Lançamos hoje, em parceria com as Galeries Lafayette Paris Haussmann, mais uma série de infográficos. Dessa vez o foco é a parisiense – essa personagem mítica e ao mesmo tempo elusiva – e seu lifestyle em cada uma das quatro estações do ano. Começamos pela parisiense no verão, que chega por aqui nessa sexta-feira, dia 21 de junho.

Uma das peculiaridades de se morar em locais onde as quatro estações do ano são bem definidas é que, para cada uma delas, temos hábitos, costumes e programas específicos. Tudo gira em função e se adapta à temperatura e ao número de horas diárias de luz do sol.

A mudança mais perceptível é no vestuário. Vamos de shorts, vestidinhos leves e sandálias no verão ao look cebola, com muitas camadas de roupas quentinhas, no inverno.

Na alimentação, cada estacão tem suas frutas, legumes e queijos específicos. A forma de preparação e os pratos se adaptam às temperaturas. Na primavera e verão nada mais gostoso que fazer um piquenique ou almoçar um sanduíche leve nos parques e praças da cidade. No inverno privilegiamos as comidas pesadas, com molhos espessos. Pratos famosos como fondue e raclette são verdadeiros rituais que ajudam, inclusive, a aquecer o ambiente.

No campo cultural e do divertimento, o outono é o início da temporada e onde as opções de espetáculos são mais numerosas. Já no verão, tudo para e o foco é nos festivais de música ao ar livre. Os mais tradicionais passam as férias de verão no Mediterrâneo, os mais aventureiros na Ásia (Camboja, Vietnã etc).

A PARISIENSE NO VERÃO

PARISIENSE NO VERÃO

A PARISIENSE NO VERÃO. Como ela se veste? O que ela faz? O que ela come e bebe? Clique aqui ou na imagem para ampliar.

Como ela se veste?

Como o verão é curto, a parisiense quer aproveitá-lo ao máximo e estar, antes de tudo, confortável e fresquinha. Obviamente, em se tratando da parisiense, o estilo nunca é deixado de lado, mas sem grandes preocupações.

Ela opta por tecidos naturais como o linho e o algodão – calças soltas, camisas desestruturadas, camisetas amplas – nos tons de bege, cru, branco, um pouco de marinho (principalmente nas camisetas listradas estilo marinière).

Os vestidinhos são leves e esvoaçantes com estampas de pequenas flores ou motivos geométricos. As peças em laisie bordada também dão as caras no verão.

Nos pés, a parisiense usa os dois grandes hits que voltam em todo verão: a espadrille (sapato de brim com solado de corda que, na versão feminina, vem com salto anabela e tiras para amarrar no tornozelo) e a tropézienne, sandália rasteira feita de tiras de couro, criado em 1927 em Saint Tropez por Dominique Rondini.

Todo look vem acompanhado de uma bolsa grande – como a Pliage da Longchamp (um dos mimos que a Lafayette oferece aos leitores do Conexão Paris) – onde a parisiense guarda a maquiagem, a água termal, um casaquinho leve ou pashmina e até mesmo um saca-rolhas.

Quando a parisiense vai à praia, ela troca a bolsa tradicional por uma de palha, grande o suficiente para guardar o look do dia pois, como dissemos nesse artigo aqui, os franceses chegam vestidos à praia. A marca fetiche de biquinis e maiôs da parisiense é a Eres, cujas peças podem até mesmo ser usadas fora da praia.

O que ela faz?

Verão é sinônimo de férias e, no mês de agosto, muitas parisienses deixam a cidade rumo ao sul, até as praias do Mediterrâneo.

Aquelas que ficam em Paris aproveitam para curtir a cidade, mais vazia nessa época do ano, e fazem os programas típicos da estação como tomar sol e/ou fazer piquenique nos parques e jardins parisienses ou passar horas sentada na calçada de um café lendo um livro, atualizando seu diário (virtual ou de papel) ou só mesmo vendo a vida acontecer.

Também encontramos a parisiense fazendo seu apéro (a happy hour francesa) nos rooftop bars da cidade, ou seja, os bares que ficam nos topos dos prédios. O récem inaugurado Créatures, bar e restaurante no topo das Galeries Lafayette, promete ser o bar mais bem frequentado do verão parisiense. Seus pratos 100% vegetarianos, com influências da cozinha do sul da França e de Israel, são perfeitos para o verão. Estivemos lá essa semana, veja as stories que fizemos, as vistas e o por do sol são deslumbrantes.

Outra grande atração do verão parisiense são os festivais de música ao ar livre que acontecem em Paris e imediações. Há festivais para todos os gostos: de rock a música erudita passando pelo jazz, pelo electro e pelo techno. A parisiense roqueira tradicional (como a it girl Caroline de Maigret) vai ao Rock En Seine ou ao Lollapalooza. A parisiense roqueira alternativa (como a cantora e atriz Lou Doillon) vai ao Days Off (onde sua irmã, Charlotte Gainsbourg, se apresenta esse ano). E todas vão Paris Jazz Festival. Clique aqui e leia nosso artigo sobre os festivais de música do verão parisiense de 2019.

O que ela come e bebe?

Seguindo o savoir-vivre francês e as regrinhas da boa alimentação, a parisiense come as frutas e legumes da estação – pêssego, damasco, figo, melão, melancia, alcachofra, aspargos, berinjela, tomate, alho-poró –, sempre mais frescos, suculentos e saborosos que aqueles fora de estação, importados ou produzidos em estufas.

Nas refeições, ela pede pratos leves e frescos, geralmente com inspiração mediterrânea: melão com presunto cru de entrada; ratatouille (berinjela, abobrinha, tomate, pimentão, cebola cozidos e azeite) ou salada niçoise (tomate, pimentão verde, alho, cebola roxa, aipo, alcachofra, pepino, ovo cozido, anchovas ou atum, azeitonas pretas e azeite) como prato principal.

Nos apéros e nos piqueniques, os queijos feitos com o leite perfumado produzido na primavera se fazem presentes: Saint Nectaire, Reblochon, Cantal, Tomme de Savoie, Ossau-Iraty, Époisse.

Tudo isso regado a muito vinho rosé (com permissão de colocar uma pedrinha de gelo na taça) e muito champanhe (sem pedrinha de gelo dentro).

Leia também

Benefícios das Galeries Lafayette para os leitores do Conexão Paris

Lembrando que durante todo o ano de 2019 as Galeries Lafayette oferecem mimos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 175€. Clique aqui para saber mais sobre os mimos e baixar os voucheres.

 

 

 

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009 | Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra | Horários de funcionamento: segunda a sábadode 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.