O que fazer em Paris em agosto? Nosso artigo faz um resumo dos principais eventos que acontecem na cidade em agosto. Além disso, citamos informações úteis como temperaturas médias, o que vestir, feriados, o que você não pode deixar de fazer e outras particularidades do mês de agosto. Faremos um artigo semelhante para cada mês do ano e os atualizaremos anualmente.

O que fazer em Paris em qualquer mês do ano | O que fazer em Paris em agosto | O que fazer em Paris em setembro | O que fazer em Paris em outubro

Agosto é um mês atípico em Paris. É o ápice do verão (as temperaturas podem passar dos 30º C) e mês de férias dos franceses. Paris fica vazia de parisienses e cheia de turistas (principalmente franceses do interior e europeus). Isso significa menos trânsito e metrô mais vazio porém locais turísticos mais cheios e com mais filas.

Nos bairros mais residenciais, os pequenos comércios (padarias, confeitarias, queijarias, lojas etc) e os restaurantes costumam fechar. Até mesmo restaurantes mais badalados, conhecidos e gastronômicos entram de férias em agosto (veja abaixo uma lista de alguns bons restaurantes abertos em agosto em Paris).

fazer em paris em agosto

O que fazer em Paris em agosto: Paris Plage às margens do Sena. Foto: DARRAY | Shutterstock

Em agosto também não há concertos, óperas e balés nas casas de óperas e teatros parisienses mas não se apavore, todos os museus e monumentos continuam funcionando e algumas exposições temporárias continuam em cartaz.

Clima

Temperatura máxima média: 25° C. Temperatura máxima recorde: 39,5° C.

Temperatura mínima média: 13° C. Temperatura mínima recorde: 7° C.

Apesar da temperatura máxima média em agosto não ser tão alta, nesse mês acontece, invariavelmente, o fenômeno da canicule, uma forte onda de calor que dura alguns dias e faz com que as temperaturas passem dos 30º C.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

Precipitação: 51mm

O que vestir: como viram acima, as diferenças de temperatura podem ser brutais. A resposta para o que vestir depende da meteorologia. De uma maneira geral, aconselhamos os seguintes itens principais:

  • camisetas e camisas de manga curta e pelo menos uma de manga comprida;
  • bermuda, saia, short e calça comprida leve;
  • um vestido ou um conjunto para os restaurantes mais exigentes;
  • um foulard e um blazer para compor um look ou te socorrer em caso de mudança brusca de temperatura;
  • casaquinho leve ou quebra vento;
  • sapatos confortáveis para caminhar muito, de preferência tênis. Algumas pessoas podem caminhar o dia todo com sandálias. Ótimo.
  • um sapato para saídas noturnas;
  • chapéu.

Nascer e por do sol

Durante o mês de agosto o horário do nascer do sol varia de 6h23 (01/08) a 07h05 (31/08). O horário do por do sol varia de 21h29 (01/08) a 20h35 (31/08). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Feriados

  • 15 de agosto: Assunção. Museus, monumentos, lojas, comércios e transporte público funcionam normalmente.

O que é imperdível em Paris em agosto

Além de toda a programação cultural que citaremos nos itens mais abaixo, você não pode deixar de fazer em Paris em agosto:

  • Ver de perto e participar do evento Paris Plages. Sentar nas espreguiçadeiras, ver o Sena e o tempo passar com uma bebida gelada ao alcance das mãos. Flanar ao longo do rio, passar sob as pontes e observar seus bonitos detalhes decorativos. Se o calor apertar, identificar onde se encontram os umidificadores e estacionar ao lado de um deles. Quem sabe, preparar um piquenique e degustá-lo de maneira regressiva, pernas balançando, nas margens do rio.
  • Fazer um concurso do melhor sorvete de Paris e provar todos eles. Nós já elegemos nossa marca queridinha – Berthillon – porque eles são excelentes, tradicionais, históricos e bem franceses mas, PASMEM, eles fecham em pleno mês de agosto. Alguns cafés na Ilha Saint Louis, onde a marca tem sua única loja, vendem o Berthillon. Clique aqui e leia nosso artigo com as melhores marcas de sorvetes artesanais em Paris.
fazer em paris em agosto

O que fazer em Paris em agosto: provar todas as marcas de sorvetes artesanais. Foto: David Monniaux | Shutterstock

  • Conseguir – avisamos, não é fácil – uma mesa nas varandas dos cafés de Paris, pedir a bebida da sua preferência e participar assim da atividade preferida desse país. Quanto à escolha da bebida, mesmo que goste de outros drinks, achamos que deveria pedir uma coupe de champanhe. Desnecessário explicar as razões, n’est-ce pas?
  • Aproveitar que está quente para fazer um tour noturno de bicicleta para ver Paris iluminada. Em torno das 22h, pegar uma bike ou contratar um passeio privativo ou de grupo (clique aqui), e sair cabelos ao vento, de monumento a monumento, livre e feliz.

O que comer em Paris em agosto

  • Estamos no verão e, no verão, os parisienses comem tomates, abobrinha, vagem, beringela. Estes são os legumes da estação.
  • Frutas: damasco fresco, pêssego, melancia, melão (o clássico melão com presunto cru é uma deliciosa entrada para um jantar de verão), cereja.
  • Quando está muito quente, os queijos frescos – como o brocciu corso, encontrado nas boas queijarias – são privilegiados.

Principais eventos que acontecem em Paris em agosto todos os anos

Festivais de música:

Principais exposições temporárias

Principais concertos, óperas e balés

Não há.

Principais concertos em igrejas

Principais corridas

Nenhuma corrida prevista.

Alguns bons restaurantes abertos em agosto 2019

Alguns bons restaurantes fechados em agosto: Ellsworth, La Dame de Pic, L’Ecume Saint Honoré, Pirouette, Yam’tcha, Frenchie, Frenchie Bar à Vins, Guy Savoy, Semilla, Ze Kitchen Galerie, Clover, Pottoka, Ledoyen, Taillevent, Porte 12, Au Passage, Clamato, Septime, Martin, Akrame.

Arredores de Paris

Leia também


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.