Há cerca de um mês falamos sobre seguro viagem para gestantes e alguns leitores nos perguntaram como funciona o seguro viagem para crianças.

Levar os pequenos para conhecer Paris (e a Europa) pode ser o melhor presente da vida. Mas viajar com crianças requer cuidados especiais, entre eles o seguro viagem. Fizemos algumas perguntas sobre o assunto ao pessoal do Seguros Promo.

França: seguro viagem para crianças (foto:no Shutterstock)

1) É preciso contratar seguro viagem para crianças, bêbes e adolescentes?

Sim. Assim como para os adultos, o seguro saúde e de repatriamento (conhecido como seguro viagem) é um dos documentos que podem ser exigidos na entrada na França e demais países da União Europeia (clique aqui e veja a lista completa de documentos). Além disso, as crianças, por serem mais impetuosas, destemidas e sensíveis às mudanças de rotina, clima e alimentação que os adultos, precisam estar bem resguardadas desde em casos de mal estar até acidentes graves.

2) O seguro viagem para crianças é mais barato/caro?

O seguro viagem para uma criança não é mais caro nem mais barato do que o seguro viagem para um adulto.

3) O que deve observar antes de contratar um seguro viagem para crianças?

Em primeiro lugar, verifique o limite mínimo de idade que o seguro de viagem em questão cobre. Alguns planos possuem um limite mínimo e máximo de idade para cobrir a pessoa. Assim, no momento de escolher o seguro viagem que irá contratar, veja se a criança está dentro da faixa etária proposta para o plano de acordo com a seguradora.

Outra dica é prestar atenção ao item ‘repatriação’. É importante verificar se a cobertura oferece repatriação para menores desacompanhados, assim, no caso de acidentes, a criança ou adolescente pode ser acompanhado por somente um dos pais caso precise realizar um translado médico, por exemplo.

Todas as seguradoras que você encontra no Seguros Promo possuem cobertura para bebês e crianças, mas podem acontecer variações de acordo com o destino e o tipo de cobertura desejada.

Paris com crianças (foto: Ana Rita Rodrigues)

4) Qual a documentação necessária para viajar ao exterior com um menor? 

Como os adultos, as crianças e adolescentes precisam de um passaporte válido (veja no site da Polícia Federal como requerer passaporte para um menor de idade).

Se a criança for viajar desacompanhada ou na presença de apenas UM dos pais, será solicitada na hora do embarque no Brasil uma autorização de viagem com assinatura de ambos os pais, com firma reconhecida. Esta autorização deverá ser apresentada tanto no check-in quanto no controle de passaportes, em duas vias originais (uma via será retida pela Polícia Federal). Aqui você encontra o formulário padrão de autorização de viagem internacional para menores. A autorização de viagem poderá ser inscrita no passaporte do menor, por solicitação dos pais ou responsáveis legais quando do requerimento do documento de viagem.

Leia no site do Portal Consular as regras para emissão da autorização de viagem internacional para menores.

Além do passaporte, leve também um documento da criança em que constem os nomes dos pais (certidão de nascimento ou RG).

Clique aqui e leia nosso artigo com tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa.

5) Fica o lembrete:

Antes de fechar o negócio, consulte as condições gerais do seguro que você pretende contratar. Dessa forma você saberá as coberturas e riscos excluídos e se ele é o mais indicado para a sua viagem/necessidades.

Seguros Promo

No site Seguros Promo, você pode comparar os preços de várias empresas seguradoras e contratar online o seu seguro de viagem. Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-los, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Leia também:


seguro viagem para criançasConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda no site Minha Viagem Paris.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.