Provins é uma cidade medieval distante 90 km de Paris.
Durante os séculos 12 e 13, Provins foi o ponto de encontro do comércio europeu. Suas feiras comerciais atraiam atacadistas que vendiam e compravam lã, tecidos, vinhos, peles, tintas, jóias…
A “Cidade das Muralhas”, como ela é também conhecida, está inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001.
Quais os monumentos que devemos visitar?

As imensas muralhas da cidade. Foto de Esther Werterveld no Flickr
. As Muralhas e as Portas de entrada da cidade.
. A Torre César e sua bonita estrutura em madeira.
. A Grange aux Dîmes, lugar onde os comerciantes apresentavam suas mercadorias. Hoje temos representações destas atividades.
. Os Subterrâneos: até hoje não se sabe exatamente para que serviam. Talvez como depósitos, como refúgio, como ponto de encontro dos Francs Maçons. Atenção: a temperatura é sempre baixo nos subterrâneos. Leve um suéter.
. A Catedral.
Além destes monumentos, Provins apresenta espetáculos medievais de abril até novembro. Alguns deles:
. Espetáculo Les Aigles Des Remparts, como águias e falcões, ou a arte da fauconnerie tal como ela existia no Ocidente na Idade Média. O espetáculo acontece todos os dias de 30 de março a 3 de novembro de 2019. Clique aqui para saber todos os horários, preços, duração e outras informações.
. Espetáculo La Legende des Chevaliers. De 30 de março até 3 de novembro de 2019. Clique aqui para saber os todos os horários, preços, duração e outras informações.
Clique aqui para saber mais informações sobre outros espetáculos em Provins.
Provins possui dois níveis e sugerimos utilizar o pequeno trenzinho que percorre a cidade. O ticket é válido o dia todo e você pode subir e descer à vontade. Horários de funcionamento do trenzinho: de 30 de março até 30 de abril: fins de semana e feriados de 11h até 18.30h. De 1 de maio até 31 de agosto: todos os dias de 11h até 18.30h. De 1 de setembro até 1 de novembro: fins de semana e feriados das 11h até 18.30h. Atenção: em todos estes períodos o trenzinho para para almoço das 13h às 14h.
Como perceberam, Provins está mais preparada para receber os turistas durante os meses de julho e agosto e nos fins de semana e dias feriados. Os horários acima são indicados no site oficial da cidade de Provins mas podem ser mudados, por isso aconselho verificá-lo.
Como chegar em Provins
- trem Francilien que você pega na Gare de l’Est, em Paris, até Provins.
Fotos: Fabiana Maruno
76 Comentários
Leidiane
Você sabe me dizer se ainda aceitam o navigo para fazer essa passeio? li que só da pra usar o navigo pra ir a provin aos sábados e domingos apenas? obrigada
Rodrigo Lavalle
Leidiane, atualmente as recargas semanais e mensais do cartão Navigo permitem ir à Provins em qualquer dia da semana.
MARCIA AFONSO
LINA , BOM DIA .
PELO QUE LI PROVINS TEM A PARTE ALTA E A BAIXA , PRETENDO IR EM FEVEREIRO .
COMO SERIA PARA DESLOCAR LA , JA QUE NESSA EPOCA NAO TERIA O TRENZINHO .
E” MUITO COMPLICADO ?
OBRIGADO
Rodrigo Lavalle
Marcia, seria a pé mesmo.
Lu
Bom dia.Parabéns pela matéria sobre Provins,Estou com uma dúvida, posso comprar os ingressos para as atrações na hora? Abs
Rodrigo Lavalle
Lu, sim, é possível comprar ingressos no local, na hora.
Val Brandão
Amei a matéria, e já quero muito conhecer Provins, poderiam me tirar uma dúvida? Meu roteiro já está quase todo fechado durante minha estadia em París e só conseguirei ir a Provins no nosso último dia, porém meu ônibus para Berlim sai as 18:30, será que consigo assistir ao espetáculo e voltar a París a tempo?
Rodrigo Lavalle
Val, bem apertado. Muita correria.
Leidiane
Olá! Consigo ir a Provins com o Navigo Decouvert?
Rodrigo Lavalle
Leidiane, consegue.
Ana Maria Cardoso
Muito boa a dica! Pesquiso cidades medievais próximas de Paris para visitar na semana de 06 a 10/nov. Além de Provins há outras opções? Gostaríamos de visitar uma cidade sem muitos turistas, pra sentarmos em um café e observarmos as pessoas do local. Abraço!
Rodrigo Lavalle
Ana Maria, não conhecemos cidades medievais como Provins próximas a Paris. Clique aqui e veja uma lista de cidades medievais na França em geral.
RITA
É possível visitar Provins em janeiro?
Rodrigo Lavalle
Rita, é possível sim. Os pontos turísticos citados acima abrem durante o inverno mas os espetáculos medievais não acontecem.
Ariadne Lima
Parabéns pelo Blog!! Uma referência pra quem vai a França!! Vou para Paris com o marido no final de fevereiro. Já conhecemos bem a cidade. Dessa vez pretendemos conhecer o Vale do Loire e outras cidades da França. Ficaremos 9 noites ao total sendo que penso em fazer o Vale do Loire em dois ou três dias (talvez alugando um carro). Quero aproveitar a oportunidade e conhecer Luxemburgo também (e pernoitar por la). Com dois ou três dias restantes o que vcs nos aconselham a conhecer na França? Teremos do dia 26/02 até o dia 06/03 na França?
Agradeço muitíssimo pela atenção!!
Rodrigo Lavalle
Ariadne, vocês podem ir à Bordeuax e passar 3 dias lá. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos. Se vocês quiserem uma região mais próxima de Luxemburgo, visitem a Alsácia (Strasbourg, Colmar etc). Clique aqui e leia nossos artigos.
Antônia AP N Ricci
Fui a PROVINS em 2014, maravilhosa, estive nessa catedral, uma verdadeira casa de oração, tudo nessa cidade é encantador, voltarei com o maior prazer.
Paula Trilles
Adorei a dica de Provins. Fui hoje com meus filhos e minha mãe. O dia estava ensolarado, muito quente, 32C. Para assistir o show com as águias e os falcões, eu aconselho levar boné ou chapéu, pois o espetáculo acontece a céu aberto, sem nenhuma sombra.
Rodrigo Lavalle
Paula, obrigado pela dica complementar.
João Laureano Filho
É um lugar muito bonito, vale a pena conhecer.
Lidia Darrigo
Segui as dicas do Conexão e fui conhecer Provins. Achei a cidade um encanto, tem todo aquele clima medieval incrível e o show de falcoaria foi bem interessante. Eu aproveitei o feriado de 1 de maio que praticamente para a cidade de Paris, porque em Provins as atrações funcionam normalmente.
Rodrigo Lavalle
Lidia, que bom! Obrigado pela informação que no dia 1° de maio a cidade funciona normalmente.
Abraços.
Nilda
Indique hotel para um pernoite em Provins, em junho de 2016.
Rodrigo Lavalle
Nilda, nunca pernoitamos em Provins, sempre fomos e voltamos no mesmo dia. Sugiro que você pesquise no site Booking: http://bit.ly/1SYCHmU.
Abraços.
Helena zaidan
Bonjour!
Gostaria de conhecer Provins, vou final de abril.
Tipo bate e volta.
Como posso aproveitar melhor o meu dia???
Mile merci!!’
Helena
Rodrigo Lavalle
Helena, siga as dicas dadas no artigo acima. Lembrando que em abril o espetáculo das águias e falcões acontece durante os fins de semana e feriados às 14.30h e às 17h e durante a semana às 14.30h e às 16h. O espetáculo “La Legende des Chevaliers” acontece durante os fins de semana e feriados às 15.45h e durante a semana às 14.30h.
Se você quer passar mais tempo na cidade vá e volte de trem. Ele sai de Paris da Gare de l’Est. Verifique os horários de ida e volta aqui: http://www.transilien.com/itineraire/trajet.
Abraços.
Leo Melo
Provins é um espetáculo! Pena que perdi o show de falcoaria.
Guilherme
Temnho a intensão de ir a Provins numa quinta-feira, 10/12/2015, como trata-se desta época e dia, você acha que vale a pena ? Vou conseguir conhecer os lugares turísticos ou será melhor optar por outra Cidede próxima de Paris que dê para retornar no mesmo dia ?
Rodrigo Lavalle
Guilherme, os monumentos citados no artigo acima estarão funcionando mas os espetáculos não acontecem em dezembro. Leia nosso artigo sobre cidades para se visitar próximas à Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris/. Nessa época do ano o mais interessante é ir à Strasbourg devido aos seus mercados de Natal. É mais longe mas vale a pena, leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/02/final-de-ano-na-franca-mercado-de-natal-de-estrasburgo-strasbourg/ e https://www.conexaoparis.com.br/2009/08/14/estrasburgo-na-alsacia-relato-de-uma-viagem/.
Abraços.
Ricardo
Olá Rodrigo, tudo bem? Pode me ajudar com uma dúvida, por favor? É possível utilizar o Nagivo Découverte para ir à Provins e Rouen? No site do Transilien há uma opção chamada Mobilis. Ela vale para ida e volta?
Gostaria de sugerir um post sobre o sistema ferroviário e os vários tipos de passagens.
Desde já agradeço,
Abraço,
Rodrigo Lavalle
Ricardo, na teoria o Navigo Découverte substitui o Mobilis. O trem que liga Paris (Gare de l’Est) à Provins é o trem Transilien linha P (veja aqui: http://goo.gl/tio9F) no qual você pode utilizar o Navigo. Para ir à Rouen você deve comprar uma passagem de trem comum (Intercités), você pode comprá-la na hora na estação de onde sai o trem (Saint-Lazare).
Abraços.
geraldo magela lopes
Olá Rodrigo,
Gostaria que confirmasse para mim se for o caso. Com o Paris Visit Card zona 1-5 é possível embarcar no trem que sai da Gare de L’est para Provins e ainda tenho desconto nos tickets para entrada na cidade medieval.
Um abraço,
GMagela
Rodrigo Lavalle
Geraldo, o site do Paris Visite diz isso: http://goo.gl/Jr9MEd.
Abraços.
Eduardo
Olá! Vamos a Paris pela segunda vez no começo de dezembro, dessa vez de lua de mel. Pensamos em ir em Reims ou Provins, de bate e volta, alguma dessas cidades tem feira de natal? Qual vocês acham que compensa mais irmos? Precisa comprar passagens de trem antecipadamente? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Eduardo, vá a Reims para conhecer as caves de champanhe. Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv e https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios. Não há necessidade de comprar as passagens com antecedência.
Para possui vários mercados de natal. O mais famoso é o da avenida Champs Élysées: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/10/mercado-de-natal-da-champs-elysees/.
Mas o mercado de natal mais famoso da França fica na cidade de Strasbourg: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/02/final-de-ano-na-franca-mercado-de-natal-de-estrasburgo-strasbourg/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/11/natal-nas-pequenas-cidades-da-alsacia/. Nesse caso não é possível fazer um bate e volta. É preciso dormir pelo menos uma noite em Strasbourg.
Abraços.
VAL
boa tarde , irei com minha filha e minha sobrinha para um tour na Europa, e a França será um dos países visitados, que cidades vc sugere, como aprendizado para as meninas?
Rodrigo Lavalle
Val, Paris é a cidade com mais museus, parques e exposições. Além dela temos a região do Vale do Loire com muitos castelos (https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/), Giverny (onde fica a casa e jardins de Monet: https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/). Leia nossos artigos sobre as várias regiões da França: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/.
Abraços.
Lolla
Estive ontem em Provins, foi MARA
Fui ao banquete medieval, divertidíssimo, a comida estava deliciosa.
Como o banquete tomou uma boa parte do dia (foi das 12 ate as 15) deu tempo de ir até a torre César, a vista é espetacular.
Pra quem tem pique, da pra visitar muitos outros lugares.
Alias, muito bom o blog. Estou com amigo parisiense me acompanhando e tem lugares aqui que ele nem ouviu falar, mas está adorando.
Claudia Pessoa
Vamos a Provins em julho agora, gostaria de saber se dá tempo de ver os 2 shows, sendo o das águias as 14:30 e o dos cavaleiros às 15:45. No pass está incluído o trenzinho da cidade?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Claudia, é possível ver os 2 shows. Com o passe você terá desconto no trenzinho.
Abraços.