Contratar um seguro viagem para gestantes é essencial para se resguardar de possíveis acidentes e emergências médicas durante a viagem.

Mulheres grávidas precisam de cuidado, segurança e garantia de saúde o tempo todo, pois qualquer sintoma, alteração ou imprevisto deve ser avaliado por especialistas, por isso o seguro viagem para gestantes é essencial.

Seguro viagem para gestantes

Grávidos em Paris (foto:

Se você está grávida e pretende fazer uma viagem internacional, siga as dicas do pessoal da Seguros Promo ao pesquisar sobre o seguro viagem:

1) Tenha certeza de que a seguradora cobre gestantes e complicações da gravidez

Nem todos os seguros de viagem cobrem assistência médica para gestantes, portanto verifique se as empresas que estão na sua lista de pesquisa oferecem esse tipo de cobertura. Busque indicações entre amigos e filtre as avaliações encontradas na internet.

Ao contratar um seguro de viagem para gestante, solicite um relatório detalhado sobre a cobertura, incluindo a cláusula sobre a gestação. Seja muito detalhista na parte de assistência à gravidez (incluindo cobertura no caso de complicações como partos prematuros, abortos espontâneos etc) e não se esqueça de observar se há limite de idade gestacional para a cobertura (veja item 2). É bom levar este documento impresso com você na viagem.

2) Fique atenta à sua idade gestacional

Verifique as condições de contrato e veja se ele cobre o seu período de gestação. É preciso verificar se você estará dentro do período limite, tanto na ida quanto na volta, para garantir que estará segurada até seu retorno. Algumas seguradoras cobrem gestações até a 28ª semana enquanto outras até a 34ª semana.

Nas viagens internacionais feitas de avião as gestantes só podem embarcar até o 6° mês de gravidez. A partir do 7° mês, as companhias aéreas podem exigir um atestado médico autorizando a viagem. Portanto, o recomendado é consultar as regras da companhia pela qual você irá viajar.

3) O melhor período da gravidez para viajar

O ideal é que a viagem seja feita no 2° trimestre da gestação, momento em que os primeiros sintomas da gravidez, como enjoos, já acabaram. Viajar durante o último trimestre pode ser arriscado, além das seguradoras, em maior parte, não cobrirem gestantes nessas semanas (veja o item 2).

Gestantes devem sentar nas primeiras fileiras (foto: 

4) Verifique a idade limite de cobertura para gestante

A maioria das seguradoras oferecem cobertura para grávidas de até 40 anos de idade. Assim, caso sua faixa etária seja próxima à essa, é recomendado que você entre em contato com a seguradora antes de realizar a compra e confira se sua idade está dentro do limite estabelecido pela empresa para seguro viagem para gestantes.

5) Conforto acima de tudo

Se for viajar de avião, não deixe de informar sua condição e peça assento especial ou nas primeiras fileiras de cada seção. Essas poltronas, que possuem maior espaço para as pernas, vão garantir seu conforto durante as horas de voo. É imprescindível levantar e caminhar, várias vezes durante o voo, por 2 ou 3 minutos para manter a circulação e diminuir o risco de trombose.

Tente evitar a alta temporada, pois mesmo com o direito preferencial, as longas esperas e os locais (museus, monumentos, transporte público, restaurantes, lojas) cheios são inevitáveis, o que gera desconforto e estresse para a gestante. Há atrações turísticas, como parques de diversão e destinos de aventura, que possuem regras restritas quanto às gestantes. Então, antes de fechar qualquer pacote do gênero, não deixe de checar as restrições e exigências para não ser pega de surpresa.

Verifique com o seu médico quais são as restrições alimentares e fique atenta.

Fica o lembrete: antes de fechar o negócio, consulte as condições gerais do seguro que você pretende contratar. Dessa forma você saberá as coberturas e riscos excluídos e se ele é o mais indicado para a sua viagem/necessidades.

Seguros Promo

No site Seguros Promo, você pode comparar os preços de várias empresas seguradoras e contratar online o seu seguro de viagem. Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-los, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Outros artigos sobre seguro viagem:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.