O que não falta na França são castelos belíssimos de tirar o fôlego. Mesmo ao redor de Paris, em menos de uma hora de viagem, é possível visitar vários deles como Versailles, Fointanebleau e Chantilly. Um outro castelo, menos conhecido, mas não menos lindo é o Vaux le Vicomte que serviu de inspiração para Versailles. Seu ponto alto é o conjunto de jardins à la française criado pelo paisagista Le Nôtre e pelo arquiteto Le Vau no século XVII.

vlvjardim

O imenso jardim do Château de Vaux le Vicomte (foto: Esther Westerveld no Flickr)

Todas as noites de sábado nos meses mais quentes do ano (de 06 de maio a 07 de outubro de 2017, das 19:00 à meia noite) esses jardins são iluminados por cerca de 2.000 velas criando uma atmosfera de sonho e encantamento. O clímax acontece com um espetáculo de fogos de artifício. Clique aqui para comprar o ingresso da visita noturna.

Vaux-le-Vicomte-Chateau-cas

O jardim iluminado por velas

Para quem quiser tornar tais noites ainda mais mágicas e especiais, o refinado restaurante Les Charmilles propõe um jantar mega romântico à luz de velas. As mesas instaladas nos jardins possuem vista para o castelo todo iluminado. Imprescindível reservar. Informações e reservas aqui.

vaux-leve

O jantar nos jardins do restaurante Les Charmilles

Uma opção para quem não quiser jantar no Les Charmilles é o bar de champanhes Songe de Vaux, localizado no Terrasse du bénitier. Dali também é possível contemplar os jardins iluminados do castelo sentado em cadeiras de praia, tomando champanhe e comendo macarons ao som de música barroca. Aberto de 18:00 as 23:30.

O programa vale a pena mesmo para quem quiser somente visitar o castelo e passear pelos jardins. O ingresso para as noites de sábado custa 19,50€ (clique aqui para comprar) e mesmo quem pretende jantar ou ir ao bar de champanhes precisa comprá-lo.

Nos outros dias e para a visita aos sábados até as 18:00 (última entrada às 17:00) o ingresso custa R$68,00 (clique aqui e acesse o site Minha Viagem Paris para comprar).

Como ir:

  • De trem comum (linha P) saindo do térreo da Gare de l’Est. Pegue o trem em direção à Provins. Desça na estação Verneuil l’Etang. Em frente à saída da estação pegue o ônibus especial chamada Châteaubus que faz a ligação entre a estação e o castelo. Nas noites de sábado, o último Châteaubus sai do castelo às 23:30 e vai direto até à Gare de Lyon, em Paris.
  • De excursão com a empresa ParisCityVision.
  • De carro privativo com motorista brasileiro. Envie um email para vendas@minhaviagemparis.com.br para obter um orçamento.

Roteiro para visitar corretamente VersaillesAcesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.