Levar os pequenos para conhecer Paris (e a Europa) pode ser o melhor presente da vida. E na nossa opinião (que não é nada neutra), é uma experiência bem mais rica do que Miami. Não acha? E, para aqueles que não abrem mão do mundo encantado da Disney, em Paris também temos a EuroDisney – e também o parque do Asterix, o Futurescope, a La Villette

Mickey ou Vitória de Samotrácia? Em Paris tem os dois, para todos os gostos.

Mas viajar com crianças requer cuidados especiais. A Air France nos ajudou a escrever esse post para esclarecer todas as dúvidas dos pais e responsáveis e dar dicas para a viagem ser mais confortável para os pequenuchos.

  • Documentação

Como os adultos, as crianças e adolescentes precisam de um passaporte válido (veja no site da Polícia Federal como requerer passaporte para um menor de idade).

Se a criança for viajar desacompanhada ou na presença de apenas UM dos pais, será solicitada na hora do embarque uma autorização de viagem com assinatura de ambos os pais, com firma reconhecida. Esta autorização deverá ser apresentada tanto no check-in quanto no controle de passaportes, em duas vias originais (uma via será retida pela Polícia Federal). Aqui você encontra o formulário padrão de autorização de viagem internacional para menores. A autorização de viagem poderá ser inscrita no passaporte do menor, por solicitação dos pais ou responsáveis legais quando do requerimento do documento de viagem.

Leia no site do CNJ ou no site do Portal Consular as regras para emissão da autorização de viagem internacional para menores.

Além do passaporte, leve também um documento da criança em que constem os nomes dos pais (certidão de nascimento ou RG).

  • Menores desacompanhados

Crianças viajando sozinhas devem embarcar como menores desacompanhados, ou seja, sob os cuidados da companhia aérea, que irá acompanhar o pequeno no aeroporto (inclusive em caso de conexões) e prestar apoio durante o voo.

Crianças que viajam sozinhas ficam sob responsabilidade da companhia aérea

No caso de adolescentes, de 15 a 17 anos, o serviço de acompanhamento é facultativo e pode ser solicitado. Saiba mais sobre viagem de crianças desacompanhadas no site da Air France.

  • Crianças e bebês a bordo

Na Air France, bebês de colo podem viajar de graça, no colo, em voos dentro da França. Para os voos partindo do Brasil, os bebês pagam 10% do valor da passagem do pai. Após 24 meses, as crianças são beneficiadas com tarifas especiais que, na Air France, chegam a até 33% de desconto para os voos entre Brasil e Europa.

Para os bebês de até 10 kg, é possível solicitar um berço para uso a bordo (sujeito à disponibilidade). Assim que fizer a reserva, faça também a solicitação. No caso da Air France, ligue para a Central de Reservas pelo telefone 4003 9955 (capitais) ou 0800 888 9955 (demais localidades) ou para seu agente de viagens.

Se você está com um bebê de colo, você terá direito a levar a bordo uma bolsa de até 12 kg (medidas: 55 cm x 35 cm x 25 cm) para o bebê e uma mala despachada de até 10 kg. Fora o carrinho de bebê, que também deverá ser despachado.

Atenção: lembre-se que a temperatura a bordo é baixa. As crianças devem viajar agasalhadas e ter roupas extras para troca. Não se esqueça também de fraldas e artigos de higiene.

Leia mais sobre viagens com bebês e crianças no site da Air France

  • Refeições a bordo

Lembre-se de solicitar, até 48 horas antes do voo, uma refeição adaptada à idade da criança. No caso da Air France, as solicitações de refeição podem ser feitas no ato da reserva ou posteriormente, até 48 horas antes do horário do voo, pela Central de Reservas – telefone 4003 9955 (capitais) ou 0800 888 9955 (demais localidades) ou pelo seu agente de viagens.

Lembre-se de hidratar a criança durante o voo. Para os bebês, traga mamadeira e chupeta (se for o caso).

  • Como fazer o tempo passar durante o voo

Em geral, eu prefiro viajar com crianças durante a noite pois elas apagam e quase não percebem as 11 horas até Paris. Mas nem sempre é possível escolher o horário do voo. Para os voos diurnos, leve um brinquedo, um jogo, um livro ou algo que seu filho goste muito. Mas não precisa levar uma mala de brinquedos como às vezes vejo alguns pais fazendo.

O voo é longo. Mas tem muita coisa pra passar o tempo da criançada a bordo.

Os voos internacionais têm bastante entretenimento para os meninos. Na Air France, além das maletinhas com jogos e brinquedos oferecidos às crianças, o sistema de entretenimento tem bastante opção, com muitos jogos e filmes adaptados a todas as faixas etárias. Veja no site da Air France como é o entretenimento a bordo.

Veja outras dicas da Air France:

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France


PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris