Veja abaixo algumas dicas e conselhos que podem deixar a viagem de quem irá viajar sozinho(a) mais segura e prazerosa.

Como quase tudo na vida, viajar sozinho(a) também tem seus prós e contras. Ao mesmo tempo que não precisamos fazer concessões, a falta de um(a) companheiro(a) de viagem pode tornar a experiência menos prazerosa, principalmente para aqueles que não estão habituados a ficarem sozinhos.

É ótimo podermos passar o tempo que quisermos no Louvre ou em uma loja, porém jantar ou ir a uma boate sozinho(a) pode ser meio boring e até assustador.

Viajar sozinho (foto: )

Outro ponto negativo é que a viagem para uma pessoa costuma sair mais cara: o quarto é single mas o preço é mais da metade de um quarto duplo; a meia garrafa de vinho custa mais de 50% da garrafa inteira; não temos com quem rachar o preço do táxi, do aluguel do carro ou do passeio privativo.

Apesar de tudo isso, nós achamos que sempre vale a pena viajar, mesmo que seja sozinho(a). Não deixe de fazer uma viagem por falta de companhia! Enfrente o medo do desconhecido – e até o medo da sua própria companhia – e se jogue nessa aventura.

Algumas dicas e conselhos para deixar sua viagem mais segura e prazerosa

  • Viaje leve, ou seja, pouca bagagem e pouco peso. Você terá que se virar sozinho(a) com a mala: retirá-la da esteira, subir e descer as escadas do metrô, subir e descer dos trens.
  • Avise familiares ou amigos e dê a eles o nome, endereço e telefone do hotel.
  • Contrate um seguro de viagem. Além de essencial para o caso de acidentes ou emergências médicas, ele é obrigatório para entrar na França e pode ser exigido na passagem pela imigração. No site Seguros Promo, você compara os preços e propostas de várias empresas seguradoras e contrata o seu seguro de viagem.
  • Ter internet no celular é recomendável (clique aqui e aqui e veja como ter internet na França), seja para pesquisar locais, espetáculos, restaurantes; para ficar em contato com os familiares; para alguma emergência ou mesmo para se distrair em algum momento mas, atenção, não use o celular como muleta contra a solidão! Use o tempo ocioso em um café para ver a vida local acontecendo.
  • Para alguns, quanto menos contato com a realidade da vida cotidiano melhor mas dê um “oi” de tempos em tempos aos familiares para que eles saibam que está tudo bem.
  • Se você tem idade, paciência e quer fazer amizades, fique em um albergue. Em Paris há vários hostels boutique com quartos individuais e bares animadíssimos onde você pode encontrar não somente outros viajantes como também nativos interessantes (clique aqui, aqui e aqui e leia nossos artigos).
viajar sozinho

Viajando sozinha (foto: )

  • Tire uma cópia de todos os seus documentos e apólice de seguro e ande com eles em seus passeios pela cidade. Deixe os originais no cofre do hotel. Mas, caso for fazer um bate e volta em outra cidade ou país, leve o passaporte.
  • Tenha sempre um papelzinho com o nome, endereço e telefone do hotel anotados.
  • Pesquise sobre a cidade a ser visitada e estude seu mapa.
  • Se você quiser quebrar a rotina dos passeios solitários, faça algumas visitas guiadas em grupo ou saídas privativas com guias locais. O passeio Meia Noite em Paris by bike é uma ótima opção para quem está viajando sozinho(a) e quer conhecer gente nova.
  • Paris não é uma cidade perigosa (clique aqui e leia nosso artigo) mas se você se sentir inseguro(a) à noite ou estiver um pouco bêbado(a) saindo de uma balada, opte pelo táxi. A empresa G7 é super confiável e tem aplicativo para smartphone.
  • Os bares de coquetéis são lugares ideais para os desacompanhados. Não escolha uma mesa. Sente-se no balcão, local estratégico para aqueles que querem puxar conversa. Alguns bares de coquetéis em Paris: Moonshiner, Experimental Cocktail Club, Prescription Cocktail Club. Um ótimo bar de vinhos é o Avant Comptoir, além de boas comidinhas e bons vinhos, o local está sempre cheio de gente disposta a iniciar um bate papo com estranhos. Mas lembre-se do conselho dos seus pais: não aceite bebida de estranhos!

Você tem alguma outra dica ou sugestão?

Sobre a Seguros Promo

No site da Seguros Promo – uma empresa do grupo Belvitur (53 anos no segmento de turismo) – você pode comparar os preços e propostas de várias empresas seguradoras e contratar o seu seguro de viagem. Se tiver dúvidas, você pode falar imediatamente com um consultor online, no email ou por telefone. Além disso você pode parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros.

Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Leia também:

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.