A primavera em Paris é quando a cidade vira, de fato, uma festa.

Depois de meses de frio/cinza/escuridão, a primavera chega trazendo uma explosão de flores, de alegria, de vida. É gente pra todo canto: nas varandas dos cafés; à beira do Sena, nas praças, jardins e parques da cidade. Onde tem sol e lugar pra sentar, tem gente.

primavera em paris luxemburgo

Primavera em Paris: o Jardim Luxemburgo. Foto: Michelle Maria no Pixabay

Além disso, a partir de abril muitas atracões e passeios – que estavam fechados ou interrompidos durante o inverno – voltam a acontecer!

A primavera é também a melhor época para ir a Paris!

Mas atenção, a primavera pode ser traiçoeira no que diz respeito ao clima. Para quem vem nessa época, é preciso estar preparado para não ser pego de surpresa.

Nesse artigo nós lhe contaremos tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo a primavera em Paris!

Leia também: Paris no inverno | Paris no verão | Paris no outono

Sumário

Quando é primavera em Paris

No calendário, a primavera em Paris começa no dia 21 de março e vai até o dia 20 de junho. Na vida real, ainda faz friozinho no final de março e em abril.

Mesmo assim, em abril já dá pra curtir o clima de primavera na cidade. Já estamos no horário de verão, o que faz com que o sol se ponha ainda mais tarde, ou seja, mais tempo para aproveitar os parques, jardins, varandas dos cafés e margens do Sena. Além disso a oferta cultural é generosa.

Maio e junho são os verdadeiros meses de primavera e os melhores meses do ano para conhecer Paris.


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


Como é o clima na Primavera em Paris

Em termos de temperaturas, a primavera em Paris é inconstante. Dias de sol e calor são intercalados, às vezes, por períodos de chuva e de frio.

Historicamente, maio é o mês mais chuvoso da primavera em Paris. Essas chuvas não costumam ser violentas e fortes como as tempestades brasileiras, elas são mais mansas mas podem ser insistentes.

Nessa época há um alto índice de pólen no ar, pessoas alérgicas podem ser afetadas.

Verifique a previsão do tempo para Paris no inverno no site Météo Paris (clique aqui).

Abril

  • Temperatura máxima média: 17° C.
  • Temperatura mínima média: 10° C.
  • Temperatura média: 13° C.
  • Precipitação: 45 mm, com cerca de 09 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 07h27 (01/04) a 06h31 (30/04). O horário do por do sol varia de 20h22 (01/04) a 21h05 (30/04). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Maio

  • Temperatura máxima média: 19° C.
  • Temperatura mínima média: 13° C.
  • Temperatura média: 16° C.
  • Precipitação: 66 mm, com cerca de 13 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 06h29 (01/05) a 05h52 (31/05). O horário do por do sol varia de 21h06 (01/05) a 21h45 (31/05). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Junho

  • Temperatura máxima média: 23° C.
  • Temperatura mínima média: 19° C.
  • Temperatura média: 16° C.
  • Precipitação: 65 mm, com cerca de 12 dias de chuva.
  • O horário do nascer do sol varia de 05h51 (01/06) a 05h50 (30/06). O horário do por do sol varia de 21h46 (01/06) a 21h57 (30/06). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

Como se vestir na primavera em Paris

Um famoso ditado francês diz: en avril n’ôtes pas un fil, en mai fais ce qui te plaît: em abril não tire nem um fio, em maio faça como quiser. Ou seja, em abril continue agasalhado como nos meses anteriores, em maio você já pode se vestir como quiser.

Mas, mesmo nos meses de maio e junho, as temperaturas podem variar muito durante o dia – além disso, se chove, fica mais frio; se entramos em algum local fechado, ficamos com calor.

Podemos então aplicar o mesmo método de se vestir em camadas usado no inverno para nos vestirmos para a primavera em Paris. No entanto, agora podemos usar menos camadas e tecidos mais leves. Depende da sua tolerância ao frio.

Assista ao nosso vídeo sobre o assunto:

O que não pode faltar na mala e o que usar na primavera em Paris:

  • camiseta de algodão de manga longa;
  • suéter ou cardigã leve de lã;
  • casaco ou blazer de meia estação ou um trenchcoat (peça-chave da primavera em Paris) ou uma capa de chuva;
  • cachecol de malha ou de lãzinha;
  • calça jeans ou de sarja;
  • meias de cashmere;
  • sapato ou tênis;
  • chapéu.

Algumas variações, adaptações e conselhos:

  • Usar uma camisa entre a camiseta de algodão e o suéter.
  • Os casacos não precisam ser super acolchoados ou pesados.
  • Vestidos, saias e shorts são para as mais corajosas (pelos menos no começo da estação) ou então podem ser usados com legging ou meia de lã fina (se você sentir calor durante o dia é só entrar em um café, ir ao banheiro e tirar).
  • Por causa da chuva os sapatos abertos não são práticos.
  • As écharpes/foulards/lenços substituem os cachecóis.
  • À medida que a estação avança e o verão vai se aproximando, vamos abandonando algumas dessas camadas.

A Parisiense na Primavera: como a parisiense se veste na primavera?

É na primavera que o estilo da parisiense também floresce. Saem de cena os casacos pesados e as cores escuras e aparecem as cores mais suaves e até mesmo os florais delicados.

Para a parisiense, a peça-chave da estação é o trench coat. Ele é perfeito para se proteger contra o ventinho frio da noite ou a chuvinha fina e chata. Outro ponto positivo é que, ao se vestir um trench, elevamos automaticamente o coeficiente chique do look.

Outras pièces de résistance da parisiense na primavera são o suéter marinière (branco com listras azul marinho), a sapatilha bailarina, as echarpes e os chapéus.

Nosso infográfico A PARISIENSE NA PRIMAVERA, feito em parceria com as Galeries Lafayette, mostra o lifestyle da parisiense na primavera: como ela se veste, o que ela faz, o que ela come e bebe.

infografico primavera em paris

A PARISIENSE NA PRIMAVERA. Como ela se veste? O que ela faz? O que ela come e bebe? Clique aqui ou na imagem para baixar o infográfico.

O infográfico A PARISIENSE NA PRIMAVERA faz parte da série A PARISIENSE E AS ESTAÇÕES DO ANO que fala do lifestyle da parisiense em cada uma das estações do ano, clique aqui e veja todos os infográficos da série.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS QUE AS GALERIES LAFAYETTE OFERECEM AOS NOSSOS LEITORES

Onde fazer compras em Paris

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida e eficiente, indicamos a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann (40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra) por várias razões.

Razões e vantagens de fazer suas compras nas Galeries Lafayette

      1. Estará protegida da chuva! E pode, até mesmo, fazer suas refeições dentro da Lafayette. Há vários restaurantes espalhados pelos vários andares do grand magasin, clique aqui e leia nosso artigo sobre eles.
      2. Economiza tempo! Nas Galeries Lafayette você encontra, sob o mesmo teto, uma enorme variedade de marcas – femininas, masculinas e infantis; conhecidas e desconhecidas; francesas e internacionais – para todos os bolsos e gostos.
      3. Economiza dinheiro! Você poderá somar os valores de todas as compras feitas em diferentes lojas dentro das Galeries Lafayette para chegar ao valor mínimo necessário de 175,01€ para obter o dinheiro da détaxe (tax free) lá mesmo. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.
      4. Vê desfiles e conhece as tendências da estação. Todas às sextas-feiras, as Galerias Lafayette promovem um desfile de moda apresentando as últimas tendências da estação e as novidades da loja. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto no valor do ingresso, basta usar o código GLCONEXAO. Clique aqui e faça sua reserva.
      5. GANHA PRESENTES! As Galeries Lafayette oferecem presentes exclusivos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 200 euros. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.
        • Nas compras acima de 200 euros ganhe 1 necessaire com 4 produtos de beleza da marca Kiehl’s.
        • Nas compras acima de 600 euros ganhe 1 kit de beleza ‘Immortelle’ com 4 produtos da marca L’Occitane + acesso ao lounge do espaço Le Concierge.
        • Nas compras acima de 1.000 euros ganhe 1 kit com uma barra de chocolate de 1kg, uma bandeja e um martelo de madeira do chef Alain Ducasse + acesso ao lounge do espaço Le Concierge.

O que fazer na primavera em Paris

A primavera em Paris é um período efervescente.

Nessa estação retomamos as atividades ao ar livre que abandonamos lá em outubro. Mas isso não quer dizer que a vida cultural fique esquecida, muito pelo contrário, na primavera a oferta cultural é imensa e de qualidade.

Faça muitos piqueniques

Piquenicar é a atividade preferida dos parisienses e dos turistas durante a primavera. Mesmo nos dias de semana, a partir das 17 horas, vemos turmas fazendo piquenique às margens do Sena, principalmente na ponta da Ilha Saint Louis.

Mas, para que seu piquenique seja mais charmoso e confortável, sugerimos a Place des Vosges (no Marais) ou o Parque Buttes Chaumont (no 19º arrondissement de Paris), parque lindo e enorme fora do circuito turístico tradicional, onde nosso vídeo abaixo foi filmado. Clique aqui e leia nosso artigo com muitas outras dicas de locais onde fazer piquenique em Paris.

Para abastecer sua cesta, os supermercados são práticos e salvam em horários não-comerciais. Mas prefira os pequenos comerciantes de bairro – todo bairro tem uma rua que concentra o comércio – você vai achar tudo o que precisa e vai se sentir super parisiense. Além dos produtos serem de melhor qualidade.

Compre o pão na boulangerie, o queijo na fromagerie, os embutidos na charcuterie, a tortinha de framboesa na patisserie, o vinho na cave à vins. Compre também as frutas de época: mirtilos, framboesas, cerejas ou os deliciosos pêssegos (experimente os achatados).

Visite os jardins e casa de Monet em Giverny

Em Giverny, a 75 km de Paris, encontra-se os jardins e a casa de Monet, local onde o pintor morou por 43 anos, entre 1883 e 1926. Visitar os jardins é como contemplar, ao vivo, os quadros do mestre do impressionismo. O local funciona de abril a novembro.

primavera em paris monet giverny

Jardins e Casa de Monet em Giverny: um dos programas imperdíveis da primavera em Paris. Foto: Facebook da Fondation Monet

Como chegar? 1) Trem de Paris até a cidade de Vernon, e depois shuttle até Giverny. 2) De ônibus de turismo com a empresa Paris City Vision. Maneira confortável, prática e econômica. Existe a visita livre de meio dia (clique aqui) ou a visita de um dia inteiro com audioguia, almoço e lanche incluídos (clique aqui). Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto, basta usar o código CONEXAOPARIS. A opção mais simpática e charmosa é combinar a visita à casa e aos jardins com um delicioso passeio de bicicleta pela região (mais informações e reservas no Conexão Paris Viagens).


A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.

pagina inicial Pariscityvision


Usufrua ao máximo dos parques e jardins parisienses

A primavera é a estação perfeita para passarmos horas nos principais parques e jardins de Paris. Mesmo que você não queira fazer um piquenique, vale a pena visitá-los para flanar, tomar um sorvete, ler um livro, sentar na grama e ver a vida acontecendo. Alguns dos nossos preferidos: Place des Vosges, jardins do Palais RoyalJardim LuxemburgoJardim des Plantes (muitas atrações para crianças), Jardim Tuileries, Parque de Buttes Chaumont, Jardins de Bagatelles.

paris na primavera tuileries

Jardim Tuileries em Paris. Foto Christelle PRIEUR no Pixabay

Muitos desses parques são um ótimo programa para quem está em Paris com crianças pois eles têm algo específico para elas, seja um playground mais elaborado, museus, teatro ou atividades, clique aqui e acesse a seção o que fazer na primavera em Paris com crianças.

Andar pelas margens do Sena também é programa imperdível da primavera. Você verá as pontes, prédios e monumentos parisienses de um novo ângulo. Clique aqui e veja nosso vídeo de um passeio pelas margens do Sena.

Aliás, andar por Paris é a melhor forma de conhecer a cidade. Nosso guia Cinco Roteiros em Quatro Dias traz 5 roteiros exclusivos – a serem percorridos a pé – pelas principais regiões de Paris com indicação dos pontos turísticos a serem visitados e também restaurantes e lojas ao longo do caminho. Além da descrição detalhada de cada roteiro, há mapas detalhados que irão lhe ajudar a seguir os percursos. Clique aqui para comprar o seu exemplar.

Descubra Paris de bicicleta

A primavera é o momento ideal de curtir Paris de bicicleta pois a temperatura está no ponto certo, nem muito calor nem muito frio.

O famoso passeio Meia-Noite em Paris by Bike retoma suas atividades no começo de março, um pouco antes do início da primavera. Nele, você visitará os principais monumentos de Paris iluminados, tarde da noite e terá a sensação de que a cidade é só sua! Além disso, há o brinde de champanhe em frente à Torre Eiffel!

Além do passeio noturno, há também passeios diurnos pelo centro histórico de Paris e um passeio especial para crianças com piquenique em frente à Torre Eiffel!

Clique aqui e veja todas as opções de passeios de bike em Paris.

Veja as cerejeiras em flor

Um dos marcos da primavera em Paris são as cerejeiras em flor. Às vezes solitárias, às vezes em grupo, essas árvores e suas flores – de um perfeito tom de rosa – deixam Paris ainda mais linda e romântica. De tirar o fôlego! Clique e aqui e conheça 5 locais onde ver as cerejeiras em flor em Paris.

primavera em paris cerejeiras

As cerejeiras em flor pipocam pela cidade. Foto tirada no Champ de Mars, o grande jardim em frente à Torre Eiffel.

Explore a vida cultural

A programação cultural na primavera em Paris é maravilhosa: exposições temporárias, balés, concertos, óperas, peças de teatro, apresentações em igrejas. Basta se programar e comprar os ingressos com antecedência. A cada mês nos publicamos aqui no blog um artigo específico sobre eventos e programas para o mês seguinte em Paris, fiquem ligados!

Além disso, não deixe de visitar os vários museus de Paris. Há um para cada gosto e tipo de pessoa. Clique aqui e leia nosso artigo onde selecionamos e classificamos 16 museus de Paris.


No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.

Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.


Deguste os produtos específicos da época

A primavera tem seus legumes, frutas e queijos específicos. Se você estiver em Paris na primavera não deixe de provar:

  • aspargos;
  • morangos, cerejas, framboesas, amoras (as frutas em si e os doces feitos com elas);
  • queijos de cabra em geral, nossos preferidos são o cabécou de Rocamadour, o crottin de Chavignol e o chabichou du Poitou;
  • queijos que não pedem muito tempo de maturação: camembert, brie, chaource, brillat savarin.

O que fazer na primavera em Paris com crianças


Conheça nosso guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris, ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores em cada estação do ano que irão encantar as crianças e facilitar a vida dos pais.

À venda no site HotMart.

 


Dicas de como aproveitar Paris na primavera: resumo e conclusão

  • Atenção às temperaturas e às chuvas, na primavera o clima é instável.
  • Privilegie os programas e passeios ao ar livre.
  • E a conclusão: a primavera é a melhor época para visitar Paris! 

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS QUE AS GALERIES LAFAYETTE OFERECEM AOS NOSSOS LEITORES


Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário