Por Bianca Bernacchi-Bigeard e Aurelia Hermange Hodin, responsáveis pelo curso Paris Beauty Week

A maioria das escolas de estética na França, sejam públicas ou privadas, oferecem um conjunto de cursos nas áreas de estética, cosmetologia e perfumaria. Geralmente, além do ensino teórico e prático na escola, os alunos devem efetuar estágios em spas, institutos de beleza e perfumarias.

ESTETEICA1

Alunas no curso de formação em estética

Os tipos de cursos e diplomas

Existem vários diplomas do estado, o primeiro que é o CAP* em estética com duração de 1 ano, e uma carga horária de aproximadamente 25 horas semanais. Este, tem o objetivo de capacitar a esteticista à realizar técnicas de tratamentos estéticos do rosto, das mãos e dos pés. A esteticista estará pronta para ser conselheira de venda de produtos cosméticos e perfumaria, realizar depilações, maquiagens, tratamentos faciais e gerenciar a parte administrativa de um SPA/instituto de beleza ou de uma loja de cosméticos.

Existe também o CAP em 2 anos, BTS**, e o BAC pro***, que inclui tratamentos corporais.

* C.A.P. (Certificat d’Aptitude Professionnelle) = certificado de aptidão profissional, uma formação técnica antes do Baccalauréat (Bacharel)

** BAC Pro (Baccalauréat Professionnel) = bacharel filial técnica

*** B.T.S. (Brevet Technique Supérieur) = diploma técnico superior (2 anos além do Baccalauréat)

B.P. (Brevet Professionnel) = diploma profissional

Conteúdo dos cursos em estética

O conteúdo do curso, depende para qual diploma você vai estar se preparando. Na maioria desses cursos há um ensino geral como, historia, geografia, inglês, matemática, ciências aplicadas, cultura artística, economia, gestão e francês. Todas as aulas são em francês.

As disciplinas mais específicas do setor da estética são: técnica de estética (tratamento facial, maquiagem, depilação), cosmetologia, técnica de aparelhos e instrumentos, venda de produtos e prestações de serviços, prevenção, saúde e meio ambiente, manicure e beleza dos pés, perfumes e produtos ligados a perfumaria, técnicas de bronzeamento, gestão de empresa, conselho em estética, cosmética e perfumaria, coloração e descoloração, dermatologia, higiene de vida e saúde, marketing e comunicação do luxo, mercado da beleza.

Para adquirir experiência, os estudantes podem optar por uma escola de estética en alternance, quer dizer, alternando trabalho na área e as aulas didáticas ou então, realizar diversos estágios em SPAs ou institutos de beleza.

ESTETEICA2

Escola de formação em estética

As modalidades para se formar?

Para entrar em uma escola de estética, os alunos precisam se candidatar e será feita uma avaliação por dossier. Se for escolhido, terá que passar por uma entrevista de motivação, tudo em francês.

Para se candidatar é preciso ter o segundo grau completo e falar francês.

Onde o profissional poderá atuar?

O profissional dessa área estará apto a trabalhar em SPAs, institutos de beleza, perfumarias e em domicílio.

Essas escolas preparam os estudantes para serem esteticistas, conselheiros em beleza, maquiadores profissionais, conselheiros em imagem, animadores em pontos de venda, gestores administrativos e financeiros em um SPA.

Quais escolas de estética oferecem os melhores cursos na França?

  • Françoise Morice, que é a mais antiga e considerada a mais prestigiosa escola de estética da França. Todos os SPAs de luxo procuram profissionais formados nesta escola
  • Guinot Mary Cohr Paris
  • Elysées Marbeuf
  • Pigier Paris
  • Catherine Sertin, tem a opção do diploma internacional CIDESCO, que é reconhecido mundialmente.

Todas são privadas e propõe o curso completo de estética, cosmética e perfumaria. A escola Elysées Marbeuf, organiza ateliers de beleza e é interessante para quem quer fazer um cursinho rápido em Paris, como o Hair Party, Make-up Party e Relooking com uma consultora em imagem.

Após estes cursos, o profissional da área, pode fazer especializações à la carte, para se aperfeiçoar em outras técnicas, tanto facial, como corporal.

Clique aqui para descobrir o curso Paris Beauty Week: cinco dias em Paris inteiramente dedicados aos segredos da beleza à francesa.