Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris
Este é um prato perfeito para reunir pessoas ao redor da mesa. Convivial, caloroso e feito à base de queijo Raclette.
Na Suíça, durante a idade média, os pastores assavam rodas de queijo penduradas na fogueira. À medida que o queijo derretia, os pastores o raspavam com uma faca e o comiam com fatias de pão.
Este ato de “raspar” (racler em francês) virou o nome do prato. Mais tarde criou-se um queijo com o mesmo nome.
Por ser um prato calórico a raclette hoje é associada ao esqui, neve e frio. É muito fácil prepará-la em casa, para isto basta ter o aparelho adequado, comprar queijos e acompanhamentos: batatas, pickles, embutidos, cogumelos etc.
A raclette de mesa (método tradicional), servida em restaurantes especializados é fiel ao ritual inventado na idade média. Um belo suporte de madeira com uma lâmpada incandescente e uma enorme meia roda de queijo é colocada sobre a mesa onde os comensais se servem a vontade!
Em casa, ou nos restaurantes menos tradicionais, encontramos a raclette preparada com roquefort, reblochon, gouda, morbier. Nada impede a modificação da receita. E de acordo com o gosto de cada um, também vale salpicar pimenta ou noz moscada.
O que beber com a raclette?
Tudo depende, principalmente, do queijo que você escolher. Eu acho interessante optar por um vinho da mesma região do queijo, para ter certeza de uma aliança amigável. Em todo caso prefira brancos ou tintos leves.
Onde comer raclette em Paris
Aqui em Paris, indico dois lugares gostosos para degustar raclette:
- Les Fondus de la Raclette, onde o queijo vem em fatias para você derreter na grelha. Eles possuem um menu salada+raclette+sobremesa por 21 euros. Endereço: 107 avenue Parmentier, 75011. Metrô: Parmentier.
- Le Chalet Savoyard onde é servido a tradicional raclette de mesa com queijo e batata a vontade por 24 euros. Endereço: 58 rue de Charonne, 75011. Tel.: +33 01 48 05 13 13. Metrô: Ledru-Rolin ou Charonne.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Os queijos franceses
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’or para os dias frios de inverno
- Vinho quente
- Coquille Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
- Como comprar e preparar aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Leia também:
- Tartiflette: prato do inverno francês
- Qual vinho casa melhor com fondue e raclette?
- Pratos típicos franceses: raclette
- Saibam onde degustar raclette em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
Andrea Muniz
Olá!!
Vi uma reportagem na Band onde fez uma Torta Provençal.Gostaria muito da receita!
Parabéns e grata!
Jose Barroso
Karen,
Obrigado pelo endereco.
Madá
Nada como um frio para aproveitar o calor da raclette. Gostei muito das dicas.
Karen Goldman
Oi Adriano Agostinho, coloquei a receita neste link aqui: http://eucomosim.com/receitas/628/
um grande abraço, Karen
Lenna Ranghetti
Gosto desse ritual da raclette! Bom para reunir pessoas em torno de um bom papo e de uma boa mesa. Aqui no sul do Brasil, consegui um aparelho de raclette em Gramado. Tem sido bem aproveitado aqui no nosso frio…
Adriano Agostinho
Oi, tudo bem? Vi uma materia no jornal da Band, com vc fazendo uma torta provençal com azeitonas pretas e tomates….uma delícia…tem como vc colocar a receita na íntegra ?? Desde já agradeço e um abraço !!
Karen Goldman
Oi José Barroso,
tenho certeza que você poderá encontrar um aparelho de mesa na E.DEHILLERIN, 18 et 20, rue Coquillière 75002, metro Les Halles. Eles são especialistas em material de cozinha. Um abraço, Karen.
José Barroso
Lina/karen.
Sempre que na Franca procuro o aparelho de mesa, tradicional, mas não consigo acha-lo, apenas vejo a venda o aparelho com as 4/6 panelinhas, que não acho em nada simpático! Vocês me poderiam indicar aonde posso encontra-lo?
Julio Dutra
Eu provei uma versão na Rue de la Harpe em março deste ano… creio que tenha sido no La Petite Bouclerie . A apresentação do prato é muito bonita e realmente é uma delícia.
jorge fortunato
Dica anotada.