Existem duas modalidades de seguro para cancelamento de viagem: uma mais simples, que cobre somente o cancelamento em situações extremas como morte ou doença aguda e uma mais ampla, que cobre o cancelamento em casos mais corriqueiros.

“Surgiu um mega imprevisto e eu terei que cancelar minha viagem já planejada. Vou arcar com todos os prejuízos?”

Em princípio sim, mas você tem como se prevenir de várias maneiras.

Paris (foto: Kosala Bandara no Flickr)

Hotel

Muitos hotéis na França (e no mundo) cobram uma taxa, uma diária ou até mesmo toda a estada caso a reserva seja cancelada “em cima da hora”. O site Booking permite, na maioria dos casos, cancelamento sem nenhum tipo de cobrança com até 48 horas de antecedência.

Passeios

  • A empresa ParisCityVision tem a seguinte política de cancelamento:
    • Cancelamento gratuito até 3 dias antes da saída do passeio (Central European Time).
    • 2 dias antes do início da saída do passeio: 50% do preço do passeio (Central European Time).
    • 1 dia antes do início da saída do passeio: 100% do preço do passeio (Central European Time).
  • No Minha Viagem Paris é preciso pagar 20% do valor do passeio no ato da reserva. Se o cliente cancelar o passeio com até 72 horas de antecedência da sua realização, a empresa devolverá 95% do valor pago. Caso o cancelamento ocorra com menos de 72 horas de antecedência da sua realização, o cliente não terá direito à devolução do valor já pago.

Passagens de trem

A companhia francesa de trens, a SNCF, têm as seguintes regras:

  • As passagens com tarifas mais baratas (Non modifiable) não permitem nenhum tipo de troca ou reembolso em caso de cancelamento por parte do passageiro.
  • As passagens com tarifas intermediárias (Modifiable sous conditions) têm condições de reembolso que variam de acordo com o destino da viagem: em alguns casos o cancelamento pode ser feito na véspera da viagem e o reembolso será de 100% do valor da passagem; em outros casos, não importando a antecedência do cancelamento, haverá a retenção de um valor que varia de acordo com o preço da passagem.
  • As passagens com as tarifas mais caras (Modifiable) podem ser canceladas antes da viagem e serão reembolsadas na totalidade.

Opção 100%

Uma opção bem precavida, que cobre todas as situações mencionadas acima, é fazer um seguro viagem, também chamado seguro saúde e repatriamento (um dos documentos necessários para entrar na França). As apólices padrão cobrem o cancelamento da viagem somente em duas situações extremas:

  • caso de morte ou internação por motivo de acidente pessoal ou doença aguda do segurado, seu cônjuge, pais, irmãos ou filhos;
  • ordem judicial que obrigue o segurado a se apresentar perante a Justiça durante o período da viagem – desde que a ordem tenha sido recebida após a aquisição da viagem.

Esse dispositivo visa cobrir despesas geradas pelo cancelamento da viagem como multas e taxas cobradas pela companhia aérea, multas dos hotéis e outros serviços que o cliente tenha reservado junto ou após a emissão do seguro (atenção para essa cláusula!). O cancelamento deve ser solicitado até 48h antes do embarque.

Conversando com o pessoal da Seguros Promos, descobrimos que, ao contratar o seguro de viagem, é possível incluir uma cobertura mais ampla chamada cobertura de cancelamento de viagem total ou Plus Reason.

Essa cobertura permite o cancelamento no caso de situações mais corriqueiras como:

  1. Morte, doença grave ou acidentes corporais graves do: a) segurado; b) familiar de primeiro grau de parentesco; c) pessoa designada para custódia de menores ou incapacitados; d) substituto profissional.

  2. Morte do familiar de até terceiro grau de parentesco.

  3. Prejuízos graves na residência ou local de trabalho do segurado.

  4. Demissão laboral do segurado.

  5. Incorporação a um novo posto de trabalho, em uma empresa distinta, com contrato de trabalho.

  6. Clique aqui para ver todas as situações.

Fica sempre o lembrete: para evitar qualquer possível confusão, consulte sempre as condições gerais da seguradora antes de finalizar a compra. Dessa forma você pode conhecer o seguro que está adquirindo e se informar melhor sobre suas coberturas e riscos excluídos.

Seguros Promo

No site Seguros Promo, você pode comparar os preços de várias empresas seguradoras e contratar online o seu seguro de viagem. Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-los, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento.

Leia também