Você procura restaurantes vegetarianos em Paris? Conheça a veggie town parisiense.

Outro dia, conversando com um jornalista brasileiro (e vegetariano) que estava em uma visita rápida de dois dias a Paris, ele me perguntou se era fácil ser vegetariano por aqui. Minha resposta foi: fácil não é mas a situação tem melhorado.

É difícil ir a um restaurante qualquer em Paris – seja brasserie tradicional, bistrô moderninho ou restaurante gastronômico – e achar opções vegetarianas nos cardápios. Em contrapartida, a quantidade de lojas, comércios e restaurantes voltados para o público vegetariano tem aumentado. Apesar da culinária tradicional francesa ser baseada na carne – e os franceses amarem isso – Paris é uma cidade globalizada, que não ficaria imune às grandes mudanças de comportamento. E o vegetarianismo tem se tornado cada dia mais forte e presente na cidade.

O quartier vegetariano parisiense

O limite entre o 9° e o 10° arrondissements de Paris – representado pela rue du Faubourg Poissonière – e suas imediações já estão sendo considerados a veggie town parisiense. Essa rua já há algum tempo vem atraindo lojas e restaurantes jovens e cools. A hamburgueria Big Fernando, a loja e escola do pâtissier/chocolatier Christophe Michalak e o restaurante Richer são algumas delas.

Não sei se por coincidência ou por demanda de seus jovens e globalizados moradores, a região agora agrupa uma série de cafés, bistrôs, restaurantes e mercados vegetarianos, veganos e veggie friendly. Até mesmo a Associação Vegetariana da França (AVF), de onde tiramos as dicas abaixo, fica na área, no 84 rue d’Hauteville.

Os locais 100% vegetarianos

Abaixo citamos somente os cafés e restaurantes 100% vegetarianos ou veganos. Veja o mapa com todas as opções aqui.

  • Café Pinson²: 58 rue du Faubourg Poissonnière, 75010. Restaurante orgânico vegetariano muito elogiado pela mídia. Possui opções sem glúten. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Café Pinson do Marais. De todos os locais dessa lista, esse é o único que já testamos. Super aprovado!
restaurantes vegetarianos em paris

O Café Pinson

  • Le Végétarien: 65 rue du Faubourg Poissonnière, 75009. Restaurante vegetariano. Possui opções sem glúten.
  • 42 Dégres: 109 rue du Faubourg Poissonnière, 75009. Bistrô gastronômico servindo comida crua, vegana, orgânica e sem glúten. Dizem os especialistas que a comida cozida acima de 42°C perde grande parte de seus nutrientes, vitaminas e enzimas. Clique aqui para reservar uma mesa.
restaurantes vegetarianos em paris

Alguns pratos do 42 Dégres

  • Le Tricycle: 51 rue de Paradis, 75010. Street food vegana.
  • Le Véganovore: 55 rue de Paradis, 75010. Cantina vegana, orgânica, locavore e com opções sem glúten.
restaurantes vegetarianos em paris

Menu do Le Véganovore

  • Végébowl: 3 rue de Boule Rouge, 75009. Restaurante asiático servindo comida 100% vegetariana e 90% vegana.
  • VG: 85 rue La Fayette, 75009. Fast food vegetariano especializado em hambúrgueres.
  • Centre Tout Naturellement: 83bis rue La Fayette, 75009. Centro de estética, yoga e relaxamento que serve menu único e vegetaliano orgânico no almoço durante a semana.

Apesar dessa área ser um pouco afastada do centro turístico de Paris e de não possuir atrações turísticas, fica a dica para aqueles que são vegetarianos e veganos ou aqueles que desejam conhecer o outro lado da gastronomia francesa.

Pertinho dali fica a rue du faubourg Saint Denis, o novo centro da vida noturna dos jovens criativos parisienses. Falaremos dela em um próximo artigo.


restaurantes vegetarianos em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.