Algo que tem feito sucesso entre os parisienses são os chamados bares “clandestinos” – ou escondidos – inspirados nos speakeasies que surgiram nos EUA na época da proibição do álcool (1920 a 1933).

O primeiro bar caché a surgir em Paris foi o Candelaria, em 2011. Na frente, um minúsculo restaurante de comida mexicana rápida. Ao passarmos pela pequena porta que fica no fundo do estabelecimento entramos em um bar, meio cavernoso, cuja especialidade são drinks à base de tequila e mescal.

IMG_2959

O bar do Moonshiner

Porém o mais bacana desses bares é o Moonshiner, na região da Bastille.

Aqui o conceito se repete. No endereço indicado há uma pizzaria, a Da Vito, também pequena e apertada. Ao fundo vemos uma porta que, pela aparência, parece levar a uma câmara frigorífica. Ela se abre para um hall de serviço quente e cheio de caixas onde há outra porta. Ao atravessarmos essa segunda porta chegamos ao Moonshiner.

A pizzaria Da Vito e a porta frigorífica que dá acesso ao Moonshiner

A pizzaria Da Vito e a porta frigorífica que dá acesso ao Moonshiner

Decorado no estilo anos 20 com pequenas poltronas de couro, papel de parede com motivos art decô, luz baixa e jazz tocando, o ambiente é elegante sem ser intimidante.

O público ontem, terça-feira, estava bem variado no estilo (hipsters e engravatados), na idade (vinte e poucos a cinquenta e tantos) e na nacionalidade (muitos franceses, alguns americanos e nós brasileiros).

A especialidade do bar são cocktails à base de uísque mas há também criações próprias utilizando outras bebidas como gim, rum, vodka etc; além dos clássicos. A equipe do Moonshiner foi eleita a melhor de 2015 no Bar Awards 2016. Os copos onde são servidos os drinks são um show à parte: vintages, lapidados e pesados, eles ajudam na construção da experiência perfeita.

Um Dry Martini clássico e um Oh Sedaine, criação do Moonshiner

Um Dry Martini clássico e um Oh Sedaine, criação do Moonshiner

Dignos de comentário são também o bom sistema de ar-condicionado do ambiente (uma raridade em Paris) e o fumoir que, além de lindo, não deixa escapar nem um pouco de fumaça para o bar principal. Um alívio para quem não gosta de cigarro.

O ideal é chegar cedo (o bar abre às 18:00) pois o local é pequeno e está bem concorrido. Vale também o programa duplo: pizza na Da Vito e depois um cocktail no Moonshiner. Se não houver mesa disponível na pizzaria, deixe seu nome com o garçon e vá tomar um drink, assim que sua mesa vagar eles te chamam.

Moonshiner / Da Vito: 5 rue Sedaine, 75011. Metrô Breguet-Sabin, linha 5 ou Bastille, linhas 1, 5 ou 8. Aberto de 18:00 às 02:00.


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.