Uma dúvida frequente dos leitores do Conexão Paris que pretendem dirigir pela França é qual a documentação exigida. Só a CNH? E a tal de PID? Veja quais são os documentos necessários para dirigir na França.

Uma das melhores maneiras de conhecer a França, suas regiões e cidadezinhas bucólicas é viajar de carro. Pelo fato de na maior parte das regiões francesas o transporte público entre pequenas cidades ser precário, escasso ou inexistente, o carro dá mais liberdade e flexibilidade à viagem.

Nosso conselho padrão é ir de trem de Paris até uma cidade importante da região que se pretende visitar e lá alugar um carro para explorá-la e conhecer as cidades menores. Clique aqui e leia nossos artigos com dicas sobre as principais regiões francesas: Alsácia, Bretanha, Normandia, Provence…

Uma dúvida frequente dos leitores do Conexão Paris que pretendem explorar o país de carro é qual a documentação necessária para dirigir na França. Só a CNH? E a tal de PID?

Estrada no sul da França (foto: no Shutterstock)

Quais são os documentos necessários para dirigir na França?

O site Service-Public.fr, site oficial da administração pública francesa, diz o seguinte, em artigo atualizado no dia 27 de dezembro de 2017:

Conduire en France avec un permis non européen

Si vous venez en France pour un court séjour (pour des vacances par exemple), vous pouvez conduire avec votre permis. Il doit être valide et être rédigé en français ou accompagné d’une traduction officielle en français ou d’un permis international.

Si vous souhaitez obtenir la traduction en France, vous devez vous adresser à un traducteur agréé.

Ou seja, se você vem passar férias na França por um período inferior a 185 dias, pode alugar um carro e dirigir pelo país somente com a sua carteira de motorista brasileira válida desde que:

  1. ela esteja em francês OU
  2. acompanhada de uma tradução juramentada em francês OU
  3. acompanhada da PID.

No geral, é mais simples solicitar a PID do que procurar um tradutor juramentado para que ele faça a tradução.

Estrada na França (foto:no Shutterstock)

Mas o que é a PID?

A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é a uma habilitação internacional reconhecida, traduzida em oito idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo), que apesar de não ser obrigatória, pode facilitar na hora de resolver problemas relacionados ao trânsito local.

Com a PID fica mais fácil realizar procedimentos simples como checagem de informações – seja para situações de fiscalizações ou até mesmo para alugar carros -, atendimento mais rápido em caso de acidentes de trânsito etc.

Alguns dirão que alugaram carros e dirigiram pela França somente com a CNH brasileira e não tiveram problemas, mas sempre aconselhamos que o turista tenha todos os documentos necessários para evitar qualquer tipo problema.

Como tirar a PID?

Para obter a PID, tudo o que você precisa é ter uma CNH dentro da validade e solicitar a autorização no Detran da sua cidade ou pela internet (consulte o site do DETRAN do seu estado). O valor e prazo de entrega varia de cidade para cidade e a validade, a categoria da habilitação e as restrições são as mesmas informadas na sua CNH.

dirigir na França

Estrada nos Alpes franceses (foto:no Shutterstock)

Não esqueça o seguro viagem!

Outra medida de segurança muito importante para quem vai dirigir no exterior é contratar o seguro viagem. Com ele, você tem a garantia de atendimento médico ou até mesmo assistência jurídica para o caso de acidente de trânsito (leia aqui). Além disso o seguro viagem (seguro saúde e repatriamento) é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na França (ou em outro país da União Europeia). Clique aqui e leia nosso artigo com a lista completa desses documentos.

No site Seguros Promo, você pode comparar os preços de várias empresas seguradoras e contratar online o seu seguro de viagem. Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Leia também


dirigir na FrançaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.