Por Bianca Bernacchi-Bigeard, responsável pelos cursos Paris Beauty Week e Paris Beauty Day

Nos últimos meses tenho utilizado diversos produtos cosméticos e de beleza de diferentes marcas pois estou sempre tentando chegar às melhores opções para a minha pele. Tenho privilegiado produtos naturais ou orgânicos, sem parabenos, que sejam os mais saudáveis e livre de “químicos” possível. Inclusive já falei aqui no Conexão Paris sobre os cosméticos orgânicos franceses, clique aqui para ler.

Dentro dessa nova proposta de consumo, participei recentemente de um atelier para fabricar o meu próprio produto cosmético. Vou contar para vocês como foi a experiência.

O LOCAL

No Ateliers de la Souris Verte aprendemos a fabricar todos os nossos produtinhos: cremes para rosto e corpo, maquiagem, perfumes, produtos para banho e para as mamães e seus bebês. Existem também cursos para fabricar os produtos de limpeza que utilizamos em casa. Tudo natural e orgânico, respeitando nossa pele e o meio ambiente. Olha que coisa maravilhosa!

13260217_1123335757725639_812573739452401426_n

Marie Bousquet, criadora do Ateliers de la Souris Verte

Cada receita é elaborada pela Marie Bousquet, expert em aromaterapia e herboristerie e proprietária do local. Ela mesma organiza os ateliers e explica o passo a passo do que iremos preparar.

Na realidade e dentro das possibilidades, não precisamos mais comprar os nossos produtos de limpeza, podemos fabricar tudo nos Ateliers ou até mesmo em casa, comprando todo o material necessário, mas eu, particularmente, acho mais motivante participar dos cursos.

O Ateliers de la Souris Verte já é nosso parceiro no Paris Beauty Day Sob Medida (clique aqui para saber mais), as aulas são sempre em francês ou inglês mas eu traduzo tudo em português para as clientes do programa.

A AULA

Para começar, a Marie faz algumas perguntas para conhecer melhor o perfil do cliente-aluno.

Eu escolhi um protetor labial hidratante, pois é um produto que não vivo sem! Aplico o dia inteiro, desde a hora em que acordo até antes de ir dormir, por isso decidi fazê-lo para saber exatamente como é fabricado e conhecer melhor seus princípios ativos naturais.

IMG_9006

Os ingredientes para fazer o protetor labial

O batom foi bem simples. Ela me deu um pouco de cera natural, que eu coloquei na panelinha quente, fiquei esperando derreter, depois acrescentamos manteiga de cacao e óleo de avelã. Fiquei mexendo um pouco e em seguida acrescentei dois pigmentos naturais para dar uma cor ao meu batom.

IMG_8995

Eu preparando o protetor labial

Depois coloquei todo o produto na embalagem que ela me forneceu, e esperei algumas horas antes da primeira utilização. O cheiro é de chocolate e sei que posso até usar na minha filha de 4 anos, pois eles só trabalham com produtos orgânicos e naturais.

O Atleiers é uma alternativa interessante para quem busca um estilo de vida mais saudável e fora das amarras das grandes marcas e corporações.

Para saber mais acesse o site do local: www.ateliers-souris-verte.com.

.

Visite nosso site Minha Viagem Paris para descobrir os cursos Paris Beauty Week (cinco dias em Paris inteiramente dedicados aos segredos da beleza à francesa) e Paris Beauty Day (um dia para descobrir as novidades e os segredos do mundo da beleza das parisienses).

Leia os outros artigos da Bianca: