto. Saimos de casa, andamos nas ruas, trabalhamos, vamos ao cinema, ao mercado, viajamos, pegamos o trem, dirigimos nas estradas. Claro que certas atividades ficam comprometidas como piqueniques nos parques e cervejas geladas nas varandas dos cafés. Mas tire da cabeça a idéia que no inverno você corre o risco de ficar fechado no hotel.

Terceiro, Paris é um grande centro cultural e um grande centro de consumo. Quer dizer, programas não faltam. Se chegar aqui e for presenteado com o pior dos cenários, inverno rigoroso, ruas cobertas de neve, faça o que os parisienses fazem todos os anos. Troque as atividades exteriores por atividades interiores. Esqueça o passeio no Jardin du Luxembourg e pelas margens do Sena e visite um museu ou um monumento. Informe-se sobre os melhores espetáculos e exposições do momento. No inverno, a programação cultural é maravilhosa. E claro, troque uma tarde nos jardins da torre Eiffel por uma programa shopping seja ele nas ruas du Faubourg Saint Honoré, na Avenue Montaigne ou nos brechós e pontas de estoque de Paris.

Quarto, não se esqueça de um aspecto fundamental, aproveite o inverno para apreciar um bom vinho e uma boa mesa. O que não falta aqui, não é mesmo? Organize seu dia com caminhadas e pausas, quer dizer, passe do frio ao quente. Fique sabendo que é um enorme prazer uma pausa chocolate quente ou pausa taça de vinho quando pés e mãos começam a doer de frio. O chocolate e o vinho adquirem uma outra dimensão com temperaturas baixas. E se for uma questão de sobrevivência, troque o vinho pelo conhaque. E os franceses são considerados os melhores do mundo. Faça a experiência.

Quinto, não é complicado ou caro se vestir corretamente para enfrentar o frio. Mas este assunto já foi tratado aqui e sugiro que leia em primeiro lugar este artigo aqui e depois assista a esse vídeo aqui.

Paris é perfeita em todas as situações. Basta estar bem informado.


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.