Do Brasil até Paris, são pelo menos onze horas de voo. Pouco tempo se pensarmos que estamos atravessando um oceano, mas muito tempo para ficarmos dentro de um avião. E, ao chegar, ainda tem o fuso horário. Por isso, para não desembarcar moído e sem energias, é importante tomar alguns cuidados, antes,  durante e depois do voo.

A Air France nos ajudou a escrever esse post com algumas dicas para  que sua viagem seja mais confortável.

  • Como atenuar os efeitos do jet lag:

– Antes de partir, comece a se adaptar à diferença de horários. Como o relógio na França está adiantado em relação ao nosso (de três a cinco horas, dependendo da época do ano), comece a dormir mais cedo alguns dias antes da sua viagem. Na volta, faça o contrário.

– Ao entrar no avião, acerte o relógio no horário de Paris. Evite ficar pensando no horário do Brasil! Ao chegar, faça suas refeições no horário de Paris (já a bordo, as refeições serão servidas nos horários do destino).

Tente dormir no avião, evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes do embarque. A Air France fornece travesseiros, cobertores e máscaras para dormir e tampões de ouvido na classe econômica. Traga travesseiros de viagem e o que mais lhe der conforto e ajudar no sono.

– Ao chegar em Paris, evite dormir durante o dia. Se você estiver muito cansado, durma no máximo uma hora (coloque um despertador para acordar). Deite-se cedo, por volta das 22h, e tenha uma boa noite de sono. No dia seguinte você estará recuperado.

  • Conforto a bordo:

Vista roupas confortáveis. Você não está indo para um jantar de gala: evite saltos muito altos, sapatos e roupas apertadas. Traga agasalho pois a cabine do avião é fria;

– O ar da cabine é muito seco. Por isso, é importante você se hidratar bastante durante o voo. Evite bebidas alcóolicas. Use hidratante labial. E prefira óculos às lentes de contato.

– Se você toma remédios regularmente, traga-os a bordo.

– Caminhe pelo avião a cada duas horas. Isso ajudará na circulação, diminuindo o inchaço das pernas.

– Se você segue dieta específica, solicite refeições adaptadas às suas necessidade 48 horas antes do voo. Na Air France, as seguintes dietas podem ser solicitadas, sem custos adicionais:

  • refeição com baixo teor de sal, adaptada aos regimes alimentares das pessoas com determinadas doenças cardíacas, renais ou endócrinas,
  • refeição cujos teores de açúcar, de sal e de gorduras estão adaptados para pessoas diabéticas,
  • refeição sem glúten,
  • refeição dietética sem molhos,
  • refeição sem alérgenos.

E, a um pequeno valor adicional, você pode mudar o cardápio e escolher entre cinco menus propostos. Consulte o site da Air France para se informar sobre os cardápios especiais e seus preços.

– Na Air France, se você é cliente Flying Blue (programa fidelidade) status Gold ou Platinum, você pode solicitar gratuitamente assentos mais espaçosos, localizados próximos às saídas de emergência. Se você não é cliente Flying Blue, você também pode reservar os assentos Plus, mas haverá uma taxa de 70 euros para os voos entre Brasil e Paris. Obs.: a reserva desses assentos depende de disponibilidade.

– Outra opção oferecida pela Air France é a classe Premium Economy, que oferece 40% a mais de espaço em relação à Econômica. Visite o site da Air France para conhecer as características das diferentes classes: EconômicaPremium Economy e Business.

Leia no site da Air France mais dicas para ajudar no jet lag e no conforto a bordo.

E, durante o vôo,  se você ficar muito cansado, lembre-se que em algumas horas estará chegando em Paris! Ah, e têm também os filmes, e outras opções de entretenimento que ajudarão a passar o tempo.

Veja outras dicas da Air France:

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.