Por Bianca Bernacchi-Bigeard, responsável pelos cursos Paris Beauty Week e Paris Beauty Day

Mel é sinônimo de saúde e beleza. Quem nunca fez uma máscara caseira para o rosto à base de mel? Em Paris, mais precisamente no Marais, fica uma loja especializada em méis do mundo todo.

O mel é um poderoso aliado da saúde: ele é considerado antisséptico, cicatrizanteantioxidante, expectorante, digestivo e bom para a imunidade, além de ser uma delícia!

Ele é também o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais como o potássio e magnésio. O mel só não é aconselhável para crianças de até 1 ano pois sua flora intestinal ainda não está totalmente formada.

A MIEL FACTORY

mel

A loja Miel Factory, no Marais

Para os loucos por mel, a boa novidade é que no Marais, podemos encontrar uma concept store única, a Miel Factory (28 rue de Sévigné, 75004), criada por Remi Porthault.

O local – pequeno, com bastante luminosidade e um estilo contemporâneo – foi imaginado pela arquiteta de interior, Stéphanie Bouglione, que buscou transmitir um aspecto de colmeia, muito interessante.

Rémi considera o mel como um produto universal. Na sua boutique encontramos méis do mundo todo como, por exemplo, o mel de lichia da Tailândia. Segundo ele, o terroir francês permite uma produção com grande diversidades e um produto de alta qualidade.

E, assim como o vinho, o mel nos transmite todas as características de suas origens, que podemos identificar em uma degustação pelas cores, aromas e sabores.

mel

Os vários produtos à venda na Miel Factory

Além dos méis, a Miel Factory vende também geleias com mel, balas, bolos e nougats. Eu já provei quase tudo! O Rémi sempre está por lá para nos atender e falar sobre sua paixão pelo mel.

COLHEITA E ACONDICIONAMENTO

A colheita do mel acontece sempre em dias ensolarados. Na França e no resto da Europa ela começa em abril e vai até o mês de novembro. Em países quentes a colheita acontece nos meses mais secos do ano.

O mel possui duas origens: aquele proveniente do néctar, colhido pelas abelhas diretamente da flor e o mel de melada, colhido pelas abelhas nas árvores. A melada é uma substância açucarada rejeitada pelos parasitas presentes nas árvores. A mais conhecida é a de pinheiro, mas espécies como o carvalho, as castanheiras e os lariços podem ser a origem de uma abundante produção de melada.

O mel de lavanda da Provence é relaxante e ajuda na cicatrização.

O mel de lavanda da Provence é relaxante e ajuda na cicatrização.

Uma vez colhido, o mel é levado em barris para a região de Morvan e é conservado em potes à uma temperatura estável de 15°C para preservar os aromas. Cada um é meticulosamente analisado e testado regularmente antes de ser envasado no pote.

Um mel de qualidade é aquele que não foi adulterado, onde os traços de antibiótico são ausentes e a taxa de umidade inferior a 18%, a fim de garantir uma boa conservação. Para por o mel no pote de uma forma otimizada, é necessário “derretê-lo”. Rémi o esquenta a 30°C e sua taxa de umidade é estabilizada a 20%.

Essas técnicas permitem chegar a um produto de uma grande finesse, com um tempo de conservação longo e propriedades enzimáticas importantes e preservadas.

RECEITINHA

Segue uma receita caseira para esfoliar o rosto:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de fubá (ou açúcar cristal)

Misture todos os ingredientes e aplique delicadamente no rosto, massageando em movimentos circulares. Deixe agir por 5 minutos. Em seguida, enxague com água fria. Não aplicar na região dos olhos. Essa esfoliação pode ser feita 1 vez por semana.


Visite nosso site Minha Viagem Paris para descobrir os cursos Paris Beauty Week (cinco dias em Paris inteiramente dedicados aos segredos da beleza à francesa) e Paris Beauty Day (um dia para descobrir as novidades e os segredos do mundo da beleza das parisienses).

Leia os outros artigos da Bianca: