Sempre viajei de econômica e nunca me passou pela cabeça pagar a mais pela classe executiva. Achava que não valia a pena, afinal, são apenas onze (longas, é verdade) horas… Melhor gastar o dinheiro em Paris!

Mas no ano passado, tudo mudou. Eu tinha muitas milhas acumuladas e resolvi tentar um upgrade para a  executiva. E consegui!

Estava viajando sozinha. Cheguei, me instalei e já fui adorando tudo. Era melhor do que eu imaginava: m-u-i-t-o espaço, uma s-u-p-e-r distância do meu vizinho, poucas pessoas, todas falando baixo, serviço ultra atencioso. Nem preciso falar da cadeira… Viajar quase deitada não tem preço. Tomei um aperitivo ainda em solo para dar aquela relaxada básica. Decolamos. Jantar e vinho nota mil. Acordei já com o café da manhã sendo servido. Cheguei descansada, sem jet lag, pronta para outra.

A partir daquele dia viajar de avião nunca mais foi a mesma coisa. A classe executiva passou a ser meu luxo preferido. E o uso de milhas é perfeito para fazer o upgrade.

A irresistível classe executiva

A irresistível classe executiva

A Air France nos ajudou a fazer esse post para explicar um pouco como funciona o programa de fidelidade Flying Blue e como ele pode ser usado para fazer o upgrade.

Todo mundo que, assim como eu, descobriu os encantos irresistíveis da classe executiva tenta fazer o upgrade com milhas. Por isso, você deve se programar com muita antecedência. Quanto antes, maior será a chance de você conseguir.

Ao se cadastrar no Flying Blue, você recebe o cartão Ivory. Com ele, ao fazer uma viagem São Paulo –Paris – Paris- São Paulo, na classe econômica, você pode acumular entre 2.918  e 11.678 milhas. Na executiva, você pode acumular entre 14.596 e  29.194 milhas.

Em ambos os casos, depende das condições associadas à sua passagem. À medida em que vai acumulando milhas, você recebe um upgrade do cartão, e passa para o Silver (a partir de 25 mil Milhas), para o Gold (a partir de 40 mil Milhas) até chegar no Platinum (a partir de 70 mil Milhas).

As Milhas Flying Blue podem ser acumuladas em voos operados não apenas pela Air France, mas também KLM e as companhias parceiras da Aliança SkyTeam. Outra vantagem, é que é possível acumular Milhas Flying Blue também nos voos Gol.

Para reservar um bilhete-prêmio São Paulo – Paris – Paris – São Paulo na classe econômica, você precisa de pelo menos 80 mil milhas. E para fazer o upgrade da classe econômica para a executiva, você precisa ao menos de 24 mil Milhas.

Como solicitar o upgrade:

Tanto a emissão do bilhete-prêmio quando a solicitação do upgrade devem ser feitas através da central de atendimento Flying Blue: +55 11 5582 6528.

Além do upgrade  e das reservas de billhete-prêmio, os programas de milhagem oferecem várias vantagens. No caso do Flying Blue, você tem check-in prioritário, acesso às salas Vip nos aeroportos, franquia extra de bagagem, maior acúmulo de milhas etc. Os benefícios dependem do nível do seu cartão.

Veja outras dicas da Air France:

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.